V Gala do Andebol: Mariana Lopes e Gilberto Duarte são os melhores do Ano

PUB

No belíssimo Cine Teatro Avenida, os mais de 350 convidados da V Gala do Andebol foram recebidos pelos anfitriões e apresentadores da noite, os jogadores Nuno Grilo (ABC/UMinho) e Filipa Fontes (Alavarium/ Love Tiles).

Entre os convidados e muitos ilustres presentes, estiveram os presidentes da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia; da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso; do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos; da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, da deputada à Assembleia da República, Hortênsia Martins; dos vereadores da edilidade local, Paulo Moradias, Maria José Batista e Fernando Raposo.

No seu discurso, o Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, começou por dizer que ”É com muita alegria que dou as boas vindas a todos aqueles que quiseram hoje connosco partilhar esta V Gala do Andebol” e destacou a escolha de Castelo Branco para a realização desta importante cerimónia: ”Quisemos, com esta escolha, sublinhar o compromisso da Federação com o desenvolvimento da modalidade nas zonas mais afastadas dos principais pólos de desenvolvimento do país. Temos a obrigação, todos, de lutar pela coesão territorial e o Andebol pretende ter um papel cada vez mais ativo nesse caminho”.

Feitos, logo a seguir, os devidos agradecimentos à Câmara Municipal de Castelo Branco, Associação de Andebol de Castelo Branco, agentes da modalidade e clubes, Ulisses Pereira destacou a importância, cada vez maior, da Gala do Andebol: ”Esta noite reconheceremos os que foram considerados os melhores de 2014/ 2015, numa primeira fase selecionados pelos treinadores e, numa fase seguinte, pelo voto dos adeptos da modalidade, depositados no Portal da Federação de Andebol de Portugal, que a todos convidamos a visitar. Mesmo aqueles que durante o dia de hoje o invadiram, de forma abusiva e ilegal, para conhecerem o nome dos premiados, o que lamentamos ter sucedido e procuraremos evitar no futuro. É matéria que trataremos nos locais próprios, mas também é um sinal claro do interesse crescente que a Gala do Andebol desperta na opinião pública e isso deixa-nos naturalmente satisfeitos”, assumiu.

Não esquecendo o homenageado da noite, o Presidente da Federação relembra que ”o Andebol em Portugal é construído por muita gente anónima, que não vive para as luzes da ribalta, mas que sem esses nossos companheiros de percurso não teria sido possível chegarmos onde chegámos” e despediu-se, fazendo votos ”que esta V Gala do Andebol possa ficar na memória de todos os que a ela assistem ao vivo ou através da Andebol TV.”

E O PRÉMIO DE MELHOR JOGADOR FOI PARA… MARIANA LOPES E GILBERTO DUARTE!

Pela quinta vez consecutiva, a Gala do Andebol distinguiu os jogadores, treinadores, árbitros e personalidades que mais se destacaram e contribuíram para o sucesso da nossa modalidade. Ao palco da bela sala albicastrense, foram chamados Gilberto Duarte e Mariana Lopes (Prémio Melhor Jogador), Miguel Martins e Daniela Mendes (Prémio Jogador Revelação), Alfredo Quintana e Isabel Góis (Prémio Melhor Guarda-Redes), Vânia Sá e Marta Sá (Prémio Melhor Dupla de Árbitros) e Carlos Resende e Carlos Neiva (Prémio Melhor Treinador).

Recorde-se que a atribuição destes prémios resultou da votação online dos cibernautas amantes da modalidade, após uma primeira escolha feita pelos treinadores equipas participantes no Campeonato Fidelidade Andebol 1 e Campeonato Multicare 1ª Divisão Seniores Femininos.

Mariana Lopes, do Alavarium/Love Tiles, repetiu a distinção que já lhe tinha sido atribuída na Gala de 2014, realizada em Viseu, enquanto Gilberto Duarte, do FC Porto, voltou a conquistar o troféu, como tinha acontecido em 2012.

Dos três nomeados a Melhor Jogador 2014/2015, Gilberto Duarte levou a melhor sobre Pedro Seabra (Liberty Seguros – ABC/UMinho) e Frankis Carol (Sporting CP), enquanto Mariana Lopes destacou-se perante as outras duas nomeadas, Mónica Soares (Alavarium/ Love Tiles) e Patrícia Rodrigues, do JAC – Alcanena.

No Prémio Revelação, Miguel Martins (F.C. Porto), foi o escolhido de entre os três finalistas, que incluíam Carlos Martins e Diogo Branquinho, ambos do ABC/UMinho. Daniela Mendes (CA Leça) arrecadou mais votos que as outras duas finalistas, Erica Tavares (Madeira SAD) e Ana Carolina Silva (Juvelis).

Os Melhores Guarda-Redes também voltaram a ser distinguidos. Este ano, Alfredo Quintana (F.C. Porto) foi o escolhido e deixou para trás dois nomeados repetentes: Ricardo Candeias (Sporting CP) e Humberto Gomes (ABC/UMinho). Isabel Góis repetiu a vitória da anterior Gala, ao conseguir mais votos que as concorrentes diretas, Diana Roque (Jac-Alcanena) – vencedora na edição de 2013 – e Nádia Nunes, do CS Madeira.

Vânia Sá e Marta Sá destronaram os leirienses Eurico Nicolau e Ivan Caçador na categoria de Melhor Dupla de Árbitros de 2014/2015. A par com as irmãs Sá, estavam, precisamente, os vencedores das quatro Galas anteriores, Eurico Nicolau/Ivan Caçador e, ainda, Ramiro Silva/Mário Coutinho (Aveiro).

Quanto aos prémios destinados aos Melhores Treinadores, nos masculinos, Carlos Resende, do ABC/UMinho, sucedeu ao também nomeado Ljubomir Obradovic (F.C. Porto) e Frederico Santos (Sporting CP); nos femininos, o público preferiu Carlos Neiva, do Alavarium/ Love Tiles, aos dois outros nomeados da noite, Marco Santos (JAC Alcanena) e Paula Castro (Colégio de Gaia).

FLORIVAL ROSADO FOI O HOMENAGEADO DA NOITE

Um dos momentos altos da V Gala do Andebol foi a distinção a uma figura do Andebol nacional: Florival Rosado. De jogador, a treinador, seccionista, diretor do Clube Oriental de Lisboa (COL), dedicou toda a vida à modalidade que o apaixona. A sua ligação ao Andebol remonta a 1956/57, onde se iniciou como júnior do COL e não deixou escapar alguns títulos nacionais de Andebol Sete e de Onze, ao serviço do S.L. Benfica.

Recebeu a distinção das mãos do presidente da FAP, Ulisses Pereira e do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia.

A V Gala do Andebol foi animada por vários momentos musicais, protagonizados pela fadista Ana Paula; Miguel Carvalhinho (guitarra clássica) e Susana Dias (viola beiroa); Pedro Ladeira (clarinete); Manuel Costa Alves (poema).

Patrocinadores Institucionais