Taça de Portugal Multicare Feminina: Madeira SAD e JAC Alcanena na final de domingo

PUB

A primeira meia-final da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos, que esta manhã arrancou no pavilhão municipal de Loulé – Cidade Europeia do Desporto 2015 – colocou frente a frente o crónico vencedor dos últimos 16 anos, Madeira SAD, e a formação do Maiastars, finalista vencida em 2007/2008. Recorde-se que na fase regular do Campeonato Multicare Seniores femininos, o Maiastars foi ao Funchal vencer por 25-26.

A perder por 4-1 antes dos oito minutos de jogo, e talvez porque sentisse a equipa um pouco ansiosa, a treinadora do Maiastars solicitou o primeiro ‘time-out’. O ataque da sua formação denotava sérias dificuldades diante da defesa madeirense, como o espelha o facto do segundo golo só ter sido apontado ao cair do minuto 14 (7-2). Enquanto o Madeira pautava o seu jogo de uma forma mais organizada, o Maiastars tentava responder em rápidos contra ataques que permitiram a Ana Silva diminuir para 11-6, à passagem do minuto 21. Até Ao final do primeiro tempo o Madeira SAD marcou a sua superioridade e foi para o descanso a vencer por 14-6.

O segundo tempo foi um pouco o espelho da primeira parte, com a formação do Maistars a tentar a aproveitar em contra-ataque os erros das insulares. Mesmo assim a diferença chegou aos 10 golos (18-8). Com o passar do tempo o desnível acentuou-se, Erica Tavares passou a ter uma vigilância mais atenta por parte de Mariana Azevedo mas, a meio do segundo tempo, o Madeira SAD vencia por 22-10. Um parcial de 7-0 levou o marcador desde 19-10 a 26-10, aos 48 minutos e começava a adivinhar-se o primeiro finalista da Taça. Vitória clara do Madeira SAD por 28-14, que assim assegurou a presença na final deste domingo.

Renata Tavares e Anais Gouveia, com sete golos, e Diana Oliveira, com cinco, foram as melhores marcadoras da partida.

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal da FAP, em Competições – Competições Nacionais

SANTA JOANA TENTOU CONTRARIAR FAVORITISMO DA JAC

Na segunda meia-final do dia defrontaram-se o JAC Alcanena, que repetiu a presença na «final four» e o Santa Joana, que chegou a Loulé como “outsider”, uma vez que é a única equipa que não disputa o principal campeonato feminino, liderando neste momento o campeonato nacional da 2.ª divisão.

Os primeiros minutos foram de grande equilíbrio, com o Santa Joana a não mostrar qualquer receio e chegar a estar na frente em várias ocasiões até aos 12 minutos (6-6). Nessa altura o técnico do Alcanena solicitou um ‘time-out’, procedeu a algumas alterações na defesa e o Santa Joana começou por sentir mais dificuldades, jogando no limite do jogo passivo. Mesmo assim, pertenceu-lhe a primeira vantagem de dois golos (7-9) que viria a repetir à passagem do minuto 23 (9-11) e a ampliar pouco depois (9-12). No entanto, até ao descanso, e com um parcial de 4-0, o JAC Alcanena ainda conseguiu inverter o sentido do marcador e ir para os balneários a vencer por 13-12.

Entrou melhor no segundo tempo a formação de Alcanena que, aos 38 minutos vencia por 17-14, perante a equipa da Maia que nunca baixou os braços. E foi preciso esperar pelos 43 minutos para que acontecesse a primeira vantagem de quatro golos (20-16), a beneficiar a formação de Alcanena. Pouco depois, e já com uma desvantagem de cinco golos (21-16), Serafim Borges solicitou um ‘time-out’. A sua equipa voltou a aproximar-se e foi então a vez do treinador do Alcanena pedir paragem da contagem do tempo, à entrada dos sete minutos finais, e quando a sua equipa vencia por 23-20. E pode dizer-se que o treinador só descansou quando, já depois de entrar nos cinco minutos finais, Rita Alves, na conversão de um livre de sete metros, colocou a sua equipa a vencer por 26-21. A partir daí tudo se tornou mais fácil para a JAC que acabou por garantir a presença na final deste domingo, ao vencer por 28-24.

EM DIRETO

Duarte Sousa, treinador do Madeira SAD confessou que “o jogo foi mais desequilibrado que estávamos à espera, visto que o Maiastars tinha ganho lá no Funchal. Pelo historial do Madeira SAD queremos ganhar esta competição e isso passava por vencer este jogo”, começou por referir o treinador insular. “A primeira parte está feita, agora falta a segunda, contra uma equipa que também já nos venceu”. Sobre o desequilibrio do jogo deste sábado, Duarte Sousa referiu que “o que fez a diferença foi a nossa defesa, muito eficaz, colocando situações muito desconfortáveis ao adversário. A pressão e a inexperiência do Maiastars nestas andanças também contribuiram”, referiu o técnico do Madeira SAD.

Marco Santos, treinador do JAC Alcanena, começou por fazer uma

“Este equilíbrio que marcou grande parte da partida não me surpreendeu porque o Santa Joana tem vindo a fazer um excelente campeonato da segunda divisão e muito provavelmente vai regressar à primeira divisão”, começou por referir o treinador do JAC Alcanena. “Nós tivemos um grande problema que foi a falta da Patrícia Rodrigues, que está doente, que nos claramente nos limitou e não nos deixou tempo para preparar da melhor forma a sua substituição. Sabíamos e tínhamos consciência de que éramos favoritos mas os jogos da Taça têm sempre condicionantes diferentes”, recordou, confessando que “um dos nossos grandes objetivos da época era estar na final da Taça de Portugal. E tendo eliminado o Alavarium na ronda anterior, não podíamos falhar este objetivo. As atletas sentiram um pouco isso mas conseguimos resolver isso na segunda parte, onde chegamos a ter uma vantagem de sete golos”.

Calendário de jogos – Taça de Portugal Loulé 2015

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

Madeira Sad : Maiastars, 28-14 (14-6)
Jac-Alcanena : Santa Joana, 28-24 (13-12)

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Meias-finais – sábado, 28.03.15

17h00 – Liberty Seguros-ABC/UMInho : Sporting CP – A Bola TV/ Andebol|TV
19h15 – SL Benfica : FC Porto – A Bola TV/ Andebol|TV

Final Four da Taça de Portugal Multicare Seniores Femininos – Final – domingo, 29.03.15

14h30 – Madeira Sad : Jac-Alcanena – A Bola TV/ Andebol|TV

Final Four da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos – Final – domingo, 29.03.15

17h00 – Vencedores das meias-finais – A Bola TV/ Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais