Portugal-Polónia apresentado na Maia

PUB

Maia – cidade europeia do Desporto 2014 – acolhe no próximo dia 26 de Março (21 h. A Bola TV) o encontro entre Portugal e a Polónia, partida referente à terceira jornada do grupo 3 da fase de apuramento para o campeonato da Europa seniores femininos – 2014, que vai decorrer na Croácia e Hungria.

E foi na Maia, mais exatamente no Salão D.Manuel I dos Paços do Concelho, que decorreu na tarde desta segunda-feira a apresentação do jogo bem como a divulgação da lista de convocados. Para além das diversas personalidades que marcaram presença num conjunto de cerimónias que decorreram em simultâneo – nomeadamente o presidente da autarquia, Bragança Fernandes, o presidente da FAP, Ulisses Pereira; o vereador do Desporto da CM Maia, Hernâni Ribeiro e o presidente da Associação do Porto, Paulo Martins – também o selecionador nacional João Florêncio e a capitã da equipa, Ana Seabra, estiveram na mesa e à disposição da comunicação social presente.

Depois de anunciada a lista – que pode ser consultada em anexo – das 23 convocadas para os três estágios a realizar a partir da próxima quarta-feira (nota – cada um dos estágios só contará com a presença de 18 jogadoras), João Florêncio e Ana Seabra abordaram o jogo frente à Polónia.

«Vamos enquadrar dois estágios praticamente consecutivos na preparação do jogo frente à Polónia, daí que a convocatória de 23 atletas que entram nos planos de preparação para este jogo, embora no primeiro estágio estejam apenas 18 jogadoras, e no segundo também», começou por esclarecer o selecionador nacional, João Florêncio, para relembrar depois que «as três jogadoras que vêm do estrangeiro só são disponibilizadas quando começa a semana internacional e há duas outras jogadoras, Cláudia Aguiar e Maria Pereira que por motivos profissionais só vão poder integrar o estágio da seleção no segundo período, a partir do dia 12». Feito este esclarecimento, o selecionador nacional entrou na abordagem direta à partida diante da Polónia.

«Temos vivido alguns momentos particularmente felizes no andebol feminino nos últimos tempos. Nos escalões mais jovens e na equipa sénior, que é muito nova. A realidade internacional é muito difícil. Somos do pote quatro, ou seja, o quarto nível nos sorteios para as competições internacionais. Neste sorteio calhou-nos o Montenegro, campeão europeu em título; a República Checa do pote 2 e a Polónia no pote 3, que foi quarta no mundial, à frente da Rep. Checa e Montenegro. É verdade que neste grupo a Polónia, tal como nós ainda não ganhou, mas perdeu em casa com a Rep. Checa e no Montenegro por quatro golos. Sabemos que temos seleções muito fortes no nosso grupo. Temos tido alguma afirmação naquilo que fazemos em casa, muito graças ao apoio que temos recebido. Isso tem sido decisivo até porque a seleção é muito jovem», referiu o selecionador nacional.

«Aquilo que fizemos com o Montenegro leva-nos a ser mais ambiciosos. Podemos fazer ainda melhor do que fizemos frente ao campeão da Europa. Podemos ser competitivos com a Polónia e ter a ambição de ganhar».

ANA SEABRA E O JOGO DE 2008

Em Junho de 2008, em Gaia, Portugal venceu (35-24) a segunda mão do apuramento para o Europeu desse ano, precisamente frente à Polónia, depois de ter perdido o primeiro jogo, na Polónia por margem dilatada (37-28).

Ana Seabra jogava nessa equipa e esta lembrança pode servir para motivar a equipa. «Já temos tentado passar a mensagem de realmente acreditamos sempre, mesmo que as dificuldades sejam muitas», referiu a capitão da equipa. «É essa mensagem que tentamos passar aos talentos que têm aparecido, nomeadamente nos escalões das juniores a e B. Sabemos que é uma tarefa difícil, sabemos que a Polónia vem com muita vontade de se ‘vingar’ daquele momento menos bom que tiveram cá, em 2008. Em casa tornamo-nos bastante fortes, por todo o apoio que temos sentido em todos os locais onde jogamos. E é com essa força que nós esperamos ter cá na Maia, capital do desporto em 2014, que vamos tentar fazer o melhor possível e, de preferência, ganhar».

O histórico dos jogos anteriores entre as duas formações é francamente favorável à Polónia que venceu três das quatro partidas realizadas.

O jogo Portugal-Polónia está agendado para as 21 horas do dia 26 de Março e vai merecer transmissão televisiva em direto pel ‘ A Bola TV.

Patrocinadores Institucionais