ABC/UMinho conquista Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

PUB

O Liberty Seguros ABC/UMinho conquistou esta tarde a sua 11.ª Taça de Portugal ao vencer o FC Porto por tangencial 25-24. Um jogo emotivo, decidido nos instantes finais, quando Humberto Gomes defendeu um livre de sete metros que, a concretizar-se, levava o jogo para prolongamento.

Sem Fábio Vidrago, a cumprir um jogo de suspensão na sequência do cartão vermelho do jogo de véspera, o Liberty Seguros/ABC UMinho entrou com os dois jovens pontas, Carlos Martins e Diogo Branquinho. Do lado do FC Porto, o sete habitual, sem recurso (de início) a Michal Kasal e com Nuno Roque, Gilberto Duarte e João Ferraz na primeira linha. Aos cinco minutos, Ljubomir Obradovic trocou João Ferraz por Yoel Cuni Morales, colocando-o na lateral direita. Pouco depois, nova mexida, com a entrada de Alexis Borges e Babo, que defendiam nos lugares de Morales e Nuno Roque. A primeira vantagem de três golos aconteceu bem cedo, aos nove minutos, e favoreceu o ABC/UMinho (5-2). Nessa ocasião, o treinador do FC Porto fez entrar Miguel Martins para atuar na posição mais avançada da defesa. A vencer por 5-4, e com 13 minutos de jogo, Carlos Resende pede um ‘time-out’ e o FC Porto volta a mexer na equipa, com a entrada de Michal Kasal. Do lado do ABC, David Tavares e Hugo Rocha também já tinham sido chamados. À passagem do minuto 19, na conversão de um livre de sete metros, David Tavares coloca os bracarenses com quatro golos de vantagem (10-6). Pouco depois, aos 22 minutos e a perder 11-7, o treinador do FC Porto solicita um ‘time-out’. Pouco depois, a maior diferença no marcador: 12-7, a favor da turma de Braga, a seis minutos do final da primeira parte. Um parcial de 0-3, volta a aproximar as equipas até ao intervalo (13-10).

BOA RESPOSTA DO F.C.PORTO

O FC Porto entrou bem no segundo tempo, já com Alfredo Bravo na baliza, começando por reduzir para 13-12 para, pouco depois, à passagem do minuto 34, empatar a partida (14-14). Carlos Resende poupava Ricardo Pesqueira (já com duas exclusões) nas ações defensivas. O ABC reagiu bem a esta aproximação do adversário e voltou a colocar a diferença em três golos (18-15), com um contra-ataque concretizado por Diogo Branquinho. Hugo Laurentino regressou à baliza do FC Porto e o ABC/UMinho passou a meio do segundo tempo com três golos de vantagem (20-17). Na baliza, Hugo Laurentino dava preciosa ajuda para a sua equipa recuperar e chegar ao empate (20-20), aos 50 minutos. No ataque seguinte Nuno Grilo atirou ao poste e na resposta o FC Porto passou pela primeira vez para a frente do marcador (20-21), graças a um livre de sete metros concretizado pelo capitão Ricardo Moreira.

Estavam jogados 52 minutos. Quase à entrada dos cinco minutos finais, revés para o FC Porto, com amostragem do cartão vermelho a Ricardo Moreira. Tomás Albuquerque empata com uma entrada da ponta (22-22) e, em dupla inferioridade numérica o FC Porto passa por algumas dificuldades que Cuni Morales ultrapassa com uma bela iniciativa individual. Emoção a rodos no pavilhão municipal de Loulé – Cidade Europeia do Desporto 2015. Tomás Albuquerque, na conversão de um livre de sete metros, volta a colocar o ABC na frente (24-23). Nuno Roque volta a empatar mas o FC Porto volta a ficar em inferioridade numérica. Hugo Laurentino ‘tira o pão da boca’ a Pedro Seabra Marques evitando nova vantagem bracarense. A 33 segundos do final, Carlos Resende pára o jogo para preparar aquele que se julgava ser o derradeiro ataque.

David Tavares concretiza da ponta e, a seis segundos do fim, ‘time-out’ pedido por Obradovic. Neste entretanto, cartão encarnado para o treinador portista e necessidade de retirar um jogador. O FC Porto fica reduzido a cinco atletas para o ataque final. Na sequência do livre, João Pinto é excluído e do novo livre resulta um livre de sete metros a favor do FC Porto. Na conversão, Humberto Gomes defendeu e despoletou a festa do ABC/UMinho que já não ganhaa a Taça de Portugal desde a temporada 2008/2009.

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal da FAP, em Competições – Competições Nacionais

EM DIRETO

Carlos Resende (treinador do ABC/UMinho): “O resultado diz tudo. Foi um jogo muito equilibrado e o FC Porto também tem muito mérito. Ganhar no último segundo encerra sempre alguma felicidade. Fizemos dois excelentes jogos e os jogadores estão de parabéns. Eles é que são os protagonistas. Se foi surpresa, esta vitória? Só para quem não esteve atento ao nosso lançamento no início da época é que pode sentir-se surpreendido. Sempre dissemos que queríamos ganhar as três competições que íamos disputar. Batemo-nos com qualquer equipa se estivermos ao nosso nível. Quero deixar uma palavra de apreço a todos os que nos ajudam. Estamos conscientes de que a Câmara Municipal de Braga está a fazer tudo para dotar o clube e a cidade de um bom pavilhão”

Rui Silva (equipa técnica do F.C. Porto):” Foi um jogo muito emotivo de excelente propaganda para a modalidade. Estamos tristes. Fizemos o melhor e queríamos levar a Taça para o Porto. Parabéns à equipa. Não falo da arbitragem, só falo daquilo que domínio – da defesa da minha equipa, do ataque…Temos de dar mérito à defesa do ABC que nos criou muitas dificuldades”.

Calendário de jogos – Taça de Portugal Loulé 2015

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

Madeira Sad : Maiastars, 28-14 (14-6)
Jac-Alcanena : Santa Joana, 28-24 (13-12)

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

Liberty Seguros-ABC/UMInho : Sporting CP, 33-30 (20-18)
SL Benfica : FC Porto, 27-28 (13-16)

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Final – domingo, 29.03.15

Madeira Sad : Jac-Alcanena, 33-18 (14-7)

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Final – domingo, 29.03.15

Liberty Seguros ABC/UMinho-FC Porto, 25-24 (13-10)

Patrocinadores Institucionais