Rolando Freitas: «Disputar jogo a jogo, começando por vencer a Estónia»

PUB

Na véspera do jogo frente à Estónia, partida da terceira jornada do grupo 5 de qualificação para o ‘play-off’ do Mundial do Qatar, pedimos ao selecionador nacional que nos falasse da partida e que a catalogasse quanto ao seu grau de importância no esperado caminho para o Qatar.

«É um jogo muito importante. Se temos um objetivo para esta fase, que passa por vencer todos os jogos, não podemos deixar de pensar que este é o primeiro passo dessa tarefa», começa por referir Rolando Freitas.

«Para já não estamos a pensar nos restantes jogos, estamos a pensar neste e não adianta estar a pensar muito na sequência de partidas que temos pela frente. Este é o jogo que queremos ganhar e um jogo muito importante para Portugal», disse o selecionador nacional.

Um jogo que vai disputar-se frente a uma equipa que, tal como Portugal, ainda não pontuou nesta fase de apuramento para o ‘play-off’. Mas isso não significa que seja uma seleção fácil.

«Já não há equipas fáceis na Europa, de uma forma geral. O que há é algumas seleções que estão ainda em processo de desenvolvimento. Quanto à Estónia, tem uma vantagem muito grande que é o facto de jogar junta há oito anos. Conhecem-se muito bem. Tem um plantel constituído por jogadores fisicamente muito fortes e altos, uma característica destas equipas desta zona da Europa. Tal como Portugal, têm sentido alguma dificuldade nos apuramentos para as grandes competições pelo facto de entrarem sempre nos sorteios com um ‘ranking’ inferior e lutarem com equipas teoricamente mais fortes», recorda o selecionador nacional para, de seguida lançar a advertência.

«Mas é uma seleção com qualidade, que tem dois jogadores a jogarem na Alemanha, outros na Noruega, os seus dois melhores atletas jogam no Hannover e no ThSV Eisenach. Portugal tem de pensar que tem competências para vencer o jogo mas, ao mesmo tempo, tem de ter consciência que nada vai ser fácil, apesar de defrontarmos uma seleção que não frequenta os grandes palcos internacionais».

RECEITA PARA VENCER A ESTÓNIA

Rolando Freitas e equipa técnica sabem o que é necessário para vencer o jogo desta quinta-feira e vão transmitindo a mensagem aos jogadores. «A Estónia é uma equipa que vai marcar bastantes golos, por muito bem que nós possamos defender . Mas nós vamos tentar que este jogo seja, para eles, um jogo atípico e que possam marcar menos golos que o habitual. Por outro lado, como é uma equipa que assenta o seu jogo nos seus dois principais laterais, comete alguns erros que tentaremos aproveitar no contra-ataque. A receita habitual de defender bem e tentar o contra-ataque encaixa-se bem neste jogo, encaixa-se bem nas nossas características de jogo e encaixa-se bem na facilidade que nós poderemos ter se jogarmos de forma rápida e de forma combativa». Aqui fica a receita, nas palavras do selecionador nacional.

O calendário desta fase de apuramento para o «play-off», com quatro jogos em 11 dias na altura do Natal e fim-de-ano, não agrada a ninguém, se bem que não se possa dizer que beneficia uns em detrimento de outros.

«Quando inicialmente tomámos conhecimento do calendário, com Portugal a começar a disputar a fase de apuramento em casa e terminar igualmente em casa, a perspetiva era muito interessante. Mas tem este óbice – de se jogar no dia 2 de janeiro e disputar quatro jogos em 10 dias. A nós calhou-nos a ‘fava’ de ter de disputar o jogo do dia 2 de Janeiro fora de portas… Teria sido preferível que o jogo fosse em Portugal mas o sorteio é uma coisa que não podemos controlar. O calendário diz quando temos de jogar e nós temos de nos sujeitar a isso».

Sobre o confronto entre Bósnia e Letónia, que se disputa igualmente esta quinta-feira, perguntamos a Rolando Freitas se tinha alguma preferência especial.

«Preferimos que cada uma dessas formações ganhe o jogo que disputar em sua casa. Esse é o nosso desejo na convicção de que pode fazer parte de um cenário agradável para Portugal. Se ambos ganharem os jogos em casa, nós teremos no dia 5 de Janeiro um cenário diferente, se entretanto nós fizermos o nosso trabalho. Mas, neste momento, isso não é uma coisa que nos preocupe. Temos de nos concentrar na nossa tarefa que é vencer a Estónia». Esta é a primeira prioridade de Rolando Freitas, a 24 horas do jogo frente à Estónia.

UM TREINO PARA ABRIR O NOVO ANO

Para esta quarta-feira, primeiro dia do ano, a seleção nacional tinha prevista a realização de um único treino, ao final da tarde, no mesmo pavilhão onde amanhã (20 horas locais, menos duas em Portugal) vai decorrer o jogo. Um ligeiro treino, entre as 10 e as 11 horas, está igualmente agendado para esta quinta-feira, dia do jogo frente à Estónia.

A lista dos 18 jogadores convocados por Rolando Freitas e que viajaram até à Estónia pode ser consultada em anexo.

Qualificação Play-Off Campeonato do Mundo Seniores Masculinos Qatar 2015

Calendário de jogos – Grupo 5

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia, 26-29
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina, 26-29

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia, 35-25
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal , 31-29 (13-14)

3ª Jornada
02.01.14, 20h00, Polva – Estónia : Portugal
02.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
05.01.14, 15h00, S. João da Madeira – Portugal : Estónia (A Bola TV)
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05, Dobele – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11.01.14, 16h00 – Estónia : Letónia
12.01.14, 15h00, Mafra – Portugal : Bósnia Herzegovina (A Bola TV)

CLASSIFICAÇÃO:
1º – Letónia, 4 pontos
2º – Bósnia Herzegovina, 4 pontos
3º – Portugal, 0 pontos
4º – Estónia, 0 pontos

NOTA– Todas as informações sobre a qualificação para o «play-off» do Campeonato do Mundo Qatar 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com

Patrocinadores Institucionais