E a Taça de Portugal vai para o … Madeira Sad!

PUB

No Pavilhão de Águas Santas, Madeira Sad e Alavarium Love Tiles entraram em campo para disputar a final da Taça de Portugal 2013/2014, perante cerca de 500 espetadores – em grande número apoiantes da equipa aveirense – que animavam as bancadas. Nos instantes que antecederam o apito inicial, as equipas receberam lembranças oferecidas pela Câmara Municipal da Maia, anfitriã desta competição.

Num jogo dirigido pela dupla internacional Vânia Sá e Marta Sá, o Madeira Sad fez alinhar, no sete inicial, Cláudia Aguiar, Filipa Correia, Ana Andrade, Frederica Jesus, Sara Gonçalves, Renata Tavares e, na baliza, Isabel Góis; do lado do Alavarium Love Tiles, começou com Mariana Lopes, Viviana Rebelo, Ana Neves, Soraia Domingues, Lisa Antunes, Soraia Fernandes e Diana Roque, na baliza.

O Madeira Sad deu início ao jogo e Renata Tavares inaugurou o marcador; Cláudia Aguiar, da ponta, fez o 2-0 para a equipa madeirense, depois do Alavarium Love Tiles ter desperdiçado dois ataques consecutivos. A equipa de Ulisses Pereira marcou o primeiro golo na conversão de um livre de sete metros, marcado por Mónica Soares, aos quatro minutos de jogo. Mariana Lopes reduziu para 3-2 e o Madeira Sad seguiu na frente; aos dez minutos, Mónica Soares desperdiçou um livre de sete metros.

Em campo, as duas equipas estavam a jogar ao mesmo nível e o jogo seguia muito equilibrado; Lisa Antunes restabeleceu a igualdade (4-4). Ulisses Pereira deu ordem de marcação individual a Claudia Aguiar e o Alavarium Love Tiles passou para a frente do marcador, pela primeira vez, aos 17 minutos (7-8), pelas mãos de Mariana Lopes, numa altura em que o Alavarium Love Tiles já tinha Ana Seabra em campo; os empates, no marcador, foram uma constante nos minutos que se seguiram e foi a equipa de Duarte Freitas que voltou a tomar a dianteira no marcador e saiu para intervalo a ganhar por 14-11.

No regresso depois do descanso, o Alavarium Love Tiles retomou a contagem e o Madeira Sad seguiu na frente no marcador. Das bancadas, o apoio ao Alavarium Love Tiles fazia-se ouvir, numa altura em que a equipa aveirense se deparava com dificuldades a nível ofensivo. Por sua vez, o Madeira Sad não desperdiçava os ataques e aumentou a vantagem para cinco golos, aos 40 minutos de jogo (19-14). Ana Seabra voltou a marcar, no momento em que Márcia Abreu foi excluída. A subir de rendimento, o Alavarium Love Tiles voltou a aproximar-se do Madeira Sad e reduziu para 21-20, a dez minutos do apito final. No entanto, as madeirenses reagiram bem à pressão imposta pelo adversário e voltaram a adiantar-se no marcador. A um minuto do fim, o Madeira Sad vencia por 28-24 e o Alavarium Love Tiles ainda marcou dois golos, mas o Madeira Sad não deixou fugir a 16ª Taça e venceu por 29-26, num jogo em que Isabel Góis foi uma figura preponderante na vitória madeirense.

No final do jogo, em conferência de imprensa, Ulisses Pereira referiu que “nós, o ano passado, fomos campeões nacionais e, nos últimos 15 anos, fomos a equipa mais jovem que foi campeã nacional. Muitas destas miúdas ainda estão a aprender e, neste momentos chave, a maior experiência do Madeira e a Isabel Góis, que fechou a baliza em determinados momentos de jogo e eu acho que ela acaba por ser a peça chave na vitória justa do Madeira”.

Por sua vez, Duarte Freitas falou sobre a 16ª Taça do Madeira Sad – e a 4ª enquanto treinador da equipa madeirense: “O Ulisses sabia, tal como eu, que ia ser um jogo disputado em pormenores e aquele que conseguisse ganhar mais dois ou três pormenores, sairia daqui com a vitória.” Duarte Freitas disse ainda que “são 16 títulos, mas para algumas destas jogadoras, é a primeira vez que ganham a Taça. Tínhamos 3 jogadoras que, pela primeira vez, levantaram a Taça. E todas elas, de ano para ano, querem renovar esse mesmo título e essa vontade de ganhar.”

Ana Andrade e Sara Gonçalves (Mad. Sad) e Mónica Soares (Alavarium Love Tiles) foram as melhores marcadoras, com 7 golos cada.

Entrega de prémios no final do jogo

Encontrado o vencedor, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios. António Goulão e Manuel da Conceição, membros do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, entregaram as medalhas às equipas arbitragem presentes na Taça.

À equipa vencida, Alavarium Love Tiles, entregaram as medalhas o Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Carlos Vieira, e o Presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins; Juliana Sousa, Vice Presidente da Federação de Andebol de Portugal, entregou a taça à equipa vencida.

A equipa vencedora recebeu as medalhas e a tão desejada Taça das mãos do Vereador da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro e do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira.

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

Meias-Finais – 12.04.2014:

12:00 – Femininos – Jac-Alcanena : Madeira Sad, 20-30 (11-13)
14:30 – Femininos – ADA Colégio João de Barros : Alavarium/ Love Tiles, 24-25 (10-11)
16:45 – Masculinos – Sporting CP : SL Benfica, 23-22 (12-12)
19:00 – Masculinos – CD Xico Andebol : ABC Braga/UMinho, 27-31 (14-15)

Final Masculina e Feminina – 13.04.2014:

14:00 – Final Feminina – Madeira Sad : Alavarium Love Tiles, 29-26 (14-11)
16:30 – Final Masculina – ABC Braga/UMinho : Sporting CP (A Bola TV/ Andebol TV)

Patrocinadores Institucionais