Andebol 1: ABC vence no Dragão Caixa e junta-se ao FC Porto na liderança

PUB

O ABC/UMinho venceu esta tarde o FC Porto Vitalis por 20-25, em jogo da 4.ª jornada da fase final, grupo A, do Andebol 1. Num jogo emotivo, a formação de Braga foi para o intervalo a perder por 12-11, mas um parcial de 0-7 nos primeiros 13 minutos do segundo tempo permitiram-lhe chegar a uma liderança confortável que nunca mais largou.

Foi um excelente espetáculo aquele a que tiveram oportunidade de assistir os muitos espectadores que ocorreram ao Dragão Caixa e os que acompanharam o jogo através da transmissão em direto do Porto Canal.

Frente estavam as duas únicas equipas que, nesta fase final, contavam por vitórias os jogos disputados. Usando as habituais defesas «6×0» no caso do FC Porto e «5×1» no que respeita aos bracarenses – que, no entanto e ao contrário do costume não faziam a habitual substituição defesa x ataque, com a entrada de Pesqueira para o lugar de Siqueira – cedo se percebeu que ambos os contendores encaravam a partida – e o adversário – com todos os cuidados. Entrou melhor o FC Porto que cedo chegou a uma vantagem e quatro golos (5-1, aos 8 minutos). Na baliza, Hugo Laurentino exibia-se em bom nível e Carlos Resende trocou João Pinto por Nuno Rebelo que, aos 15 minutos, aproximou as equipas (6-5). E foi com grande equilíbrio que a partida foi decorrendo, sempre com o FC Porto na frente do marcador, até aos 27 minutos, altura em que Nuno Grilo fez o 10-11 para o ABC/UMinho. Até ao intervalo, Gilberto Duarte e Wilson Davyes ainda recolocaram o FC Porto na frente (12-11 ao intervalo).

ENTRADA FULGURANTE

A entrada do ABC no segundo tempo viria a mostrar-se determinante para o desfecho final da partida. Com Humberto Gomes em destaque, os bracarenses fizeram um parcial de 0-7 em 13 minutos, que os colocou na frente do marcador com confortáveis seis golos de vantagem. A ineficácia do ataque da equipa da casa fica espelhada na estatística do jogo que mostra que a formação da casa apontou o primeiro golo após os 43 minutos. Os bracarenses foram gerindo a vantagem de três/quatro golos até aos 50 minutos (17-20) mas a reação do FC Porto Vitalis não se fez esperar. Mas o melhor que os campeões nacionais conseguiram foi chegar aos dois golos de vantagem (19-21, aos 55 m.) mas a necessidade de fazer tudo depressa e bem e o bom desempenho da defesa academista, bem comandada por Humberto Gomes, levaram a que fosse mesmo o ABC/UMinho a terminar com um parcial de 1-4 que lhe permitiu a vitória por 20-25.

Com este triunfo, o ABC assumiu a liderança da classificação do Andebol 1, com o mesmo número de pontos do FC Porto Vitalis (40 pts.), mais dois que o Sporting CP e mais três que o SL Benfica.

No final da partida, e em declarações à Porto Canal, e quando solicitado a dar uma explicação para a derrota, o técnico do FC Porto respondeu com outra questão. «Explicação para a derrota? O guarda-redes Humberto Gomes», endereçando depois «os parabéns ao ABC pela justa vitória»

Da leitura dos dados estatísticos, saliência para a eficácia de dois guarda-redes. Humberto Gomes, com 17 defesas em 37 remates, fechou o jogo com 46% e Hugo Laurentino, com oito defesas em 19 remates, terminou com 42%.

Quanto à concretização, o FC Porto marcou quatro dos seis livres de sete metros de que dispôs, enquanto o ABC/UMinho transformou em golo os três de que dispôs.

Gilberto Duarte, com sete golos, foi o melhor marcador do FC Porto mas Pedro Spínola (dois golos em três tentativas) esteve mais eficaz (67%).

Do lado do ABC/UMinho, Nuno Grilo foi o melhor marcador, com oito golos (67% de eficácia) mas Fábio Vidrago, com três em três, esteve mais eficiente (100%).

Em jogo do Grupo B, o Maia ISMAI venceu esta tarde o Madeira SAD por 41-35 (18-16 ao intervalo).

Patrocinadores Institucionais