Champions League: vitória histórica mantém FC Porto no rumo da Europa

PUB

O FC Porto venceu esta tarde o HC Meshkov Brest por 29-28 em jogo da quinta jornada do grupo C da fase de grupos da Champions League. Ao intervalo, a equipa de Ricardo Costa seguia confortavelmetne na frente (16-11), depois de ma primeira parte em que foi claramente superior à equipa que viajou desde a Bielorrússia.

De facto, foi um jogo que tão cedo sairá da memória de todos os que lotaram o Dragão Caiza e assistiram pela transmissão em direto do Porto Canal. Uma primeira parte de muito beom nível permitiu que o FC Porto fosse construindo uma vantagem sólida e clara, chegando ao intervalo a vencer por cinco golos (16-11).

Mas, no início da segunda parte, com ataques muito precipitados, o FC Porto permitiu que os bielorrusos, equipa de elevada qualidade e compleição física, fizesse um parcial de 2-6 e se aproximasse no marcador (18-18). O FC Porto tremeu um pouco e valeu então o sempre inestimável apoio do seu público, como aliás reconheceria no final da partida o treinador Ricardo Costa –«Sem eles, tenho a certeza absoluta que hoje não teríamos ganho», referiu, em tom de agradecimento ao público o técnico portista. Depois de empatarem a 19 aos 40 minutos, os bielorrussos como que tomaram conta do marcador e só a quatro minutos do fim Gustavo Rodrigues colocaria o FC Porto de novo na frente do marcador (27-26). Mas não seria de forma definitiva já que o Meshkov ainda marcou o 27-28, a dois minutos do fim. E foi de novo Gustavo Rodeigues a empatar a aprtida para António Areia, a 20 segundos do fim, a fazer o 29.º e último golo do FC Porto que ditaria uma importantíssima vitória que coloca o FC Porto na liderança do grupo C, de parceria com o Naturhouse La Rioja que, nesta jornada, foi vencer ao recinto do Vojvodina por 26-31.

Portugueses e bielorrusos voltam a encontrar-se daqui a oito dias, desta feita na Bielorrússia.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais