Andebol 1: FC Porto – Águas Santas encerra terceira jornada

PUB

Os europeus FC Porto Vitalis e Águas Santas Milaneza defrontam-se esta terça-feira no Dragão Caixa (Porto Canal) em jogo que marca o fecho da 3.ª jornada da fase final – grupo A – do Andebol 1.

Separadas por cinco pontos, com vantagem para a turma do FC Porto, as duas formações prometem no entanto um jogo interessante, dado o reconhecido bom momento que ambas atravessam. Além disso, recorde-se que no jogo da primeira fase, disputado em Setembro passado, o Águas Santas Milaneza foi ao Dragão Caixa vencer por 24-25. É certo que passou quase meio ano mas a turma de Paulo Faria vem de um confronto europeu que a moralizou ao garantir a passagem às meias-finais da Challenge Cup. Falta saber como vai responder o FC Porto Vitalis, certamente com um plantel mais fresco e com enorme vontade de vencer para assumir a liderança isolada da classificação.

​“Na primeira fase tivemos o dissabor de perder com o Águas Santas em casa (24-25). Eles estão moralizados, atravessam um bom momento e querem voltar a surpreender-nos, mas não há dois jogos iguais. Queremos manter o pleno de vitórias nesta fase e assumir a liderança isolada, pois o nosso objetivo é revalidar o título de campeão nacional”, afirmou o ponta-direita dos pentacampeões nacionais, Miguel Sarmento, que chegam a este embate com mais cinco pontos do que o Águas Santas.

Em igualdade com o Sporting (36 pontos), mas com menos um jogo disputado, “basta” ao FC Porto Vitalis pontuar frente aos maiatos para assumir a liderança isolada da competição. “Não podemos facilitar, sobretudo a jogar em casa. Cada jogo é uma final e este não será diferente, mas estamos muito motivados e preparados para vencer uma equipa à qual reconhecemos grande qualidade e competência. O grupo está unido e acredito que vamos partir para uma cavalgada triunfal rumo ao título”, referiu Miguel Sarmento.

PAULO FARIA ESPERA DIFICULDADES

Depois de garantir a presença nas meias finais da Challenge Cup no passado sábado, Paulo Faria, treinador do Águas Santas, reconhece as dificuldades impostas pela equipa portista, mas espera que “seja um jogo equilibrado, e tentaremos contrariar o favoritismo e a motivação que o Porto tem neste momento”, tendo em conta que o Benfica e o Sporting em três jornadas, perderam dois jogos e terão confronto direto esta quarta-feira. Assim, “o Porto naturalmente terá a expectativa de se distanciar um pouco mais no campeonato”, reforça o técnico maiato.

Paulo Faria vai tentar repetir o feito de vencer no Dragão, mesmo depois deste início da Fase Final, que começou na deslocação ao “Sporting, depois receber o Benfica, e agora ir ao Porto. É um calendário mais apertado, mais dificil. Mas de qualquer maneira, vamos tentar discutir o jogo e tentar obter um bom resultado”, rematando ainda que, “da mesma forma que o Porto venceu em Águas Santas, nós podemos tentar vencer novamente no Dragão.”

O jogo vai ser dirigido pela dupla internacional César Carvalho/Daniel Freitas (Braga)

Patrocinadores Institucionais