Noruega vence II Torneio Internacional de Leiria

PUB

Foi com lotação esgotada no Pavilhão do Souto da Carpalhosa que Portugal e Noruega entraram em campo, para decidir o vencedor do II Torneio Internacional de Leiria. Sandra Fernandes fez alinhar, no sete inicial, Francisca Marques, Maria Pereira, Renata Tavares, Vera Lopes, Soraia Lopes e Bebiana Sabino, com Isabel Góis na baliza. Depois dos primeiros ataques falhados, de parte a parte, a Noruega abriu o marcador, com um golo já perto dos dois minutos, marcado em contra-ataque, depois de uma perda de bola de Portugal e foi novamente em contra-ataque que a Noruega aumentou para 2-0. Soraia Lopes inaugurou o marcador para Portugal aos cinco minutos e a formação lusa seguiu até da Noruega até aos 11 minutos, altura em que Bebiana Sabino empatou (5-5) e colocou Portugal na frente, na marcação de dois livre de sete metros. Em contra-ataque, Soraia Lopes deu mais um golo de vantagem a Portugal (7-5). A Noruega repôs a igualdade (7-7) e e Bebiana Sabino, uma vez mais, voltou a colocar as lusas na frente, numa altura em que Portugal jogava em superioridade numérica. A cinco minutos do descanso, com as duas selecções empatadas a 10 golos, a Noruega, com três golos sem resposta, passou para a frente e Portugal saiu para intervalo a perder por 12-15.

Os primeiros cinco minutos da segunda parte não tiveram golos e foram as nórdicas que reabriram a contagem. Portugal procurava, de todas as formas, contrariar a Noruega, que entretanto controlava o jogo e seguia na frente, mas o conjunto luso – que ainda reduziu até aos três golos de diferença – já não encontrou as melhores soluções para dar a volta ao resultado. A Noruega segurou a vantagem até ao apito final, venceu por 23-28 e sagrou-se vencedora do II Torneio Internacional de Leiria.

Numa breve leitura do jogo, Sandra Fernandes começou por dizer que “não estivémos consistentes na defesa e a Noruega causou-nos problemas. No jogo no um-contra-um não fomos fortes o suficiente e depois acabámos, também, por não ser eficazes na finalização. Quando não temos eficácia nas alturas em que são criadas as situações para remate, torna-se difícil”, refere.

Sobre o segundo lugar no Torneio, a seleccionadora nacional refere que “obviamente que não estamos contentes com o resultado do Torneio, porque não viemos para perder jogos, viemos para vencer- Fizémos 3 jogos, com 2 vitórias e 1 derrota, e por isso, no geral, tenho de estar satisfeita”. A seleccionadora nacional acrescentou, ainda, que “há coisas para melhorar e só com mais trabalho é que vamos conseguir, naturalmente, melhorar. Este ano fizémos onze jogos internacionais, já contando com estes, ganhámos seis, perdemos cinco, por isso o caminho tem de continuar a ser este – mais competição, com mais jogos, de forma a permitir que as atletas ganhem mais maturidade para competir a este nível.”

Sandra Fernandes quis, ainda “deixar uma palavra às atletas, que não é quando as coisas correm mal que deixamos de acreditar no trabalho delas. Eu continuo a acreditar que este é um grupo fantástico, com muito potencial e que, mais dia menos dia, vão continuar e dar o salto para estar presentes numa grande competição. Temos qualidade p isso”, garante.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

ITÁLIA VENCE FINLÂNDIA

A Itália entrou bem no jogo, a ganhar 4-0 e a Finlândia não conseguiu equilibrar a partida. A Itália seguiu na frente até ao intervalo, altura em que estava a ganhar por 11-8. Na segunda parte, as italianas foram segurando uma curta vantagem no marcador, que a Finlândia nunca conseguiu anular e a Itália venceu por 23-17.

O boletim deste jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Com a vitória na terceira e última jornada, a Itália assegurou o terceiro lugar e a Finlândia terminou no quarto lugar.

Cerimónia de entrega de prémios

Logo após o jogo entre Portugal e Noruega, teve lugar, no Pavilhão do Souto da Carpalhosa, a cerimónia de entrega de prémios.

Antes da entrega dos prémios às equipas, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira e o Presidente da Associação de Andebol de Leiria, Mário Bernardes, ofereceram uma placa comemorativa à Câmara Municipal de Leiria e à Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa, alusiva ao II Torneio Internacional de Leiria.

Depois, o 4º classificado, a Finlândia, recebeu o prémio das mãos do Presidente da Associação de Andebol de Leiria, Mário Bernardes.

A seguir, coube ao Presidente da Junta de Freguesia do Souto da Carpalhosa, José Carlos Gomes, entregar o troféu de 3º classificado à Itália.

O Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, entregou o troféu de 2º classificado a Renata Tavares, capitã da selecção portuguesa.

Finalmente, o Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, entregou o troféu de vencedor do II Torneio Internacional de Leiria à Noruega.

Calendário de jogos – II Torneio Internacional de Leiria

1ª jornada – 6ª feira – 20 Março – Centro Desportivo Juve Lis
19h00 – Noruega : Itália, 21-20 (9-9)
21h00 – Portugal : Finlândia, 33-24 (13-16)

2ª jornada – sábado – 21 Março – Pavilhão Pousos
17h00 – Noruega : Finlândia, 38-15 (21-7)
19h00 – Portugal : Itália – 23-20 (9-11)

3ª jornada – domingo – 22 Março – Pavilhão Souto Carpalhosa
15h00 – Itália : Finlândia, 23-17 (11-8)
17h00 – Portugal : Noruega, 23-28 (12-15)

Classificação geral
1º – Noruega (6 pontos)
2º – Portugal (4 pontos)
3º – Itália (2 pontos)
4º – Finlândia (0 pontos

Patrocinadores Institucionais