Andebol está de volta à Figueira da Foz

PUB

A cerimónia decorreu na Escola Infante D. Pedro, no decorrer de um Festand, com a presença de perto de duas centenas de jovens e, ainda, com a presença de diversas entidades. O momento foi abrilhantado com a atuação de um rancho folclórico infantil, bem como com a atuação de alguns jovens da escola que mostraram os seus entusiasmantes dotes vocais.

Logo após a cerimónia de assinatura do protocolo, o vice-presidente Augusto Silva exultou o regresso da modalidade à Figueira da Foz: “Hoje é um dia importante para nós, pois o andebol está de regresso à Figueira da Foz, após dezenas de anos de interregno. É mais um dia feliz, como tantos outros, que se têm repetido dia após dia, com o andebol a chegar a cada vez mais jovens, de norte a sul do país”, disse.

Augusto Silva reforçou a importância deste protocolo no futuro do andebol: “Nada acontece por acaso e apesar das dificuldades, que são enormes, a Federação tem feito um grande esforço, não usando um discurso de sobrevivência, porque o nosso lugar não é de sobrevivência, pois o andebol tem tudo para ganhar o futuro. Temos procurado cruzar os nossos caminhos com instituições, que tal como a Federação, trabalham em projetos de cidadania ativa para os jovens, caminhando juntos, num único sentido, onde os jovens são os únicos beneficiários. Hoje, este protocolo que envolve a Autarquia da Figueira da Foz, o Agrupamento de Escolas Figueira do Mar e Grupo Caras Direitas é o exemplo vivo desta minha afirmação, é o exemplo vivo que juntos podemos percorrer caminhos que serão mais penosos se decidirmos caminhar sozinhos.”

O Vereador da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, corroborou as palavras do Vice-Presidente da FAP, salientando a persistência da Federação em implantar o andebol, ao longo de vários meses, pois “só largou o pé” quando sentiu que o projeto ia para a frente. Felicitou o Agrupamento de Escolas e Grupo Caras Direitas por acolherem o projeto e deixou claro que a Câmara Municipal da Figueira da Foz tem todo o interesse que este projeto sobreviva e que para isso está disponível para dar todo o apoio que for necessário.

Por sua vez, o Diretor do Agrupamento, Pedro Mota Curto, mostrou-se agradado pela opção que fizeram de ajudar a implantar o andebol na Figueira da Foz, porque tem a noção que estão a contribuir para a “criação de um projeto educativo e instrutivo para os jovens, pois o andebol reúne as características essenciais para ajudar os jovens a crescer de forma harmoniosa.”

Patrocinadores Institucionais