Campeonato Fidelidade Andebol 1: FC Porto vence em Braga e mantém liderança invicta

PUB

O FC Porto venceu esta tarde o Liberty Seguros ABC/UMinho por 23-26, em jogo da quinta jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, mantendo assim a liderança invicta da classificação. Ao intervalo, a formação de Ljubomir Obradovic já seguia na frente do marcador (11-13), depois de 30 minutos muito emotivos.

O muito público que quase lotou as bancadas do pavilhão Flávio Sá Leite e os espectadores que tiveram oportunidade de assistir à partida através das imagens televisivas não deram o seu tempo por mal empregue. Se o jogo nem sempre foi disputado com muitos primores, a incerteza quanto ao vencedor e a intensidade da partida suplantaram essas falhas técnicas que existiram em número superior ao esperado.

O guarda-redes do ABC, Humberto Gomes, entrou muito bem na partida e parou os dois primeiros ataques do FC Porto. Aproveitou Diogo Branquinho para para, ainda antes do minuto dois, colocar os bracarenses na frente do marcador (2-0). A perder por 4-1, com menos de quatro minutos jogados, Ljubomir Obradovic pede o primeiro ‘time-out’. Os bracarenses, que viram regressar os lesionados Hugo Rocha e Nuno Rebelo e lançaram no sete inicial Tomás Albuquerque, ampliaram a vantagem até aos quatro golos à passagem do minuto seis. A reação do FC Porto não se fez esperar e aos 14 minutos as equipas já estavam coladas (8-7). Aí aconteceu um revés para o FC Porto que se viu privado de Alexis Borges, alvo de sanção disciplinar (cartão vermelho) por parte da dupla de arbitragem. Pouco depois, Ricardo Moreira empatou o jogo (8-8), numa altura em que Carlos Resende já tinha procedido a uma ‘revolução’ na equipa, fazendo várias alterações. O FC Porto passou para a frente o marcador aos 19 minutos. Pouco depois, foi a vez de Carlos Resende solicitar a interrupção da contagem do tempo de jogo. Um maior acerto do ataque portista ampliou a vantagem até aos três golos (9-12), (após um parcial de 1-5) a sete minutos do do primeiro tempo. O intervalo chegou com o FCPorto a vencer por 11-13.

Entrou bem o ABC no segundo tempo e, em dois conta-ataques, empatou a partida. E foi sob o signo de grande equilíbrio que, para entusiasmo do muito público presente, o jogo foi decorrendo. A primeira vantagem de três golos aconteceu aos 45 minutos e favoreceu o FC Porto (18-21). Os bracarenses não foram lestos a reagir, permitiram mais um golo que ‘obrigou’ Carlos Resende a solicitar um time-out. Aos 49 minutos, novo revés para o FC Porto com mais um cartão vermelho, mostrado desta vez a Edgar Landim. Dois golos consecutivos do ABC voltam a aproximar as equipas (21-23, aos 51 m) mas Gilberto Duarte, com forte remate em apoio, descansa a sua equipa. Carlos Resende troca o guarda-redes, faz entrar Bruno Dias. O FC Porto entra nos cinco minutos finais com dois golos de vantagem (22-24), Salina desperdiça o ataque e, na resposta, João Pinto relança o jogo (23-24). A quatro minutos do fim, nova contrariedade para a equipa portista, sancionada com dois minutos para o banco. Depois de novo ataque falhado pelo ABC, Hugo Santos, aos seis metros, faz o 23-25 e ‘mata’ a partida que termina pouco depois com a vitória do FC Porto por 23-26, depois de Alfredo Quintana ter regressado à baliza do FC Porto para suster os dois últimos ataques do adversário.

João Pinto, Gilberto Duarte e Ricardo Moreira, todos com seis golos, foram os melhores marcadores da partida.

SL BENFICA VENCE EM BELÉM

Nos outros jogos da ronda, destaque para o derby lisboeta. O SL Benfica, passados os minutos iniciais, comandou a partida e o marcador, indo para o descanso a vencer por 13-19. A segunda parte serviu para os comandados de Manolo Ortega confirmarem a superioridade e favorisismo que lhes eram atribuídos. Carlos Siqieira, com sete golos, e António Areia, com seis, foram os melhores marcadores do encontro.

Também em Lisboa, o Passos Manuel somou mais três pontos, ao vencer o Ginásio de Santo Tirso por 34-24. Ao intervalo, os estudantes venciam por 19-11. Belone Moreira e Bernardo Gomes, com nove golos, foram os melhores marcadores da partida.

Sem grande história decorreu o jogo que, na Maia, colocou frente a frente o Águas Santas Milaneza e o Xico Andebol. Oa intervalo os maiatos já venciam por confortável 16-9, desenhando um triunfo que, no final, revestiu-se de números significativos (32-19).

Se no pavilhão do Águas Santas não houve grande emoção, o mesmo não pode dizer-se no municipal do Formigueiro, onde se defrontaram Maia ISMAI e Madeira SAD. Partida equilibrada, com a equipa da casa a chegar ao intervalo a vencer por 15-13. No segundo tempo assistiu-se a uma reação dos insulares, que chegaram à liderança do marcador e com os minutos finais rodeados de grande emoção. O Maia ISMAI passou de novo para a frente do marcador a dois minutos do fim, com um golo de António Ventura, que levou Paulo Fidalgo a solicitar um ‘time-out’. Daniel Santos empatou para o Madeira, na conversão de um livre de sete metros, e o jogo terminou pouco depois com um empate a 25 golos.

Resultados dos jogos da quinta jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1, disputados este sábado:

Liberty Seguros ABC/UMinho-FC Porto, 23-26 (11-13)
Delta Belenenses-SL Benfica, 24-32 (13-19)
Águas Santas Milaneza-Xico Andebol, 32-19 (16-9)
Passos Manuel-Ginásio St. Tirso, 34-24 (19-11)
Maia ISMAI-Madeira SAD, 25-25 (15-13)

NOTA – O jogo Sp. Horta- Sporting CP (27-27) disputou-se na passada terça-feira.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais