Euro 2016: Portugal vence na Ucrânia e mantém-se na corrida pelo apuramento

PUB

Portugal venceu esta tarde a Ucrânia por 26-32(12-17, ao intervalo), em jogo da terceira jornada do grupo 5 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa – Polónia 2016. Com este resultado, os portugueses mantêm-se na corrida pelo apuramento para a fase final do ‘Europeu’, com o próximo confronto com os ucranianos, a disputar domingo, em Vila Nova de Gaia, a assumir especial importância.

Portugal iniciou a partida com Alfredo Quintana na baliza; Fábio Antunes e Pedro Portela nas pontas; Gilberto Duarte, Fábio Magalhães, João Ferraz e Bosko Bjelanovic defendiam ao centro. Nas situações de ataque, Bruno Moreira e Rui Silva substituíam Bosko e Fábio Magalhães. A equipa lusa entrou bem na partida, rapidamente invertendo o marcador que arrancou favoravelmente à Ucrânia. A primeira vantagem de dois golos favoreceu Portugal, após um contra-ataque bem sucedido de Pedro Portela (1-3, aos 4 minutos). O ponta português bisou pouco depois, ampliando para três a vantagem portuguesa. Pouco depois, Quintana defende o segundo livre de sete metros, em menos de seis minutos, e Portugal passa aos 10 minutos a vencer por 2-5. Ao minuto 13, e a perder por 2-7, o técnico ucraniano solicita o primeiro ‘time-out’.

À passagem do minuto 18, dois golos consecutivos de Fábio Antunes, ambos de contra-ataque, cavaram a diferença no marcador até aos sete golos (4-11). Pedro Spínola foi o primeiro jogador a saltar do banco, apenas para as ações atacantes. Ricardo Pesqueira entrou pouco depois, para as ações defensivas, cinco minutos antes do final do primeiro tempo, quando Portugal já seguia com confortável vantagem (7-14). Aproveitando alguns erros do ataque luso, a Ucrânia aproximou-se no marcador e, Rolando Freitas solicitou um ‘time-out’ quando Portugal vencia por 10-15, a minuto e meio do final da primeira parte.

O intervalo chegou com Portugal a ganhar por 12-17, com o último golo luso a ser apontado por Gilberto Duarte, num livre de nove metros já com o tempo de jogo esgotado.

UCRÂNIA APROXIMOU-SE

Portugal entrou no segundo tempo com o mesmo sete que começou a partida. À passagem do minuto 36, Alfredo Quintana aguentou a vantagem de cinco golos (15-20) ao defender mais um livre de sete metros seguido de recarga. Alguns erros consecutivos do ataque português permitiram que a Ucrânia aproveitasse as situações de contra-ataque para se chegar até aos três golos (17-20, aos 39 minutos).

Nessa ocasião já estavam em campo António Areia, Hugo Santos e Tiago Pereira e rapidamente Portugal voltou a distanciar-se no marcador, passando aos 48 minutos a vencer por 20-25. Pouco depois, Rolando Freitas solicita um ‘time-out’ e lança Nuno Grilo e Ricardo Pesqueira. A seis minutos do final a Ucrânia reduz para 24-26, o pavilhão acorda, mas Gilberto Duarte volta a deitar água na fervura. Pedro Spínola, primeiro, e Fábio Antunes, pouco depois, deram o conforto (24-29) para os instantes finais da partida.

Pedro Portela, com 10 golos; Gilberto Duarte, com sete, e Fábio Antunes, com seis, foram os melhores marcadores da equipa portuguesa, num jogo com 14 livres de sete metros e 11 exclusões.

Portugal venceu por 26-32 numa partida em que se mostrou sempre superior, comandando o marcador desde o apito inicial.

ROLANDO FREITAS
“Vitória que não deixou dúvidas”

No final da partida, o seleccionador nacional considerou que esta “foi uma vitória que não deixou dúvidas. E talvez por não ter deixado dúvidas bem cedo, acabamos por ter algum relaxamento e esperando que o jogo nos trouxesse um resultado mais confortável, de uma forma natural, sem nos termos posto de ‘prego a fundo'”, começou por referir o selecionador nacional Rolando Freitas.

“O que foi decisivo para que a Ucrânia se aproximasse no marcador foram quatro ou cinco falhas quase consecutivas do nosso ataque. Foi aí que eles se aproximaram bastante no marcador. Os jogadores sentiram que esse diminuir da vantagem não correspondia àquilo que tínhamos produzido, acelararam e ficaram esta diferença final de seis golos, que é uma margem que é confortável e espelha o decorrer do jogo”, analisou Rolando Freitas.

“Agora esperamos recuperar os jogadores. Era importante ganhar aqui, viemos com esse objetivo claro e conseguimos cumprir. Metade da tarefa está feita e agora há que descansar, recuperar e, quando chegarmos a Portugal preparar o jogo de domingo e tentar repetir a vitória”

PEDRO PORTELA
“Era importante ganhar este jogo”

Pedro Portela foi um dos jogadores que se evidenciaram na turma portuguesa, apontando 10 golos. Mostrava serenidade no final do jogo. ” Era importante ganharmos este jogo como é importante ganharmos o próximo”, começou por relembrar o ponta internacional português. “Temos noção que pecamos um pouco na finalização, o que nos obrigou a sofrer um bocadinho já perto do final do jogo. Corrigimos essas falhas e agora,no próximo jogo, vamos entrar para ganhar”
Sobre o seu desempenho individual, confessou que “fico muito contente quando faço boas exibições já que é sinal que tenho trabalhado bem. Há que continuar assim”. Para domingo, “vamos jogar para ganhar e tentar não falhar tanto na finalização”

ULISSES PEREIRA, presidente da FAP
“Qualificação para o Europeu é um objetivo que traçámos e queremos cumprir”

O presidente da Federação de Andebol de Portugal seguiu com atenção o desenrolar do jogo, desde os largos minutos que precederam a partida e todo o episódio decorrente da dificuldade em operacionalizar o piso de maneira a que o jogo começasse a tempo e horas.

“Hoje era um jogo decisivo para Portugal se manter na luta pela qualificação para o campeonato da Europa que é um objetivo que traçamos e queremos manter e reforçar”, começou por recordar o presidente da FAP. “Um jogo fora é sempre um jogo com dificuldades acrescidas, principalmente porque um dos nossos adversários, a Rússia, não vai ter a dificuldade de jogar na Ucrânia, vai jogar em campo neutro, e isso também acaba por condicionar um pouco tudo o que é esta qualificação”, refere Ulisses Pereira, para continuar. “Como já condicionou um pouco esta qualificação o facto da Rússia ter ido jogar a Portugal rpeparando exclusivamente o jogo contra nós, não tendo a meio da semana a carga nem a viagem decorrentes de mais um jogo.”

Ulisses Pereira recorda que “cumprimos a primeira de quatro etapas que nos faltam, cumprimos bem, já que conseguimos o objetivo principal que era a vitória. Tivemos diferentes momentos no jogo, momentos bons, momentos menos bons mas uma forte vontade de ganhar que quero aqui enaltecer”.

O apelo final vai para o público português e para o jogo do próximo domingo.

“Quero fazer um apelo aos adeptos do andebol, aqueles que para além de gostarem de Portugal gostam também de andebol, no sentido de nos acompanharem no domingo, em mais uma etapa desta caminhada, num jogo que não podemos pensar que, pelo facto de termos ganho cá, vai ser um jogo fácil. Temos situações anteriores que nos mostram isso. Está tudo em aberto para domingo e o apoio do nosso público é fundamental para vencermos esta segunda batalha”.

HUNGRIA VENCE NA RÚSSIA

No outro jogo do grupo 5 disputado esta tarde, a Hungria foi à Rússia vencer por 23-27, assumindo assim a liderança do grupo.

Em anexo pode ser consultado o histórico dos jogos entre Portugal e Ucrânia bem como o boletim de jogo

Indicamos abaixo o calendário relativo ao grupo 5, que encerra a particularidade do jogo entre a Rússia e a Ucrânia, relativo à primeira jornada, ainda não se ter realizado, estando agora agendado para o próximo dia 10 de Junho, conforme noticia publicada no sítio da EHF ver aqui.

CALENDÁRIO DO GRUPO 5:

– 1.ª jornada:
29.10.2014 – Hungria : PORTUGAL, 31-30 (19-15)
28.04.2015 – Rússia : Ucrânia (adiado para 10/6)

– 2.ª jornada:
02.11.2014 – PORTUGAL : Rússia, 29-34 (12-18)
02.11.2014 – Ucrânia : Hungria, 20-33 (9-15)

– 3.ª jornada:
30.04.2015, 16h00 – Ucrânia : PORTUGAL, 26-32 (12-17)
30.04.2015 – Rússia : Hungria, 23-27 (8-15)

– 4.ª jornada:
02.05.2015 – Hungria : Rússia
03.05.2015 – 16.05 h. – V.N. Gaia – PORTUGAL : Ucrânia – Sport TV2

– 5.ª jornada:
10.06.2015 – 20.15 h. – Santo Tirso – PORTUGAL : Hungria
11.06.2015 – Ucrânia : Rússia

– 6.ª jornada:
13.06.2015 – Hungria : Ucrânia
14.06.2015 – Rússia: PORTUGAL

Patrocinadores Institucionais