“Equipa está segura, confiante e em boas condições para defrontar a Rússia”

PUB

A seleção nacional de andebol de Portugal prosseguiu esta sexta-feira a preparação para o jogo frente à Rússia, relativo à segunda jornada do grupo 5 da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2015.
A equipa portuguesa realizou no Dragão Caixa os dois treinos previamente agendados e o programa foi cumprido com total normalidade.
No final da sessão da tarde, Rolando Freitas abordou o jogo com a Rússia, recordando que Portugal vai ter pela frente um adversário de grande valia que este sábado viaja até Portugal e cuja comitiva integra, entre outros, Timur Dibirov, o terceiro melhor marcador da Liga dos Campeões (31 golos em quatro jogos) e que ainda recentemente, ao serviço da sua equipa – HC Vardar (Macedónia) – apontou 11 golos aos eslovenos do RK Celje Pivovarna.
“A Rússia é um adversário tão bom ou melhor que Hungria e cada momento, cada jogo, tem a sua dificuldade”, começa por referir o selecionador nacional tendo ainda na memória a excelente prestação da equipa lusa frente à Hungria mas que, infelizmente, não rendeu pontos.
“Não podemos esquecer que a Rússia, apesar de estar no pote 2, é a única das quatro equipas que constituem o nosso grupo de apuramento que está qualificada para o campeonato do Mundo do Qatar, que vai realizar-se em Janeiro de 2015. É uma equipa que joga junta há vários anos e tem muitos jogadores espalhados pelas melhores equipas da Europa que participam na «Champions Leage». É uma seleção que espelha bem as características do moderno andebol russo”, acentua o Rolando Freitas.

UMA EQUIPA SEM PONTOS FRACOS

Indo mais ao pormenor, o selecionador nacional faz uma radiografia ao adversário deste domingo.
“Em termos ofensivos, a Rússia tem um grande poder de primeira linha, pontas que finalizam com grande criatividade e uma faculdade de impulsão e variedade de remate muito boas. É uma equipa com grande rigor defensivo, muito alta, que nos vai criar problemas na finalização no jogo exterior e que também alia a isso fases de transição muito interessantes, nomeadamente após a perca de bola ou ataques menos conseguidos por parte dos adversários. Tem bons guarda-redes, excelentes centrais, é uma equipa recheada de bons valores, praticamente sem pontos fracos, como são quase todas as equipas deste nível, pelo que não esperamos qualquer tipo de facilidades”.

O DESAFIO AO PÚBLICO

A constatação de que Portugal está perante um adversário de grande valor não belisca a ambição da turma portuguesa.
“A equipa está bem. Está segura, confiante, conhecedora das suas faculdades e pensamos que estamos em boas condições para defrontar a formação russa. Esperamos um público que seja o fator desequilibrador e que crie um ambiente à volta do jogo que seja entusiasmante para a nossa seleção. Os jogadores merecem isso, pelo que têm feito, e merecem que o público possa fazer esse desequilíbrio”.
Para este sábado está prevista a realização de uma sessão de treino, à hora a que se realiza o jogo no domingo, e que vai ter lugar no pavilhão municipal da Lavandeira.
Recorde-se que o jogo com a Rússia está agendado para as 16 horas do próximo domingo, no pavilhão municipal da Lavandeira, em Gaia, e vai ser transmitido em direto pela SPORT TV2.

CALENDÁRIO DAS DUAS PRIMEIRAS JORNADA DO GRUPO 5

– 1.ª jornada:

29.10.2014 – 20.30 h. – Hungria :PORTUGAL, 31-30 (19-15).
28.04.2015 – Rússia : Ucrânia

– 2.ª jornada:

02.11.2014 – 16.00 h. – PORTUGAL : Rússia – Sport TV2
02.11.2014 – 18.00 h. – Ucrânia : Hungria

Patrocinadores Institucionais