Ricardo Candeias e Tiago Pereira abordam jogo com a Hungria

PUB

A seleção nacional de andebol cumpriu hoje todo o plano de trabalho previsto para o quarto dia deste estágio que está a decorrer em Santo Tirso e que precede a partida frente à Hungria, a realizar quarta-feira, a partir das 20.15 horas (Sport Tv), no excelente Municipal local.

No intervalo entre as duas sessões foi possível colher a opinião de dois jogadores que Rolando Freitas chamou para esta dupla campanha frente à Hungria e Rússia. Tiago Pereira, em dia de aniversário, e Ricardo Candeias, falaram do jogo e da ambição do coletivo. Começámos pelo aniversariante, que não estranha esta situação de festejar fora de casa e mais longe da família.

“Já não é a primeira vez que acontece pois nos últimos quatro ou cinco anos coincide sempre termos estágio nesta altura. Sinto-me em família e, já que não posso passar o dia de aniversário com a família, passo-o com a minha segunda família. É com alguns deles que convivo a maior parte do tempo, já estou habituado e é um prazer passar mais um aniversário com eles”, referiu Tiago Pereira para, de seguida, abordar a partida frente à Hungria.

“Temos que ser realistas. Temos de ganhar os dois jogos para sermos apurados. Para já vem a Hungria, é nesse jogo que temos de estar focados. Jogámos lá, tivemos uma boa prestação e estivemos muito perto da vitória. É nisso que temos de pensar, a jogar em casa, apoiados pelo nosso público. Temos de estar mais motivados que nunca. Sabemos que vai ser um jogo difícil mas que temos tudo para conseguir a vitória e depois pensar no jogo com a Rússia”, refere o central português.

E nem o facto de estarmos em final de temporada parece pesar no ânimo e, assim se deseja, no desenpenho da equipa portuguesa.

“Mesmo um pouco desgastados, por estarmos em final de temporada, temos de estar mais motivados que nunca para poder fazer um bom jogo, ganhar estes dois jogos e fazer história. Este grupo já merece há algum tempo uma qualificação e é para isso que trabalhamos”

PRIMEIRO, PENSAR NA HUNGRIA

Ricardo Candeias tem sido um dos guarda-redes chamado pela equipa técnica nacional e para os jogos frente à Hungria e Rússia Rolando Freitas volta a poder contar com a sua presença e colaboração.

“O jogo mais importante que temos neste momento é com a Hugria, porque só a vitória interessa. Também sabemos que se ganharmos à Hungria podemos dar um passo importante para poder decidir na Rússia, porque caso o resultado seja outro, não nos interessa nada”, recorda o guarda-redes Ricardo Candeias.

A Hungria vem a Portugal numa posição muito confortável, já que tem o apuramento garantido. Será que isso pode fazer com que os húngaros estejam menos tensos?

“É provável que sim. Como também é natural que esta quarta-feira não seja a mesma formação que defrontámos lá. Mas para nós isso não é importante, já que vamos jogar exatamente da mesma forma para ganar. Como, no fundo, fizemos lá, num jogo que nos correu bastante bem, em que estivemos muito tempo na frente do marcador e em que a Hungria só conseguiu dar a volta nos quatro minutos finais”.

Para quarta-feira, Candeias espera um bom apoio do público da região que ajude a equipa até à vitória.

“É importante sentirmos o apoio do público e é também importante que a equipa adversária sinta que está a jogar fora. Mas estou convencido que o público da região vai comparecer em massa”, sustenta Ricardo Candeias.

UMA VISITA MUITO ESPECIAL

A seleção nacional recebeu, no treino da tarde, uma visita muito especial. Carlos André, um jovem de 32 anos, portador de trissomia 21 e adepto do Sporting Clube de Portugal, quis marcar presença no pavilhão e conviver um pouco com os seus ídolos. E não dispensou uma foto com os jogadores do Sporting em estágio para além da foto com toda a seleção nacional.

A equipa nacional volta ao trabalho esta terça-feira, véspera do jogo com a Hungria, estando prevista a realização de uma sessão de treino, no pavilhão municipal de Santo Tirso.

CALENDÁRIO DO GRUPO 5

– 1.ª jornada:
29.10.2014 – Hungria : PORTUGAL, 31-30 (19-15)
28.04.2015 – Rússia : Ucrânia (adiado para 10/6)

– 2.ª jornada:
02.11.2014 – PORTUGAL : Rússia, 29-34 (12-18)
02.11.2014 – Ucrânia : Hungria, 20-33 (9-15)

– 3.ª jornada:
30.04.2015, 16h00 – Ucrânia : PORTUGAL, 26-32 (12-17)
30.04.2015 – Rússia : Hungria, 23-27 (8-15)

– 4.ª jornada:
02.05.2015 – Hungria : Rússia, 29-25 (15-11)
03.05.2015 – PORTUGAL : Ucrânia, 34-24 (19-12)

– 5.ª jornada:
10.06.2015 – 20.15 h. – Santo Tirso – PORTUGAL : Hungria (Sport Tv)
11.06.2015 – Ucrânia : Rússia

– 6.ª jornada:
13.06.2015 – Hungria : Ucrânia
14.06.2015 – Rússia: PORTUGAL

CLASSIFICAÇÃO:
1.º Hungria, 8 pontos (4 jogos)
2.º PORTUGAL, 4 pts. (4 jogos)
3.º Rússia, 2 pts (3 jogos)
4.º Ucrânia, 0 pts (2 jogos)

Patrocinadores Institucionais