Campeonato Fidelidade Andebol 1: Sporting CP vence e leva decisão do título para o Dragão

PUB

O Sporting Clube de Portugal venceu esta noite o Futebol Clube do Porto por 25-24, no quarto jogo da final do «play-off» do Campeonato Fidelidade Andebol 1, adiando assim a decisão do título para o próximo sábado. Como se aguardava, jogo muito equilibrado, decidido apenas após prolongamento.

Setes iniciais esperados por parte de cada um dos treinadores, com Frederico Santos a dar a baliza a Ricardo Correia, que esteve muito bem no encontro anterior. Jogo muito rápido, nomeadamente por parte da equipa da casa, que passou aos sete minutos a vencer por 4-2. A primeira alteração foi realizada por Ljubomir Obradovic que chamou a jogo Yoel Morales (em prejuízo de João Ferraz) que fez dois golos nos primeiros remates, empatando a partida a quatro. Do lado do Sporting, Pedro Spinola substituiu pouco depois Frankis Marzo. O F.C.Porto passou pela primeira vez para a frente do marcador quando, perto dos 15 minutos, Ricardo Moreira concretizou um livre de sete metros (5-6). Pouco depois, Daymar Salina ampliou para 5-7. A primeira vantagem de três golos favoreceu o F.C. Porto, à passagem do minuto 20, poucos instantes antes do jogo ser interrompido. Dois golos consecutivos de Frankis voltaram a colar as equipas (9-10) levando o treinador do F.C. Porto a solicitar um time-out. O primeiro tempo terminou com o F.C. Porto a vencer por 11-12.

CANDEIAS SUBSTITUI CORREIA

O segundo tempo começou com Yoel Morales a faturar mais duas vezes e Frederico Carlos, a perder por 12-15, trocar de guarda-redes fazendo entrar Ricardo Candeias. O Sporting reagiu muito bem e foi Bruno Moreira a empatar a 15 golos, à passagem do minuto 40. Aos 45 minutos, momento importante do jogo, com a desqualificação de Hugo Santos e o Sporting a desperdiçar o livre de sete metros que poderia dar a igualdade. Quem não marca sofre e, do lado contrário, foi Ricardo Moreira a ampliar 16-18, aos 48 minutos). De sete metros em sete metros se foram fazendo as alterações no marcador, com Pedro Portela a empatar a 18. Pouco depois, em superioridade numérica, Bruno Moreira voltou a colocar o Sporting na frente. A perder por dois (20-18), Ljubomir Obradovic solicitou um ‘time-out’. O F.C. Porto empatou de seguida e foi a vez de Frederico Santos parar o jogo. As duas equipas entraram nos cinco minutos finais separadas por um golo (21-20) com o F.C. Porto a empatar de imediato. E empatadas (21-21) chegaram ao final do tempo regulamentar, levando o jogo para prolongamento, onde foi do F.C. Porto o primeiro golo.

Pedro Portela pôs tudo a zeros e assim foram as equipas para os derradeiros cinco minutos (24-24) depois de João Ferraz fazer a bola embater nos dois postes da baliza do Sporting. Spinola desempatou e, em superioridade numérica, o F.C. Porto desperdiçou o ataque. Chegou para os leões controlarem muito bem os instantes finais, vencendo por 25-24 e levando a decisão do título para o Dragão, onde as duas equipas voltam a defrontar-se no próximo sábado, a partir das 18 horas.

Yoel Morales, com nove golos, foi o goleador de serviço no F.C. Porto, enquanto Frankis Marzo e Pedro Solha apontaram cinco golos. Referência ainda para os bons desempenhos dos dois guarda-redes mais utilizados. Segundo a estatística, Alfredo Quintana fechou com 42% e Ricardo Candeias com 38%.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais