Sub 21 de Portugal a caminho de Espanha com o Brasil no pensamento

PUB

A seleção nacional de Juniores A de Portugal já está a caminho de Oviedo, Espanha, onde este fim-de-semana disputa o grupo 7 da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo do Brasil – 2015. Um grupo que integra, para além de Portugal, a anfitriã Espanha e a Ucrânia. Um grupo que faz prever uma tarefa difícil para os portugueses, como confere o selecionador nacional do escalão, Luís Monteiro.

«Não é um apuramento fácil», começou por referir o selecionador nacional, recordando que «só passa uma seleção» e estamos perante um grupo de muita qualidade. «A Espanha foi medalha de bronze no Europeu de Sub-20, com esta geração, num campeonato onde a Alemanha e Suécia, como medalhas de ouro e de prata, respetivamente, já estão apuradas para o Mundial. Teoricamente, a Espanha era a seleção mais forte do pote um, no sorteio em que nos calhou como adversária. A Ucrânia também é uma seleção interessante, fez o apuramento para o Europeu e não conseguiu estar no Europeu mas fez um jogo com a Rússia muito interessante». Luís Monteiro recordou que «Portugal e Ucrânia, nesta geração, já empataram duas vezes, vai ser um apuramento duro, principalmente porque vamos jogar na casa do principal favorito».

Depois do estágio em Guimarães e do jogo de preparação e posterior treino de conjunto frente a Israel, os jogadores estão motivados para esta campanha «e estão bem preparados», reconhece Luís Monteiro. «Fizemos o Torneio das Quatro Nações onde, apesar de não termos conseguido ganhar qualquer jogo, fomos competitivos nos três encontros, fazendo resultados bastantes equilibrados. Os jogadores têm consciência dessa dificuldade mas também sabem que é uma excelente oportunidade para estar numa grande competição, como o Mundial. Vão tentar disfrutar e aproveitar ao máximo essa oportunidade».

O apuramento pode vir a decidir-se domingo, no último jogo do grupo, entre Espanha e Portugal. «Esperemos que sim. Seria sinal que ainda temos oportunidade de sermos apurados. O primeiro jogo é um Espanha-Ucrânia, pode acontecer que a jogar em casa a Espanha marque alguma distância em relação à Ucrânia, nós temos estado a preparar bem esses dois jogos, sabendo que é fundamental para decidir o apuramento no último jogo, ganhar à Ucrânia. É para isso que temos estado a trabalhar», garante o selecionador nacional, Luís Monteiro..

Três candidatos a uma vaga na qualificação

Portugal, Ucrânia e a organizadora da qualificação, Espanha, são as três seleções que compõem o Grupo 7, cujos jogos vão disputar-se em Oviedo, Espanha. Como se referiu atrás, dos três, apenas o primeiro classificado do grupo garante presença na fase final do Campeonato do Mundo de Sub21 Masculinos, que será de 19 de Julho a 2 de Agosto de 2015, no Brasil.
De acordo com o calendário, Portugal começa a qualificação de fora, a assistir ao primeiro jogo, entre Espanha e Ucrânia, na sexta-feira, dia 9 de Janeiro; os Sub21 entram em ação no sábado, dia 10, em jogo com a Ucrânia e defrontam a Espanha no dia seguinte, domingo. Todos os jogos são às 15h00 portuguesas (16h locais), no Palácio Municipal de los Deportes em Oviedo.

Os jogos podem ser acompanhados através do streaming em http://www.rfebm.net/index.asp e do Liveticker na página da EHF.

Calendário de jogos do Grupo 7 – Apuramento para o Mundial Sub21 – Brasil 2015

09.01.15, 16h00 – Ucrânia : Espanha
10.01.15, 16h00 – Portugal : Ucrânia
11.01.15, 16h00 – Espanha : Portugal

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub21 Masculinos Brasil 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais