Alavarium Love Tiles sagra-se bicampeão Nacional de Seniores Femininos

PUB

Num dia de sol e muito calor, o Pavilhão do Funchal teve casa cheia para o segundo jogo da final do play-off do Campeonato Nacional Seniores Femininos.

O equilíbrio marcou o primeiro tempo do jogo, com as duas equipas a jogar ao mesmo nível e ao mesmo ritmo. No entanto, o Madeira Sad revelava algum nervosismo – cometia muitas falhas técnicas e menor eficácia no ataque, ao contrário do Alavarium Love Tiles, que se mostrava mais eficaz na primeira linha do seu ataque. A pouco minutos do intervalo, o jogo estava empatado 10-10; no entanto, as aveirenses conseguiram ultrapassar as dificuldades que a equipa da casa impôs inicialmente e, no final da primeira parte, o Alavarium Love Tiles ganhava por 10-12.

O Madeira Sad reabriu o marcador e marcou dois golos, logo no início na segunda parte, voltando a empatar a 12 golos. Na resposta, foi a equipa aveirense que marcou dois golos e voltou a ganhar vantagem (12-14). Em contra-ataque, Andreia Andrade reduziu para a diferença mínima e logo em seguida, aos sete minutos, o Alavarium Love Tiles viu Ana Rita Neves ser desqualificada, depois de uma falta sobre Claudia Aguiar, que saiu lesionada e já não voltou ao jogo. O Alavarium Love Tiles voltou a aumentar a diferença para dois golos, 13-15, numa altura em que o Madeira Sad voltava a acusar algum nervosismo, notório nas falhas técnicas que fazia e nas dificuldades ofensivas. Aos 14 minutos, o Alavarium Love Tiles controlava o jogo e quando aumentou a diferença para 3 golos (13-16), Duarte Freitas pediu um “time-out”. A dez minutos do fim, a equipa da casa perdia 17-18; dois minutos volvidos e o Madeira Sad, por Soraia Lopes, empatou a 18 golos, recuperando de uma diferença de três golos e deixando antever uns minutos finais emocionantes e de nervos. O Alavarium Love Tiles voltou a marcar, mas o Madeira Sad não se ficou atrás (19-19); a equipa aveirense voltou a marcar e vencia por 19-20, a cinco minutos do apito final, numa altura em que a equipa madeirense ficou a jogar com menos um. A trave impediu o empate do Madeira Sad que, no entanto, recuperou a bola na defesa. A dois minutos do fim, o Alavarium Love Tiles ficou a jogar com menos um, por exclusão de Mariana Lopes e Ana Andrade voltou a empatar o jogo, a 20 golos. A 45 segundos do fim, Ulisses Pereira pediu o último time-out. Nos últimos segundos, Ana Seabra ainda rematou mas a bola foi à trave e o tempo regulamentar chegou ao fim com o jogo empatado, obrigando as duas equipas a prolongamento.

Já no tempo extra, o Madeira Sad marcou primeiro, por Soraia Lopes; Mariana Lopes igualou a 21 golos, com o Madeira Sad a defender individualmente Ana Seabra, colocando mais dificuldades ao ataque aveirense. Exclusão para Renata Tavares e a equipa de Aveiro, que ficou a jogar em superioridade numérica, não desperdiçou e marcou (21-22), fixando o resultado com que o prolongamento chegou a intervalo. No recomeço do jogo, Mariana Lopes voltou a marcar (21-23) e, no ataque seguinte, Ana Seabra sofreu a 3ª exclusão; o Madeira Sad voltou a reduzir (22-23). Ainda houve tempo para um golo para cada lado e, a sete segundos do fim, o último remate do Madeira Sad saiu à trave e o Alavarium Love Tiles fez a festa do título, no Funchal.

No final do jogo, em declarações à Andebol|TV, Ulisses Pereira, treinador que esta tarde se sagrou bicampeão nacional, começou por “dar os parabéns ao Madeira Sad, que fez um grande campeonato. Vencer ao Madeira Sad no Funchal tem um sabor diferente, ainda mais especial, pela maior dificuldade que teve. O andebol feminino sai prestigiado por este modelo competitivo, foram dois grandes jogos da final. Esta vitória este ano teve mais gozo porque foi mais sofrida, ganhámos num campo onde nunca tínhamos ganho e por isso também fizemos história hoje”, afirmou, naturalmente feliz.

O treinador vencido, Duarte Freitas, referiu que “lutámos para ganhar. Não tivemos eficácia para poder ganhar, tivemos muitas falhas, em especial na primeira parte e não fomos serenos na parte final. Elas foram mais fortes na primeira linha, ganharam dois jogos e são campeãs com todo o mérito”, reconheceu.

