Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos: quarteto de luxo ataca troféu

PUB

Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Liberty Seguros ABC/UMinho e Sport Lisboa e Benfica constituem o quarteto que este fim-de-semana, em Loulé, disputa a «final-four» da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos. Um quarteto com tradições nesta competição, como espelha o histórico que pode ser consultado em anexo.

Das 43 edições da Taça de Portugal disputadas até ao momento, Sporting CP (15); ABC de Braga (10); F.C. Porto (7) e S.L. Benfica (4), venceram a esmagadora maioria – nada mais nada menos que 36. CF Belenenses, com quatro, e Madeira SAD, Xico Andebol e Águas Santas, com uma cada, foram os outros emblemas que já puderam erguer o troféu em dia de festa.

Mas, Taça é Taça e no Andebol, como em qualquer outra modalidade, estamos perante uma competição com caraterísticas muito especiais. Mesmo assim, não pode escamotear-se aquilo que foram os confrontos recentes entre as equipas que este sábado se encontram nas meias-finais.

ABC AINDA NÃO VENCEU SPORTING ESTA TEMPORADA

Na primeira partida, jogam ABC/UMinho e Sporting Clube de Portugal. Nos encontros entre estas duas formações relativos à fase regular do Andebol 1, os ‘leões’ levaram semrpe a melhor vencendo em Braga por 32-33, para repetirem na segunda volta a conquista dos três pontos, com novo triunfo, desta feita por 31-29. O favoritismo recai assim na formação leonina embora, como se referiu acima, os jogos de Taça têm sempre contornos muito especiais. Se a isso juntarmos o equilíbrio que aconteceu nos aludidos jogos do Andebol 1, uma única coisa é certa – prevê-se um jogo bem disputado, equilibrado, entre os segundo e terceiro classificados da fase regular do Andebol 1, duas equipas que já garantiram presença e voltam a encontrar-se na meia-final do ‘play-off’.

CLÁSSICO ENTRE F.C.PORTO E S.L. BENFICA

No segundo jogo, marcam presença F.C.Porto e S.L. Benfica, duas formações que, tal como Sporting e ABC, vão defrontar-se mais à frente na meia-final do «play-off» do Andebol 1. Mas, antes disso, há que disputar este importante troféu, a Taça de Portugal. Nos confrontos relativos à fase regular do Andebol 1, o FC Porto venceu em casa por 28-24 e perdeu no pavilhão da Luz por 29-27. Dois bons plantéis em jogo, protagonizando um clássico do andebol nacional e ligeiro favoritismo da equipa nortenha. Mas, repete-se, Taça é Taça e a edição desta época pode não fugir à regra.

ÁRBITROS PARA AS TAÇAS DE PORTUGAL

Entretanto, já são conhecidos os árbitros que vão dirigir os jogos das meias finais das Taças de Portugal, seniores masculinos e seniores femininos, que vão disputar-se conjuntamente este fim-de-semana, em Loulé.

O Conselho de Arbitragem da FAP leva até ao Algarve quatro duplas de arbitragem: António Trinca/Tiago Monteiro (Lisboa); Alberto Alves/Jorge Fernandes (Braga); N uno Gonçalo/Nuno Santos (Lisboa) e Luís Cardoso/Gonçalo Santos (Algarve).

As nomeações, jogo a jogo, apenas serão divulgadas no dia dos jogos.

Em anexo pode ser consultado um completo dossier sobre as Taças de Portugal, masculina e feminina.

Jogos da “final-four” da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos, a disputar este fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Loulé:

Sábado, dia 28 de Março:

17.00 h. – Liberty Seguros ABC/UMinho-Sporting Clube de Portugal
19.15 h. – Sport Lisboa e Benfica-Futebol Clube do Porto

Domingo, dia 29 de Março:

17.00 h. – FINAL (vencedores das meias-finais)

NOTA – Todos os jogos são transmitidos por A Bola Tv e ANDEBOL|tv.

Patrocinadores Institucionais