Torneio Internacional Cidade de Viseu 2015 – Sporting CP vence SL Benfica e já está na final

PUB

O Sporting Clube de Portugal venceu esta tarde o S.L. Benfica por 21-32 no jogo da primeira meia-final do Torneio Internacional de Viseu 2015 que esta tarde arrancou na Cidade do Viriato. Triunfo claro dos ‘leões’ que dominaram toda a partida.

Para o sete inicial, os treinadores escolheram um grupo de jogadores onde se notavam alguns dos reforços de cada um dos emblemas para a temporada que agora arranca. Assim, o Sporting CP entrou com Aljosa Cudic na baliza; Pedro Portela e Pedro Solha nas pontas e Carlos Carneiro, Frankis Carol, Fábio Magalhães e Bruno Moreira a defender ao centro.

Quanto ao SL Benfica entrou com Hugo Figueira, João Pais, Davide Carvalho Tiago Pereira Uelinyon da Silva, Javier Borragan e Paulo Moreno na posição de pivô. Os encarnadas procediam a uma substituição «defesa x ataque» com a entrada de Flávio Fortes para a posição de Tiago Pereira, que só atacava.

Jogo equilibrado nos primeiros sete minutos (2-3 para os ‘leões’) com o treinador do SL Benfica a solicitar o primeiro ‘time-out’ aos 10 minutos, quando a sua equipa perdia por 3-5. O Sporting ampliou para 4-9, à passagem do minto 16, e eram notórias as dificuldades do SLBenfica face à defesa leonina. Nessa altura já o SL Benfica tinha em campo Belone Moreira, como lateral direito, e Hugo Freitas na ponta direita. Zupo Equisoan também já tinha feito entrar Francisco Tavares, João Pinto, Bosko Bjelanovic e Sérgio Ramos. O resultado ao intervalo (9-15 a favor do Sporting) espelhava o que se tinha passado nos primeiros 30 minutos.

Para o arranque do segundo tempo ambos os treinadores optaram por entregar a guarda das balizas a Nikola Mitreveski e Luís Oliveira. O Sporting não perdeu produtividade e passou aos 37 minutos a vencer por nove golos de diferença (10-19). Sempre mais eficientes, os ‘leões’ passaram a meio do segundo tempo com a confortável vantagem de oito golos (15-23). Assim foi decorrendo o jogo com os treinadores a terem o cuidado de dar tempo de jogo aos atletas disponíveis. Um parcial de 4-1 a favor do SL Benfica aproximou as equipas (19-24, aos 50 minutos) mas não o suficiente para fazer perigar o domínio na globalidade da partida e o triunfo no jogo por 21-32.

EM DIRETO

Mariano Ortega (treinador do SL Benfica):”Esta semana tivemos muita carga e a primeira linha está muito limitada. Falta-nos o Hugo Lima, o Alexandre Cavalcanti, o Elledy Semedo e o Dragan Vrgoc lesionados… Espero que o Benfica melhor quando estiverem todos disponíveis. Era importante ganhar mas vamos sofrer um pouco mais e continuar a trabalhar”.

Zupo Equisoain (treinador do Sporting CP): “A vitória assentou na defesa . Só sofremos oito golos na primeira parte, deixaram-nos correr no contra-ataque, o mais importante foi que a equipa, mesmo a ganhar por sete e oito golos, nunca baixou os braços e continuou com o mesmo ytabalho e a mesma intensidade e daí a diferença de 11 golos. Em linhas gerais estou satisfeito, temos de melhorar alguns devaneios de meninos”.

ABC/UMINHO E SUECOS DECIDEM SEGUNDO FINALISTA

No segundo jogo da tarde, o ABC/Universidade do Miho defrontou os vice-campeões suecos. Após um primeiro período de algum equilíbrio, com o Alingsas HK a chegar aos 3-5, os bracarenses, com uma equipa renovada onde apareceu no sete inicial o jovem André Gomes, com Aleksandr Nekrushets, também com 17 anos, a entrar ouco depois.

Passados os primeiros minutos da primeira parte, em que os suecos chegaram ao 4-6, o ABC reagiu bem e com um parcial de 6-0 deram a volta ao marcador passando para 10-6.Depois, revés para Carlos Resende quando Pedro Seabra Marques foi castigado com a amostragem de um cartão vermelho direto. Os suecos reagiram, foram-se a proximando e chegaram ao descanso a vencer por 16-18.

Uma entrada de rompante na segunda parte, com um parcial de 3-0, voltou a colocar a formação portuguesa – com Cláudio Silva na baliza – na frente (19-18) ainda antes de disputados cinco minutos. A perder 21-20, com 36 minutos de jogo, o técnico sueco solicitou um ‘time-out’. Seguiram-se momentos de alternância no marcador até que os suecos tomaram conta do jogo acabando por averbar uma vitória (29-34) por numéros que não espelham bem o equilíbrio que marcou parte da partida.

No final do jogo Carlos Resende considerou que “a defesa tem de melhorar, pois não é possível sofrer 34 golos frente a uma equipa como o Alingsas HK”

Os boletins de jogo podem ser consultados em anexo

Patrocinadores Institucionais