Cautchú leva o Andebol aos quatro cantos de Odemira

PUB

Hoje, deixamos aqui o testemunho de um desses novos projetos, numa reportagem que ocorreu aquando da assinatura do protocolo de cooperação assinado entre a FAP, a C M de Odemira e o Cautchú.

Cautchú leva o Andebol aos quatro cantos de Odemira

“Antes de jogar andebol, ou ia dormir, ou ia pintar ou ia desenhar… Às vezes ia ver televisão ou jogar computador”, conta a pequena Carolina, que agora já não fica em casa e prefere ir jogar andebol no Cautchú, o mais recente clube do vasto concelho de Odemira.

Carolina e Laura Fernandes são colegas de equipa e Laura acha o andebol “divertido e giro, porque posso aprender um desporto novo, posso saltar, posso fazer tudo o que eu quero. A melhor parte do treino é defender os remates, sou guarda-redes. Também já joguei muitas vezes à frente, mas gosto mais de ser guarda-redes”, diz, orgulhosa.

No início de Novembro, o Cautchú, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira e da Federação de Andebol de Portugal (FAP), organizou o primeiro Encontro de Andebol Jovem, onde reuniu, pela primeira vez, os cerca de sessenta minis e bambis que já fazem parte do clube, mais os dez infantis masculinos e as sete infantis femininas.

Pedro Almeida, Presidente da Direção do Cautchú e treinador, conta que “o clube vai fazer um ano em dezembro, e é por isso um clube muito recente, que surgiu de um conjunto de pessoas ligadas à área da educação física e desporto. Sentíamos que Odemira carecia de mais modalidades desportivas e sentíamos que as atividades de pavilhão estavam pouco dinamizadas. Então juntámo-nos e decidimos criar uma associação, o Cautchú, para começar a dar suporte a uma modalidade, o andebol, talvez um pouco por minha influência, já que joguei 12 anos andebol no distrito de Viseu, de onde sou natural. O passo seguinte foi apresentar o projecto à Câmara”.

A autarquia de Odemira não virou costas à oportunidade de dinamizar o desporto no concelho e “aquilo que fizemos foi criar uma estrutura de maneira a que, nos próximos anos, a modalidade evolua no Concelho de Odemira. O Encontro Jovem foi o primeiro momento, quisemos fazer dele uma festa para os nossos jovens que já estão a praticar andebol em quatro locais do concelho de Odemira. A ideia é que este seja o primeiro de muitos eventos onde os jovens de Odemira possam ter acesso a uma modalidade que para nós é ótima e queremos que seja de excelência no nosso concelho”, assegura Helder Guerreiro, vice-presidente da CM Odemira.

Gustavo Mendes é um dos pequenos andebolistas do Cautchú e o que mais gosta é de “jogar e ir à baliza! O que mais gosto, nos treinos, são os jogos no final”, diz, animado. A mãe, Dora Geirinhas, vê o aparecimento do andebol com muito entusiasmo: “Estou a achar isto ótimo para Odemira. É a primeira vez que vejo desenvolverem um jogo dentro de pavilhão, era só futebol ou natação… é muito bom vê-los aqui, acho que se trabalha mais em equipa no andebol”. E não esconde o orgulho de mãe: “É sempre bom ver o meu filho no campo, porque acho que eles estão a trabalhar muito o espírito de equipa e como esta é uma idade em que normalmente são um bocadinho egoístas em termos de jogo, aprendem com o andebol que o importante é trabalhar em equipa, o que é ótimo”</b<, refere com convicção. “O andebol é fixe, é divertido, podemos aprender coisas novas e podemos vir a formar uma equipa”, diz-nos Simão Casinha, enquanto espera pela sua vez de entrar em campo.

Até a escolha do nome do clube foi meticulosamente pensada: “Tivemos logo o cuidado na escolha do nome, evitando o nome de um dos locais, Odemira ou Santo António ou Vila Nova de Milfontes. Queremos um clube transversal a todo o concelho. Assim, somos um clube do concelho e não da freguesia A ou B. Temos é a possibilidade de treinar em sítios distintos onde temos pavilhões no concelho. Ou seja, neste momento temos treinos em Odemira, em Santo António, em Vila Nova de Milfontes e em Sabóia”.

Os pais também têm um papel fundamental para o Cautchú, porque, segundo Pedro Almeida, “por deixarem os filhos praticar esta modalidade, que é uma modalidade que ainda não tem expressão no concelho, muitos miúdos nunca tinham visto um jogo de andebol sequer, há sempre aquela ideia de que o futebol “engole” tudo e os pais estão abertos a novas modalidades. E tem-nos ajudado no sentido de levar os miúdos aos treinos, a trazer aos jogos e isso para nós é um apoio muito grande porque não temos uma capacidade de transporte que permita transportá-los. “

A Carolina, que treina no pólo de Santo António, acha que o andebol “é muito divertido. Também gosto muito de jogar, aprendemos a viver em conjunto e a partilhar momentos. A parte mais divertida do treino? Eu não sei, gosto de todas!”, responde, com um grande sorriso. Quando lhe perguntamos se, um dia, quer chegar à selecção nacional, responde sem hesitar: “Sim!”.

“Este novo clube, o Cautchú, traz um lado inovador. Aliás, já temos essa experiência ao nível do atletismo, ter um clube apenas para todo o concelho, e um clube que consiga agregar a prática da modalidade com jovens oriundos dos diferentes locais do concelho é uma experiência bastante interessante e, para nós, muito motivadora”, assegura Helder Guerreiro. “Apesar de ser saudável, normalmente, haver uma competitividade intra-concelhia, quando queremos estruturar uma modalidade de novo, é muito importante que surja um clube que seja capaz de ir buscar jogadores a todo o concelho, porque somos o maior concelho do país, em área, bastante disperso em termos de população e as questões de transporte para formamos uma equipa – que vamos ter, certamente, nos próximos anos, uma equipa extremamente competitiva – obriga a que se escolham os melhores dentro dos melhores que existem no concelho”, afirma o vice-presidente.

Pedro Almeida fala em “carolice” no crescimento do Cautchú: “nós temos tido bastante apoio da Câmara e da FAP. A Câmara tem-nos dado todo o apoio necessário à realização dos treinos, à criação destes eventos, à divulgação e mostra todo o interesse para que nós consigamos levar este projecto para a frente. A própria federação tem tido um contacto de proximidade connosco, que desde já agradecemos, e sentimos que é um esforço que fazem para retribuir o nosso esforço. O clube está a nascer, tem recursos muito escassos, é a carolice de todos que faz com que as coisas vão avançando e, dessa forma, todo o apoio tem sido importante.”

Conta-nos o Sebastião Costa que, para trazer mais amigos para o andebol, lhes diz “que é divertido, que vamos ter jogos e que às vezes vamos ganhar e outras vezes não!” A Laura, divertida, também quer que os amigos se juntem a ela e tem argumentos muito fortes: “dizia aos meus amigos que no andebol podes fazer o que quiseres, podes jogar à defesa ou a marcar golos e vais aos jogos e aos treinos…”

O Cautchú está pronto a ser um projecto de sucesso, em Odemira: “As expectativas estão a ser superadas. Nós tínhamos uma expectativa, até ao fim do ano, de ter alguns números, de ter algumas actividades. Estamos a cumprir tudo o que delineámos, ficando até acima da expectativa. Isso é muito importante e dá-nos uma força tremenda para continuarmos a trabalhar e continuar a crescer”, garante Pedro Almeida.

Se vives em Odemira e queres jogar Andebol, contacta o Cautchú, através do email geralcautchu@gmail.com.

Patrocinadores Institucionais