Apuramento para o Europeu 2014: Juniores A de Portugal já estão na Sérvia

PUB

A seleção nacional masculina de Juniores A já se encontra na Sérvia, onde a partir desta sexta-feira disputa o grupo 8 de qualificação para o campeonato da Europa de Sub-20 que vai ter lugar na Áustria.

A comitiva portuguesa viu-se obrigada a algumas alterações no plano de voo inicialmente traçado, dada a greve de uma das companhias aérea que iria utilizar. Assim, parte do grupo viajou para Belgrado, via Amesterdão, enquanto o restante grupo viajou com o mesmo destino mas via Roma.

De Belgrado até Vrnjacka Banja seguiu-se uma longa viagem de autocarro, com o grupo – que teve o despertar em Almada ainda antes das quatro da manhã – a chegar ao destino muito perto das 17 horas locais, menos uma em Portugal Continental.

«O nosso objetivo é o apuramento. Por muito difícil que este possa ser, não fugimos desse objetivo», começou ‘por referir o selecionador nacional, Paulo Fidalgo, quando lhe pedimos uma antevisão a este apuramento. «Vamos defrontar três seleções e só o primeiro classificado se apura para a fase final. A Sérvia classificou se em sétimo lugar no mundial de 2013, na Hungria, com a geração nascida em 94/95 e joga agora a prova no seu país. Logo, será a grande candidata.», assume Paulo Fidalgo.

Quanto ao primeiro adversário de Portugal, já esta sexta-feira, «a Holanda tem vindo a crescer no panorama andebolistico e exemplo disso foi o surpreendente quinto lugar da geração 92/93 no campeonato do mundo da Bósnia, em 2013, e apresentará alguns elementos que estiveram nessa prova. Quanto à Grã Bretanha, será o cândidato teoricamente mais frágil. No entanto, é uma geração que beneficiou do projeto olímpico de Londres sendo uma Seleção dura e irreverente».

Ao longo deste ano, o selecionador nacional debateu-se com algumas contrariedades como as lesões do Edmilson Araújo e Davide Carvalho. Mas Paulo Fidalgo acredita na suplantaçao dos atletas convocados.

«Queremos usufruir ao máximo desta competição e dos estágios, evoluindo e fazendo crescer os jovens atletas para que em sintonia com os clubes possamos formar melhores atletas para a nossa modalidade. No entanto eles podem ficar na história, uma vez que nunca nenhuma seleção portuguesa venceu num Pais balcanico, e a glória pode ser alcançada nos momentos mais improváveis.»

SÉRVIA, HOLANDA E GRÃ-BRETANHA SÃO ADVERSÁRIOS NA QUALIFICAÇÃO

Recorde-se que Portugal vai disputar o grupo 8 de qualificação para a fase final do campeonato da Europa na casa de um dos adversários. O grupo está sediado em Vrnjacka Banja, na Sérvia, um dos adversários de Portugal num grupo que inclui ainda a Holanda e a Grã-Bretanha. Apenas o primeiro classificado do grupo é apurado para a fase final do campeonato da Europa de Sub-20, a disputar na Áustria, entre 24 de Julho e 3 de Agosto de 2014, não se adivinhando tarefa fácil para os pupilos de Paulo Fidalgo.

Calendário do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-20 – Áustria 2014:

– Dia 4 de Abril (sexta-feira):
16.00 h. – PORTUGAL-Holanda
18.00 h. – Sérvia-Grã Bretanha

– Dia 5 de Abril (sábado):
16.00 h. – Grã-Bretanha-PORTUGAL
18.00 h. – Holanda-Sérvia

– Dia 6 de Abril (domingo):
10.00 h. – Grã Bretanha-Holanda
12.00 h. – Sérvia-PORTUGAL

NOTA – Horas locais, menos uma em Portugal Continental.

Patrocinadores Institucionais