Novo clube de Andebol nasce em Vila Verde

PUB

Decorreu ontem em Vila Verde a cerimónia protocolar que marcou a criação de um novo clube de andebol naquele concelho do distrito de Braga. Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Federação de Andebol de Portugal e Associação de Andebol de Braga foram os protagonistas desta iniciativa que teve como padrinhos a Câmara Municipal de Vila Verde, parceiro desde a primeira hora neste projeto, e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, executor do mesmo.

Este protocolo formalizou o trabalho que vinha em crescendo, iniciado no interior do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, através das AECs, passando, posteriormente, para dois centros de treino no interior da Escola, envolvendo centena e meia de alunos, e que culmina agora com a introdução deste trabalho no movimento federado.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Patrício Araújo, que se encontrava acompanhado pela sua eolega de Executivo, a também Vereadora Dr.ª Júlia Fernandes, salientou a postura da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e da Associação de Andebol de Braga (AAB), que “nunca pediram meios materiais, mas sim apoio estrutural para introduzir a modalidade no Concelho”. Perante um exemplo tão positivo, salientou Patrício Araújo, “a autarquia não podia ignorar, nem recusar, a partilha de energias com o andebol.

Por sua vez, Augusto Silva, Vice-presidente da FAP, agradeceu o apoio da autarquia e do Agrupamento, referindo “a forma modelar como a escola se predispôs a abrir-se à sociedade civil, bem como o grande exemplo da Associação de Pais, que será no terreno a instituição a dar guarida às equipas que participarão nas provas federadas.”

Augusto Silva recordou ainda que “a Federação de Andebol de Portugal tem desenvolvido um papel de norte a sul do país no fomento da modalidade. Gostaria de realçar este exemplo de ter as escolas abertas à sociedade civil e ainda de maior relevo por ser a própria Associação de Pais e envolver-se neste projecto. Aqui apresentam uma grande dinâmica, sendo um exemplo a seguir mesmo a nível nacional, pelo trabalho que desenvolvem em prol dos jovens.”, salientou.

Manuel Moreira, presidente da Associação de Andebol de Braga (AAB), referiu que “o andebol federado em Vila Verde era um objetivo perseguido há muito pela FAP e pela AAB” e que a “concretização deste objetivo corresponde à concretização de um sonho antigo“. Destacou ainda o trabalho persistente do Professor João Ferreira, responsável-mor do aparecimento deste novo projeto, pois, ao longo dos últimos anos, desdobrou-se em contactos e atividades diversas, para que a implantação do andebol em Vila Verde fosse uma realidade.

Recorde-se que o professor João Ferreira, popularmente conhecido por “Joninhas”, é também o grande responsável pela fundação da AAPL, na Póvoa de Lanhoso, clube que este ano inscreveu, pela primeira vez na história do concelho, uma equipa sénior masculina, ancorada em atletas do concelho.

O Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, José Raúl Perez, assumiu que estranhou o convite para contribuir para este trabalho, pois, “tradicionalmente, ninguém se lembra das associações de pais, que são organizações com disponibilidade e com vontade de cooperar, mas muito esquecidas”, assumindo ao mesmo tempol o compromisso de contribuir para que o andebol passe a ser uma realidade em Vila Verde.

Finalmente, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues, congratulou-se com o agregar de vontades, reafirmando que “o agrupamento, grande responsável pelo que se passou até ao dia de hoje, vai continuar empenhado em projetar o andebol, pois esta foi a modalidade escolhida como modalidade oficial das escolas que constituem o agrupamento.

Patrocinadores Institucionais