Taça de Portugal: Sporting CP, SL Benfica e Xico Andebol já estão na «final-four»

PUB

Sporting CP, SL Benfica e Xico Andebol já estão na «final-four» da Taça de Portugal que vai disputar-se em 12 e 13 de Abril na Maia. As três formações confirmaram o favoritismo que lhes era atribuído e ficam agora à espera de Maia ISMAI ou ABC/UMinho para que fique completo o quarteto que lutará pela posse do troféu.

Em Mafra, os primeiros minutos da partida mostraram aquilo que se previa – um jogo equilibrado. Assim foi decorrendo o jogo até que a reação do FC Porto deu frutos, com a turma de Obradovic a chegar aos 9-8 (21 m.) por João Ferraz. Depois, o regressado Tiago Rocha é vítima de falta passível de livre de sete metros que Schubert não aproveita para empatar. O Sporting dispara para 12-9, a turma nortenha reduz para 12-10 – a dois minutos e meio do fim, tempo em que no Sporting, aproveitando a superioridade numérica, amplia para o 16-11 que se registava ao intervalo.

O FC Porto reage bem no início da segunda parte, já com Hugo Laurentino na baliza, até aos 41 minutos faz um parcial de 1-5, colando-se ao adversário (17-16). Schubert empatou pouco depois (17-17) e depois de vários empates consecutivos, o Sporting volta à vantagem de dois golos (20-18). Sempre dentro do jogo o FC Porto reduz para 23-22 a quatro minutos do fim, altura em que Gilberto Duarte é excluído. Já com 24-22, Ricardo Candeias defende um livre de sete metros apontado por Hugo Santos, «matando» definitivamente a partida. Pedro Portela, com sete golos, foi o melhor marcador do jogo onde o FCPorto não concretizou quatro dos sete livres de sete metros de que dispôs, enquanto o Sporting só falhou um entre seis.

RESISTÊNCIA DO FERMENTÕES DUROU DEZ MINUTOS

Fermentões acolheu a única partida em que intervinham equipas do escalão secundário. Vizinhos e rivais, Fermentões e Xico Andebol prometiam um dérbi emocionante, pelo que não admirou – como a foto documenta – casa cheia de um público interessado, e onde existiam caras bem conhecidas como Domingos Bragança, presidente, e Amadeu Portilha, vereador, da Câmara Municipal de Guimarães.

Depois de vários empates sucessivos que deram muito equilíbrio e emoção ao arranque da partida (6-6, aos 11 minutos), o Xico Andebol começou a colocar dificuldades inultrapassáveis à equipa da casa que não reagiu. Um parcial de 6-0 a favor do Xico – que se apresentou com uma defesa muito organizada – fez disparar o marcador para 6-12, aos 20 minutos, e percebeu-se que a capacidade de reação do Fermentões não era a melhor. O resultado ao intervalo (10-17) já espelhava aquilo que poderia ser a segunda parte. O Xico entrou bem, chegou a ter uma vantagem de 12 golos (16-28), o que permitiu ao seu treinador dar tempo de jogo a todo o banco. Essas mexidas possibilitaram ao Fermentões reduzir a desvantagem até ao apito final. João Santos (Xico) cotou-se como o melhor marcador do jogo, com oito golos.

S.L. BENFICA PASSA NA MAIA

No primeiro dos dois jogos agendados para a Maia, o SL Benfica impôs-se ao Águas Santas Milaneza. E não houve duas sem três. As duas equipas já se tinham encontrado esta temporada em duas ocasiões, tendo o desfecho sido sempre favorável à turma de Jorge Rito (33-25 e 30-26) e o desfecho repetiu-se. O SL Benfica passou ao intervalo com vantagem de três golos (9-12) e a segunda parte serviu para que os pupilos de Jorge Rito ampliassem a vantagem e vencessem por 20-25.

Mais ao lado, à noite, no Municipal da Maia, o Maia ISMAI recebe o ABC/UMinho naquele que é, em teoria – e apenas isso – o jogo onde é menos arriscado avançar com um favorito. A época tem corrido à feição à formação bracarense mas os maiatos acabam de conseguir importante triunfo na deslocação aos Açores, onde derrotaram o Sp. Horta. Um pormenor que, com toda a certeza, Carlos Resende vai fazer ver à sua equipa.

– Resultados dos jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal, disputados este sábado:

Sporting CP-FC Porto Vitalis, 25-23
Fermentões-Xico Andebol, 23-31
Águas Santas Milaneza-SL Benfica, 20-25
– 21.00 h. -Municipal Maia – Maia ISMAI- ABC/UMinho – Nuno Marques/João Correia (Aveiro)

Patrocinadores Institucionais