No primeiro dos dois jogos do dia, o CS Madeira cumpriu o objectivo maior, vencer a Juve Lis e subir ao 8º lugar, posto que dá acesso ao play-off. Num jogo em que o equilíbrio imperou durante toda a partida, as duas equipas jogaram ao mesmo nível, desde os primeiros minutos. Ao intervalo, a Juve Lis perdia pela diferença mínima, 9-10. Na segunda parte, a história do jogo não foi diferente: Juve Lis e CS Madeira procuravam a todo o custo a vitória e o jogo foi muito disputado até ao apito final, que soou com o CS Madeira a ganhar por 21-22. Ana Gante (Juve Lis) foi a melhor marcadora do jogo, com 10 golos.
Com esta vitória, o CS Madeira subiu ao 8º lugar da classificação geral, o último que dá acesso ao play-off da fase final.
Nas Meirinhas, como esperado, o jogo começou muito equilibrado e a um ritmo rápido, ao qual ambas as equipas corresponderam (5-5). Depois dos dez minutos de jogo, o Colégio João de Barros conseguiu passar para a frente do marcador, com três golos de vantagem (8-5); o Madeira Sad recuperou para a diferença mínima (8-7), mas a equipa da casa não deixou fugir a dianteira e voltou a aumentar a vantagem (11-7). O Madeira Sad voltou a aproximar-se do Colégio João de Barros no marcador, reduzindo para dois golos de diferença, mas a guarda-redes do Colégio João de Barros, Ludmilla Soares, com uma grande exibição, colocava mais dificuldades ao Madeira Sad, que saiu para o intervalo a perder por 15-12.
O Colégio João de Barros reabriu a contagem, no início do segundo tempo, mas foi a equipa da Madeira regressou melhor ao campo e, em poucos minutos, voltou a reduzir para a diferença mínima (17-16), trazendo mais emoção ao jogo. Os minutos que se seguiram foram marcados pelo equilíbrio em campo, até que Renata Tavares, em contra-ataque, voltou a empatar a partida (20-20) e, em novo ataque rápido, a mesma jogadora colocou a equipa madeirense em vantagem (20-21), a meio da segunda parte. O Colégio João de Barros manteve-se “na cola” do Madeira Sad e, a jogar em inferioridade numérica, a equipa de Paulo Félix igualou o resultado a 24 golos, deixando novamente o resultado em aberto. Numa recta final de nervos, foi o Madeira Sad que voltou a ganhar vantagem (24-26), mas a equipa da casa reagiu da melhor forma e anulou a diferença, empatando a 28 golos, numa altura em que era o Madeira Sad que jogava em inferioridade numérica e o Colégio João de Barros voltou a passar para a frente, com um golo de Maria Pereira (29-28). Em mais uma reviravolta, o Madeira Sad deu a volta ao marcador (28-30), aumentando a intensidade no jogo. Sara Gonçalves, em contra-ataque, aumentou a vantagem para o Madeira Sad (29-32), quando faltava pouco mais de um minuto para jogar; Dulce Pina marcou para o Colégio João de Barros, a trinta segundos do apito final mas o Madeira Sad confirmou a vitória com a marcação de um livre de sete metros, já com o tempo regulamentar cumprido, fixando o resultado em 30-33.
Esta vitória garante ao Madeira Sad a liderança da primeira fase do Campeonato Nacional, quando ainda falta disputar uma jornada para o fim.
1ª fase termina domingo
No domingo, dia 16, disputam-se os seis jogos da 1ª fase do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão.
O Maiastars recebe o Alavarium Love Tiles, num jogo que se espera muito equilibrado, entre duas equipas que já têm os lugares da classificação geral definidos – o Alavarium Love Tiles segue para o grupo A no 3º lugar, enquanto o Maiastars manterá o 6º lugar da tabela.
A Juve Lis recebe o Madeira Sad, num jogo muito difícil para a equipa da casa. No entanto, a Juve Lis também já garantiu o apuramento para o Grupo A da fase final, mas as duas equipas vão querer fechar a primeira fase com uma vitória.
O CA Leça viaja até Lisboa, para jogar com o Assomada, jogo onde a equipa de Leça é favorita, embora já não consiga garantir o play-off, mesmo que vença.
Num dos jogos mais importantes da 22ª e última jornada, o Jac-Alcanena recebe o Colégio de Gaia-Toyota, jogo que vai determinar os 4º e 5º lugares da classificação geral. Será, portanto, um jogo muito disputado, onde só a vitória interessa às duas equipas, o que deixa antever um jogo emocionante – e que pode ser acompanhado em directo na Andebol|TV.
O CS Madeira tem um jogo difícil, no Pombal. O Colégio João de Barros assume-se como favorito num jogo em que o CS Madeira vai procurar a todo o custo a vitória, ainda que as duas equipas já estejam apuradas para o play-off.
No Algarve, o C. Vela Tavira recebe o CS Juv. Mar, num jogo entre duas equipas que vão disputar o Grupo B da fase final e em que o factor casa pode ter um papel fundamental.
Sorteio do Grupo B no dia 20
Terminada a fase final, as equipas do Grupo A ficam logo a saber o adversário dos 1/4 final do Play-Off, que se disputa à melhor de três jogos. No primeiro jogo, joga como visitado a equipa pior classificada; em caso de necessidade de haver um terceiro jogo, joga como visitado o clube melhor classificado.
No que diz respeito ao Grupo B, o sorteio da fase final vai realizar-se no dia 20, quinta-feira, pelas 17h00. Os clubes transportam para a fase final 50% dos pontos da 1ª fase.
Campeonato Nacional Seniores Femininos 1ª Divisão – 21ª jornada – sábado, 15.03.14
– Juve Lis : CS Madeira, 21-22 (9-10)
– ADA Col. João Barros : Madeira Sad – 30-33 (15-12)
Campeonato Nacional Seniores Femininos 1ª Divisão – 22ª jornada – sábado, 15.03.14
15h00, Mun. Maia – Maiastars : Alavarium Love Tiles
15h00, Centro Desp. Juve Lis – Juve Lis : Madeira Sad
15h00, Pav. Carlos Queiróz – ASS Assomada : CA Leça
15h00, Esc. Sec. Alcanena – Jac-Alcanena : Col. Gaia-Toyota – Andebol|TV
15h00, Pav. Gimn. Meirinhas – ADA Col. João Barros : CS Madeira
15h00, Mun. Tavira – C. Vela Tavira : CS Juv. Mar
O calendário completo do Campeonato Nacional Seniores Femininos, bem como todos os resultados e classificação podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.