Taça de Portugal Fidelidade Seniores masculinos: S.L. Benfica, ABC/UMinho e Sporting na «final-four»

PUB

O Liberty Seguros ABC /UMinho venceu esta tarde o Águas Santas Milaneza por 33-30, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos. Um resultado que não espelha o grande equilíbrio que marcou toda a partida e em que o Águas Santas Milaneza chegou ao intervalo a vencer por 14-18.

Após um início de jogo muito equilibrado, com empates sucessivos até ao 4-4, a primeira vantagem de dois golos favoreceu ao ABC, graças a um rápido contra ataque concretizado por Carlos Martins, aos sete minutos. Vantagem fugaz, já que não foram precisos mais de dois minutos e meio para o Águas Santas empatar. A perder por 8-6, e com 12 minutos de jogo, Paulo Faria solicitou o primeiro ‘time-out’. À passagem dos 15 minutos, os visitantes passaram de novo para a frente do marcador (8-9) mas mantendo a alternância que ia marcando o jogo, não seguraram a vantagem por muito tempo (10-9). Até ao final do primeiro tempo, viu-se o marcador registar vários empates; assistiram-se a alguns erros dos ataques; verificou-se um ‘time-out’ solicitado por Carlos Resende e o Águas Santas Milaneza aproveitou muito bem uma dupla superioridade numérica para fazer um parcial de 0-5 e chegar ao intervalo com generosa vantagem (14-18).

BOA ENTRADA DOS BRACARENSES

No regresso, o ABC reagiu bem nos três primeiros minutos (17-19) relançando o jogo. Paulo Faria colocou João Moniz na baliza (20-21, aos 37 m) e dois minutos depois, João Pinto, com remate em apoio, empatou a partida a 21. A primeira vantagem de dois golos no segundo tempo favoreceu mesmo a equipa da casa, quando Nuno Grilo, aos 44 minutos, ampliou para 24-22. O parcial de 10-4 nos primeiros 14 minutos do segundo tempo permitiu aos bracarenses a reviravolta no marcador, novamente de forma fugaz, já que aos 48 minutos o Águas Santas Milaneza voltava para o comando (24-26). A sete minutos do fim, quando Carlos Resende solicitou um ‘time-out’, a presença na “final-four” de Loulé estava perfeitamente ao alcance das duas equipas (27-27). E tudo ficou para decidir nos cinco minutos finais, onde as equipas entraram empatadas a 28 golos. Emoção a rodos, o ABC a fazer 31-29, por Rebelo e Rocha, o Águas Santas a reduzir por João Sousa e Tomás Albuquerque a desperdiçar um sete metros, superiormente defendido por João Moniz, que poderia decidir a partida. Acabou por deixar esses louros para Nuno Rebelo que, já nos 30 segundos finais, fez o 32-30, e Fábio Vidrago, no seu únco golo do jogo, a fixar o resultado final (33-30), números pesados para os homens de Paulo Faria.

Destaque para a excelente moldura humana que ocorreu ao «Sá Leite», com as duas claques muito bem representadas; os seis golos de Pedro Peneda; e os cinco de Pedro Seabra, Nuno Grilo, Jorge Sousa, Juan Couto e Pedro Cruz.

De menos agradável, o facto das equipas terem jogado 34 minutos em inferioridade numérica, fruto das 17 exclusões temporárias.

S.L. BENFICA E SPORTING PASSAM SEM DIFICULDADE

Nos outros jogos destes quartos-de-final, S.L. Benfica e Sporting CP confirmaram o favoritismo e bateram, respetivamente, o Ginásio de Santo Tirso (36-26) e Académica de São mamede (36-18), assegurando desta forma a presença nas meias-finais da «final-four» da prova, a realizar em 28 e 29 de Março.

O quarto finalista será conhecido no próximo dia 4 de Março quando, no Dragão Caixa, o FC Porto receber o Maia ISMAI.

O sorteio está agendado para o próximo dia 5 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais