Madeira Sad conquista 17ª Supertaça Multicare Seniores Femininos

PUB

Com os treinadores das duas equipas em estreia, o tricampeão nacional Alavarium Love Tiles, orientado por Herlander Silva, entrou em campo com Mariana Lopes, Viviana Rebelo, Ana Rita Neves, Filipa Fontes, Mónica Soares, Maria Ramos e Isabel Góis; no outro meio campo, dirigido por Sandra Fernandes, alinharam pelo vencedor da Taça de Portugal, Madeira Sad, Claudia Aguiar, Anais Gouveia, Márcia Abreu, Erica Tavares, Ana Andrade, Renata Tavares e, na baliza, Diana Roque.

Ao segundo minuto de jogo, a pivot do Madeira Sad, Renata Tavares, inaugurou o marcador da Supertaça Multicare Seniores Femininos, no Pavilhão Municipal de Castelo Branco. O jogo arrancou da forma mais esperada, com grande equilíbrio e o marcador a registar uma igualdade a dois golos aos cinco minutos de jogo. Nas bancadas, os adeptos faziam-se ouvir no apoio às equipas e, aos 9 minutos, a equipa madeirense ficou em inferioridade numérica, por exclusão de Erica Tavares; no entanto, isso não impediu o Madeira Sad de conseguir a primeira vantagem de dois golos no jogo (3-5). O Alavarium Love Tiles reagiu e deu a volta ao resultado (6-5), ainda antes dos quinze minutos de jogo. Cláudia Aguiar, com duas saídas rápidas em contra-ataque, voltou a empatar o jogo (7-7), mas a equipa aveirense procurava impor-se no jogo e, aos 20 minutos, vencia por 9-7, altura em que Sandra Fernandes fez parar o cronómetro, pela primeira vez no jogo. As aveirenses seguiram mais eficazes e, com um parcial de 3-0 e distanciou-se no marcador (12-7). Apesar das dificuldades a nível ofensivo, o Madeira Sad recuperava lentamente, mas o Alavarium Love Tiles segurou a vantagem e, ao intervalo, vencia por 13-11.

O Madeira Sad regressou muito bem ao jogo e, com três minutos jogados e um parcial de 4-0, voltou a assumir a liderança do marcador (13-15); Diana Roque complicava a tarefa à formação aveirense e Herlander Silva não esperou mais para pedir um “time-out”. Cláudia Aguiar não desperdiçou um livre de sete para aumentar a diferença para três golos, ampliada logo a seguir por Erica Tavares (13-17 aos 6m). A reacção das campeãs nacionais não tardou e, ao minuto 12, em superioridade numérica por nova exclusão de Erica Tavares, reduziu para 18-20, pelas mãos de Mariana Lopes, que concretizou um livre de sete metros. Mesmo a meio da segunda parte, Erica Tavares viu cartão vermelho por acumulação de exclusões e Mariana Lopes voltou a não falhar os dois livres de sete metros seguintes, reduzindo para a diferença mínima (20-21). Com pouco mais de seis minutos para jogar, o conjunto aveirense ficou em inferioridade numérica, por exclusão de Mónica Soares e a equipa madeirense não perdeu a oportunidade de aumentar a vantagem para 20-22. O Alavarium Love Tiles reduziu, novamente pelas mãos de Mariana Lopes mas, a 30 segundos do fim, Márcia Abreu marcou para o Madeira Sad (21-23). Mónica Soares marcou o último golo do Alavarium Love Tiles (22-24). Sandra Fernandes pediu o último time-out a poucos segundos do fim e já em cima do apito final, Anais Gouveia confirmou a vitória do Madeira Sad, por 22-24.

No final do jogo, em conferência de imprensa, o treinador do Alavarium Love Tiles começou por dar os parabéns a Sandra Fernandes e fez uma apreciação ao jogo: “Foi um jogo emotivo, em que as jogadoras deram tudo. A parte decisiva do jogo foi quando estivemos a ganhar a quatro minutos do fim da primeira parte 13-8 e depois sofremos um parcial de 8-0 entre o fim da primeira parte e o início da segunda”.

Depois, Sandra Fernandes contou que “Pediram-me para ser campeã nacional porque não são campeãs há três anos e eu vou tentar ser. Por falta de trabalho não vai ser porque eu vou dedicar-me a 300%, vou pôr o meu cunho na minha equipa e eu quero ser campeã nacional. Era importante nós ganharmos hoje, era, mas não era o objectivo principal. Com a equipa reduzida, com lesões, com um vermelho a uma atleta fundamental, elas conseguiram. Hoje a minha equipa demonstrou que tem carácter e esse carácter tem de estar em todos os jogos.”

Mariana Lopes, com 9 golos, foi a melhor marcadora da Supertaça Multicare Seniores Femininos. O boletim de jogo já pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais.

Marcha do marcador: 2-2 (5m), 3-4 (10m), 6-5 (15m), 9-7 (20m), 12-8 (25m), 13-11 (30m); 13-15 (35m), 16-19 (40m), 18-21 (45m), 20-21 (50m), 20-21 (55m), 22-24 (fim).

No final do jogo, realizou-se a habitual entrega de prémios. Ildeu Correia, Presidente da Associação de Andebol de Castelo Branco, fez a entrega das medalhas de participação à equipa de arbitragem; Pedro Lopes, Presidente da Casa do Benfica de Castelo Branco, entregou as medalhas ao finalista vencido, Alavarium Love Tiles e o director geral dos estabelecimentos escolares, José Alberto Duarte, entregou as medalhas ao Madeira Sad.

Por fim, o vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco, Fernando Raposo, entregou a Taça à capitã do Alavarium Love Tiles, Filipa Fontes e logo a seguir, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal entregou a Taça à capitã da equipa vencedora da Supertaça Multicare Seniores Femininos.

Patrocinadores Institucionais