A Taça de Campeão Nacional foi entregue ao Alavarium Love Tiles pela Patrona do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, Fátima Monge da Silva. A Vice-Presidente da FAP, Juliana Sousa e o Diretor Regional da Educação e Desporto, Professor Rui Anacleto, fizeram a entrega das medalhas ao Madeira Sad, vice-campeã e às campeãs, Alavarium Love Tiles. À equipa de arbitragem também foram entregues medalhas.

ADA Colégio João Barros vence e termina no pódio

Depois de uma vitória tangencial no primeiro jogo, o Colégio João Barros recebeu e venceu o Colégio de Gaia-Toyota por 32-26. A jogar em casa, a equipa de Paulo Félix mostrou-se mais forte desde os primeiros minutos e já chegou ao intervalo a ganhar por 14-11. O Colégio de Gaia-Toyota não conseguiu fazer melhor, no segundo tempo e a equipa da casa segurou e geriu a vantagem até ao apito final.

Assim, o ADA Colégio João Barros termina o Campeonato Nacional no 3º lugar e o Colégio de Gaia-Toyota ficou na 4ª posição.

Vitória expressiva do Jac-Alcanena confirma 5º lugar

O Jac-Alcanena voltou a vencer a Juve Lis, no segundo jogo que definia o 5º e 6º lugar. A jogar em casa, o Jac-Alcanena foi a equipa mais forte, em campo, desde os primeiros minutos e a Juve Lis não conseguiu acompanhar o ritmo de jogo que o Alcanena impunha. O Jac-Alcanena ganhou por 36-15 e garantiu o 5º lugar, enquanto no 6º posto ficou a Juve Lis.

Maiastars consolidou 7º lugar

Depois de uma vitória expressiva no primeiro jogo, o Maiastars voltou a não sentir dificuldades no jogo em casa com o CS Madeira. A equipa da Maia assumiu o controlo do jogo e, ao intervalo, já ganhava por 16-10. No segundo tempo, o jogo não foi diferente e o CS Madeira já não conseguiu recuperar da desvantagem. Até ao apito final, o Maiastars aumentou a vantagem para 28-18, resultado final.

Assim, o 7º lugar da classificação geral pertence ao Maiastars e o 8º lugar, ao CS Madeira.

Vela Tavira e Assomada despromovidos

Na última jornada do Grupo B, só faltava decidir os lugares da classificação geral, já que C. Vela Tavira e Assomada já sabiam que seriam despromovidas, enquanto CA Leça e CS Juv. Mar já tinham assegurado a manutenção.

Em Tavira, a equipa da casa perdeu pela diferença mínima, 20-21, no jogo com o CS Juv. Mar. Em Lisboa, o Assomada recebeu e venceu o CA Leça por 31-22, num jogo em que, ao intervalo, o Leça ganhava por 12-13 e, portanto, a equipa da casa impôs ao adversário e deu a volta ao resultado, no segundo tempo.

Assim, CS Juv. Mar ficou no 9º lugar, seguido do CA Leça, no 10º lugar; despromovidos, o Assomada, no 11º posto e o C. Vela Tavira, na 12ª e última posição.

Resultados dos jogos – Campeonato Nacional Seniores Femininos

Final play-off Campeonato Nacional Seniores Femininos – 2º jogo – sábado, 31.05.14

– Madeira Sad : Alavarium Love Tiles, 23-24 após prolongamento (20-20 no fim do tempo regulamentar; 10-12 ao intervalo)

Apuramento 3º – 4º lugar – play-off Campeonato Nacional Seniores Femininos – 2º jogo – sábado, 31.05.14

– ADA Colégio João Barros : Col. Gaia-Toyota, 32-26 (14-11)

Apuramento 5º – 6º lugar – play-off Campeonato Nacional Seniores Femininos – 2º jogo – sábado, 31.05.14

– Jac-Alcanena : Juve Lis, 36-15

Apuramento 7º – 8º lugar – play-off Campeonato Nacional Seniores Femininos – 2º jogo – sábado, 31.05.14

– Maiastars : CS Madeira, 28-18 (16-10)

Grupo B Campeonato Nacional Seniores Femininos – 6ª jornada – sábado, 31.05.14

– ASS Assomada : CA Leça, 31-22 (12-13)
– C. Vela Tavira : CS Juv. Mar, 20-21 (10-8)

O calendário completo do Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1ª Divisão – Grupos A e B, bem como todos os resultados e boletins de jogo podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais