Mundo do desporto mais pobre com o falecimento de Eusébio

PUB

Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques, a 25 de Janeiro de 1942 em Moçambique. Chegou a Portugal em 1960 e tornou-se um símbolo do desporto português, reconhecido internacionalmente. Um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos destacou-se ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, onde jogou durante 15 anos, e da Seleção Nacional.

No Benfica ganhou 11 Campeonatos Nacionais, 1 Taça dos Campeões Europeus, e ajudou a alcançar mais três finais da Taça dos Campeões Europeus.

Foi o maior marcador da Taça dos Campeões Europeus em 1965, 1966 e 1968. Ganhou a Bola de Prata sete vezes (recorde nacional) e foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968 e recebeu várias distinções nacionais e estrangeiras ao longo da vida.

O Governo português decretou três dias de luto nacional. O corpo do antigo futebolista deverá ser transportado ainda este domingo para o Estádio da Luz, onde ficará dois dias. O funeral realiza-se na tarde de segunda feira.

A Federação de Andebol de Portugal apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada, ao Sport Lisboa e Benfica e à Federação de Futebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais