Seleção nacional já está na Estónia. Nuno Grilo e Ricardo Moreira mostram confiança

PUB

Após dois dias de estágio em Almada, a seleção nacional sénior masculina de Portugal deixou na manhã desta segunda-feira (07h.20 m.) o aeroporto internacional de Lisboa rumo à Estónia onde no próximo dia 2 de Janeiro realiza o primeiro de quatro importantes jogos relativos ao grupo 5 de apuramento para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo – Qatar 2015.

O grupo cumpriu uma escala em Frankfurt onde chegou pelas 11.35 horas locais, menos uma em Portugal continental, e pelas 13.30 locais rumou a Talin onde aterrou pelas 16.50 h. locais (menos duas horas em Portugal Continental).

Após a chegada a Talin, a seleção nacional tinha à sua espera uma longa viagem de autocarro até Põlva, onde se prevê a chegada para nunca antes das 22 horas locais (menos duas em Portugal Continental).

Em Põlva, Portugal – que ficou instalado numa unidade hoteleira perto do pavilhão – tem previstas quatro sessões de treino – duas na terça-feira; uma na quarta e outra na quinta-feira, dia do jogo.

NUNO GRILO E RICARDO MOREIRA CONFIANTES

Nuno Grilo é uma das escolhas de Rolando Freitas para os jogos que se avizinham. O primeira linha luso já tinha sido incluído no lote de jogadores que defrontaram Letónia e Bósnia, nos dois primeiros jogos do apuramento, e volta agora a fazer parte da lista de Rolando Freitas.

Antes de embarcar para a Letónia, Nuno Grilo abordou o primeiro dos quatro importantes jogos que Portugal tem pela frente.

«São jogos muito importantes para nós porque queremos muito conquistar este apuramento», começa por assegurar Nuno Grilo. «Temos consciência de que não vai ser fácil mas vamos fazer tudo para conseguirmos estar no Mundial». Sobre a equipa adversária, Grilo confessa que o grupo já tem um bom conhecimento. «Estas sessões de trabalho que fizemos em Almada já foram orientadas para o jogo da Estónia e penso que estamos minimamente preparados. Conhecemos grande parte do jogo do adversário e agora só esperamos que corra tudo bem durante a partida», vaticinou o lateral da formação lusa.

Quanto a Ricardo Moreira, é uma escolha habitual de Rolando Freitas e também está agora incluído no grupo que viajou até à Estónia. Trata-se de um dos mais experientes jogadores da formação nacional pelo que jogos de grande importância não são para si novidade.

«Neste momento podemos dizer que não temos margem de erro nenhuma. Já falhámos dois jogos, já perdemos essas duas oportunidades de conseguir uma vitória, pelo que neste momento só pensamos no jogo com a Letónia», começa por referir o ponta da seleção nacional. «Não podemos errar, pensamos simplesmente em ganhar e fazer com que possamos continuar a depender apenas de nós próprios. Mas primeiro temos de ganhar já este jogo», alerta Ricardo Moreira.

«Vamos ter pela frente uma equipa difícil. Sabemos que tem alguns jogadores experientes, um deles que joga na Alemanha, Dener Jaanimaa (ThSV Eisenach), e é um adversário que vai criar-nos muitas dificuldades a jogar em sua casa. Mas temos um bom grupo, uma boa equipa, já algo experiente neste tipo de jogos. Temos tudo para ganhar e, como disse, passar a depender exclusivamente de nós. E, jogo a jogo, vamos conseguir», assegura Ricardo Moreira.

AUSÊNCIAS E CARAS NOVAS

Passando em revista aquilo que foram as escolhas da equipa técnica para os dois primeiros jogos frente à Letónia (casa) e Bósnia Herzegovina (fora), são cinco as alterações forçadas a que Rolando Freitas e seus pares tiveram de se sujeitar. Isto porque, dos jogadores convocados para essas duas partidas, ficaram agora de fora, por lesão, cinco jogadores – Carlos Carneiro, Pedro Solha, João Antunes, Cláudia Pedroso e Tiago Rocha. Imponderáveis em que o Desporto é tão fértil.

A lista dos 18 jogadores convocados por Rolando Freitas e que viajam até à Estónia pode ser consultada em anexo.

Qualificação Play-Off Campeonato do Mundo Seniores Masculinos Qatar 2015

Calendário de jogos – Grupo 5

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia, 26-29
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina, 26-29

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia, 35-25
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal , 31-29 (13-14)

3ª Jornada
02.01.14, 20h00, Polva – Estónia : Portugal
02.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
05.01.14, 15h00, S. João da Madeira – Portugal : Estónia (A Bola TV)
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05, Dobele – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11.01.14, 16h00 – Estónia : Letónia
12.01.14, 15h00, Mafra – Portugal : Bósnia Herzegovina (A Bola TV)

CLASSIFICAÇÃO:
1º – Letónia, 4 pontos
2º – Bósnia Herzegovina, 4 pontos
3º – Portugal, 0 pontos
4º – Estónia, 0 pontos

NOTA– Todas as informações sobre a qualificação para o «play-off» do Campeonato do Mundo Qatar 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com

Patrocinadores Institucionais