Andebol 1: SL Benfica vence Águas Santas num jogo muito equilibrado

PUB

O SL Benfica venceu esta tarde o Águas Santas Milaneza por 26-30, em jogo da 17.ª jornada do Andebol 1, um jogo muito equilibrado, em que o primeiro tempo pertenceu quase por inteiro à equipa da casa, com o Benfica a reagir muito bem no segundo tempo.

Na Maia, defrontaram-se Águas Santas Milaneza e SL Benfica numa partida cuja primeira parte foi quase todo marcada pelo domínio da formação caseira. Passados os primeiros oito minutos em que o SL Benfica ainda esteve na frente, o Águas Santas tomou conta do jogo e foi ganhando confortáveis vantagens que, no primeiro tempo, chegaram a ser de três golos.

O Benfica iniciou uma recuperação que o levou para o intervalo com uma desvantagem mínima (15-14) e os primeiros minutos do segundo tempo foram de equilíbrio. Equilibrio que estava bem espelhado no empate a 22 com que as duas equipas passaram aos 49 minutos, o que fazia prever 10 minutos finais emocionantes. O SL Benfica respondeu melhor, aproveitou as falhas técnicas do Águas Santas no ataque, e com um parcial de 1-3 chegou à vantagem de dois golos (23-25), aos 53 minutos. A tentar o tudo por tudo, o Águas Santas permitiu que fosse o SL Benfica a aproveitar, ampliar a vantagem e somar os três pontos.

No Municipal da Maia, o encontro começou por ser equilibrado até que, à passagem do minuto 21 o Maia ISMAI conseguiu a primeira vantagem de três golos (11-8). Reagiu muito bem o Delta Belenenses, começando por empatar a 12 para depois, já no segundo tempo, chegar a uma vantagem de seis golos (14-20). Nova reação da equipa da casa, pronta, colocou de novo a Artística de Avanca na frente (23-21 e 23-22). Os minutos finais foram emocionantes.

Na Madeira, ainda não foi desta que o AC Fafe regressou às vitórias. Diante do Madeira SAD, a equipa de Nuno Santos, que ao intervalo perdia por 17-12, sucumbiu perante os madeirenses de quem ficaram mais afastados na classificação.

Em Lisboa, o Passos Manuel confirmou o favoritismo e frente à Artística de Avanca não sentiu grandes dificuldades em somar os três pontos da vitória. Seis golos de vantagem aos 46 m. (22-16) já davam a entender o triunfo da equipa da casa que entrou nos 10 minutos finais a vencer por 23-19. A Artística de Avanca respondia bem àquela que foi uma desvantagem de seis golos e encurtou a distância para os três golos (25-22), não chegando no entanto para incomodar o Passos que geriu bem os minutos finais do jogo.

O ABC/UMinho venceu, em casa, o FC Porto Vitalis. Num jogo em que a equipa portista foi orientada por Ricardo Costa, o ABC/UMinho esteve sempre na frente do marcador. Depois de uma primeira parte intensa e muito disputada, a turma de Carlos Resende chegou a ter uma vantagem de 7 golos (14-7 aos 23 minutos), diferença que o FC Porto Vitalis reduziu para 5 golos, altura em que as duas equipas saíram para intervalo e o marcador registava 15-10. O jogo retomou mais calmo e o marcador só voltou a andar aos seis minutos de jogo, com um golo de João Pinto, do ABC/UMinho, na concretização de um livre de sete metros. A jogar com pouca concentração, o FC Porto Vitalis não estava ao seu melhor nível, sobretudo na finalização e o ABC/UMinho foi-se mantendo sempre na frente do marcador. A pouco mais de cinco minutos do apito final, a equipa portista perdia por 23-20, deixando ainda tudo em aberto quanto ao resultado final, mas o ABC/UMinho voltou a marcar e o FC Porto Vitalis já não conseguiu recuperar a tempo de evitar a derrota em Braga, por 25-22.

O Sporting CP venceu na deslocação à Horta pela vantagem mínima, 28-27, num jogo que teve sempre o resultado muito equilibrado. O Sp. Horta entrou melhor no jogo (4-1) e esteve a ganhar até aos quinze minutos, altura em que Edmilson Araújo restabeleceu a igualdade a 5 golos. Depois, foi a equipa da casa que voltou a adiantar-se mas o Sporting CP, a três minutos do intervalo, deu a volta ao resultado e a equipa de Frederico Santos saiu para intervalo a ganhar 12-11. No regresso ao campo, Rui Barreto (Sp. Horta) voltou a igualar as contas, mas em poucos minutos o Sporting voltou a passar para a frente do marcador e os “leões”, mais eficazes, já não voltaram a perder a liderança. O Sp. Horta parecia ter abrandado, numa altura em que esteve a perder por 23-18, a meio da segunda parte; ainda recuperou até à diferença mínima (25-24) nos últimos minutos de jogo, mas o Sporting CP já não deixou fugir a vitória na Horta – e a liderança do Andebol 1.

Resultados dos jogos da 17.ª jornada do Andebol 1, disputados este sábado:

Madeira SAD-AC Fafe, 28-24 (17-12)
Maia ISMAI-Delta Belenenses, 27-24 (13-14)
Passos Manuel- AA Avanca, 29-27 (16-12)
Águas Santas Milaneza-SL Benfica, 26-30 (15-14)
ABC/UMinho-FC Porto Vitalis, 25-22 (15-10)
Sp. Horta-Sporting CP, 27-28 (11-12)

Patrocinadores Institucionais