Champions League: FC Porto vence Tatran Presov numa estreia muito promissora

O FC Porto fez a melhor estreia que poderia desejar na fase de grupos Champions League este sábado, no Dragão Caixa, frente à poderosa equipa do Tatran Presov em jogo da primeira jornada do grupo C.

No jogo dirigido por uma dupla austríaca, Hugo Santos inaugurou o marcador para o FC Porto; depois do empate, o marcador só viria a mexer quase três minutos depois, com golo de Bruno Moreira. O jogo seguiu equilibrado e, aos doze minutos, a equipa de Ricardo Costa conseguiu a primeira vantagem de dois golos (6-4), após contra-ataque de Salina, que aumentou para 8-5, ainda antes dos 15 minutos, o que levou o treinador do Presov a marcar individualmente Rui Silva. Aos vinte minutos, o Porto ganhava por 11-7 e o público fazia-se ouvir, no Dragão Caixa. Os eslovacos deparam-se com dificuldades em controlar o ataque portista, que mostrava grande eficácia e Gilberto Duarte colocou o Porto a ganhar por 13-8. O FC Porto foi segurando a liderança do marcador e saiu para intervalo a ganhar por 14-11.

No regresso para a segunda parte, António Areia, que entrou para o lugar de Bruno Moreira reabriu a contagem, para o FC Porto; o Presov entrou no jogo à procura da recuperação (16-14). Ricardo Costa fez alterações na formação portista, que voltou a fechar a defesa, muito apoiada pela boa exibição de Alfredo Quintana na baliza e a mostrar grande eficácia no ataque – nomeadamente nas saídas rápidas para o ataque – e o Porto voltou a distanciar-se no marcador. Aos 42 minutos, a turma portista já levava novamente seis golos de vantagem (23-17) e assumia o controlo do jogo. A dez minutos do fim, vencia por 28-20, numa vantagem confortável para os azuis e brancos, que venceram por 33-23, numa estreia muito promissora.

Em declarações ao Porto Canal no final do jogo, Ricardo Costa referiu que ” pelos números e pelo significado do jogo, foi o jogo mais completo e mais em crescendo desde o início da primeira parte. Estou muito satisfeito, fizeram um bom jogo. Foi o primeiro da Liga dos Campeões, temos mais nove para atingir o nosso objectivo”, assumiu o técnico do Porto.

Gilberto Duarte e Yoel Morales foram os melhores marcadores do Porto, com seis golos cada. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Recorde-se que o grupo C, para além de FC Porto e Tatran Presvov, alberga ainda os espanhóis do Naturhouse La Rioja; os russo do Chekhovskie Medvedim.; os bielorrussos do HC Meshkov Brest e os servios do Vojdovina.

Patrocinadores Institucionais