Nota informativa: Portal da Federação de Andebol de Portugal

PUB

O portal da Federação foi desenvolvido em 2006 e foi responsável pela informatização dos principais processos administrativos: desde a componente desportiva, com a organização das variadas provas nacionais e regionais, desde os sorteios, inscrições, e validação de guias e pavilhões, até ao final das épocas, passando pela disciplina, pela gestão da arbitragem e de necessidades específicas de comunicação do universo andebol, e respondeu efectivamente a uma necessidade urgente de desmaterialização de processos e de facilitação de tarefas para os principais agentes da modalidade.

Os acessos ao portal aumentaram de forma considerável nos últimos anos e a evolução da tecnologia foi tão grande que a arquitetura inicial do sistema não se conseguiu adaptar aos standards tecnológicos, actualmente reconhecidos no mercado.

Problemas e prioridades de desenvolvimento no Portal.

Actualmente existem 3 áreas que requerem atenção crítica, que se apresentam por ordem de prioridade:

1. Estabilidade da infra-estrutura aplicacional. A forma como a aplicação foi desenvolvida requer uma utilização excessiva da Base de Dados. Nesta área já estão em curso formas de contornar o problema e de aliviar carga, decorrente da quantidade de pedidos recebidos, sobretudo à hora dos jogos;

2. Compatibilidade com vários browsers (ie, firefox, chrome, safari, etc). É outra área crítica que pretendemos resolver a curto/médio prazos. Na parte pública (vulgo portal) estamos a desenvolver o novo layout. Da forma como está idealizado, o próprio layout resolverá o problema dos browsers. No sistema de informação (vulgo SI) os desenvolvimentos terão obrigatoriamente de ter outra abordagem;

3. Novo layout. Foi uma aposta forte, com o objetivo de facilitar a vida aos utilizadores e fazer do acesso ao site da FAP uma experiência interessante, bonita e fácil, e menos pesada para os servidores. Este projecto perdeu velocidade interna à medida que os problemas com a estabilidade do serviço foram crescendo, e desde a nossa última comunicação acerca desta área. O novo layout continua a ser desenvolvido, mas pode atrasar o seu lançamento público, pelas razões já explicadas.

Para a comunidade mais próxima e comunicação social encontra-se já implementado um sistema de notificações, que permite o envio do filme dos jogos da PO.1, logo após a validação dos resultados oficiais, proporcionando o acesso a resultados e estatísticas independentemente do acesso ao portal.

Aproveitamos esta comunicação para informar que brevemente iremos disponibilizar um “match center”, em que a principal prova nacional (PO.1- séniores masculinos) poderá ser acompanhada em tempo real.

Agradecemos o esforço que todos têm feito para acederem aos conteúdos FAP, e estamos a trabalhar para que a situação se estabilize o mais depressa possível.

A direcção.

Patrocinadores Institucionais