Torneio Internacional de Elite: Portugal vence Tunísia

PUB

O Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital foi o palco do primeiro dos dois jogos do Torneio Internacional de Elite, do qual fazem parte dois jogos entre as seleções masculinas A de Portugal e da Tunísia.

Portugal entrou em campo com uma nova imagem, na estreia de Alfredo Quintana, Hugo Rosário e, ainda, dos novos equipamentos Hummel – neste caso, o equipamento alternativo. Rolando Freitas fez entrar, para o sete inicial, Ricardo Candeias, Fábio Antunes, Fábio Magalhães, Bosko Bjelanovic, Pedro Cruz, Ricardo Moreira e Nuno Roque, a defender; logo de início, Bjelanovic e Cruz davam lugar a José Costa e Pedro Spínola, que saiam para o ataque luso. A Tunísia marcou primeiro, mas Portugal depressa chamou a si a liderança do marcador, num jogo que começou a ser disputado a grande velocidade. Aos dez minutos, Portugal vencia por 8-5 e, na mesma altura, a Tunísia fez parar o jogo, solicitando o primeiro time-out do encontro. A Tunísia conseguiu, na conversão de dois livres de sete metros e num contra-ataque, empatar (8-8) aos treze minutos; mas foi Portugal que, a tirar o melhor partido das falhas técnicas que a Tunísia cometia, voltou a ganhar vantagem (11-8). Os tunisinos voltaram a aproximar-se, no marcador (11-10), aos vinte minutos, minuto que marcou a entrada e estreia de Alfredo Quintana na baliza de Portugal. Nas trocas defesa – ataque, Nuno Roque passou, na defesa, a alternar com José Costa, no ataque. A pouco mais de três minutos para o intervalo, Rolando Freitas pediu um time-out; até ao fim da primeira parte, Portugal viu Fábio Magalhães ser excluído e Fábio Antunes marcou o golo que levou a formação lusa a ganhar por 15-14 para o intervalo.

No início da segunda parte, o selecionador nacional rodou toda a equipa – só manteve Quintana, na baliza e fez entrar Pedro Portela, Claudio Pedroso, Rui Silva, Gilberto Duarte, Pedro Solha e Bruno Moreira – este último a trocar com Hugo Rosário – que entrava para a defesa e também se estreou a jogar pela seleção principal. Três minutos depois, novo empate a 17 golos; com um remate certeiro, Rui Silva voltou a desfazer a igualdade, mas o equilíbrio continuou a marcar o jogo. Aos 37 minutos, a Tunísia conseguiu ficar em vantagem (18-19) e, na resposta, Gilberto Duarte não falhou. Pedro Portela, com um sete metros, voltou a dar vantagem a Portugal (21-20) e, aos 43 minutos, Portugal ficou a jogar em inferioridade numérica, com a exclusão de Hugo Rosário e numa altura em que Hugo Figueira, na baliza, já sucedia a Quintana. Nova exclusão, desta feita para Rui Silva, o que deixou Portugal a jogar com menos dois jogadores durante algum tempo; ainda assim, Pedro Solha marcou e Hugo Figueira evitou o golo tunisino, com uma boa defesa. Pedro Solha, que entrou no jogo com grande eficácia, marcou o golo que deixou Portugal a ganhar por três – diferença que aumentou pelas mãos de Pedro Portela e Bruno Moreira e, a dez minutos do fim, a seleção das quinas ganhava por 28-24. Portugal continuou a apostar nos contra-ataques e no jogo rápido e já não permitiu a recuperação tunisina, segurando a vantagem até ao apito final. Portugal venceu este primeiro jogo por 31-29 e Pedro Solha, com 6 golos marcados, foi o melhor marcador luso.

O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

No final, Rolando Freitas fez uma curta apreciação do jogo: “encarámos este jogo com uma perspectiva de dar tempo de jogo a todos os jogadores e de fazermos algumas experiência e vermos como é que alguns jogadores se comportavam uns com os outros e dentro do nosso esquema de jogo e trabalhámos menos em função das questões táticas. Tivemos alguns erros mas também tivemos mas também tivemos muitas coisas bem feitas e alguma desconcentração no final não permitiu que o resultado fosse um pouco mais dilatado.”

Hugo Rosário, que se estreou na seleção esta noite, afirmou sentir-se bem e “foi um jogo importante para mim, foi o primeiro jogo que fiz pela seleção e acho que nós todos estivemos bem, tanto a nível defensivo como ofensivo mas há sempre coisas a melhorar, claro, porque vamos ter um grupo complicado mas que, com o trabalho a cada dia, vamos ter mais facilidade.”

Alfredo Quintana, que também se estreou esta noite, contou que “começou um pouco nervoso, mas depois dos primeiros cinco, seis minutos de jogo, senti-me mais à vontade, o pior já tinha passado, que era entrar em campo. Depois fiquei tranquilo. O jogo correu-me bem, foi um jogo fantástico, lembro-me como se fosse hoje o primeiro jogo que fiz pela primeira seleção que representei e agora represento Portugal e sinto uma satisfação enorme em poder ajudar.”

Portugal e Tunísia disputam o segundo e último jogo do Torneio Internacional de Elite amanhã, sábado, 20 de Setembro, pelas 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua. A entrada é livre e o jogo é transmitido em direto na Sport TV2.

Patrocinadores Institucionais