Portugal vence Geórgia e disputa este sábado o apuramento para o play-off frente a Israel

PUB

Portugal venceu hoje a Geórgia por 22-37, em jogo da segunda jornada do grupo 4 da qualificação europeia para o «play-off» do campeonato do Mundo – França 2017, disputado no Shlomo “Drive In” , em Tele Aviv. Ao intervalo, Portugal já seguia confortavelmente na frente (10-17).

Rolando Freitas escolheu para o sete inicial Alfredo Quintana na baliza; António Areia e Pedro Portela nas pontas, Tiago Rocha, João Ferraz, Gilberto Duarte defendiam ao centro e Rui Silva um pouco mais adiantado. Não entrou bem a formação lusa que, em cima do minuto quatro, perdia por 4-1. Quatro golos consecutivos de António Areia descansaram a equipa (5-5, aos oito minutos). Portugal passou a primeira vez para a frente do marcador aos 13 minutos, quando Tiago Rocha converteu um livre de sete metros (7-8) vantagem que Areia ampliaria pouco depois. Mas algumas falhas do ataque luso permitiram que a Geórgia voltasse a empatar o jogo (9-9 aos 18 m.), ainda que por pouco tempo pois, aos 21 minutos, Portugal já vencia por 9-11.

O técnico georgiano solicitou um ‘time-out’ e Rolando Freitas aproveitou para mexer na equipa. De uma assentada, fez entrar Fábio Antunes, Fábio Magalhães, Nuno Roque, Pedro Portela e, alguns segundos depois, Cláudio Pedroso. A equipa mostrava confiança, jogava com velocidade e à entrada dos quatro minutos finais tinha ampliado a vantagem para cinco golos (9-14), após um parcial de 0-5. A Geórgia esteve 11 minutos sem marcar e foi para o intervalo a perder por 10-17.

Portugal regressou com um sete semelhante ao que iniciou a partida – exceção a Pedro Solha e Fábio Magalhães – e com a mesma vontade de não deixar a Geórgia aproximar-se e beliscar o total controlo do jogo por parte dos portugueses. Se a tarefa não era fácil para os georgianos, mais se complicou com a desqualificação de LeskoTsitelishvi que, enquanto jogou (39 minutos, 13-21) apontou três golos em cinco remates. Pouco depois, a diferença chegava aos 10 golos (13-23) e Rolando Freitas voltou a mexer na equipa.

A partir daí, a história do jogo não conheceu novos ou emotivos capítulos, resumindo-se à contagem dos golos e à utilização de todos os jogadores, tal foi a maneira séria como Portugal conseguiu sempre, de forma consistente e com entrega permanente, manter claro domínio. Portugal venceu por uma margem claramente superior à que Israel conseguiu frente ao mesmo adversário (27-19).

Face à vitória de Israel sobre a Estónia (28-25), a decisão quanto ao apuramento fica adiada para a última jornada, a disputar amanhã, com Portugal a defrontar Israel – as duas únicas seleções que ainda podem aspirar a marcar presença no «play-off».

Marcha do marcador: 6-5 (10 m.); 9-10 (20 m.); 10-17 (30m.); 13-23 (40 m.); 17-29 (50 m.) e 22-37 (60 m.)

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

EM DIRETO

No final do jogo, Rolando Freitas fez a apreciação à partida que, para quem não teve oportunidade de assistir e apenas tomou contacto com o resultado final, deixa a sensação de que tratou de um jogo muito fácil.

«Não há jogos fáceis. Nós é que, pelo nosso trabalho, o tornámos fácil. Até aos 15 minutos a partida esteve muito equilibrada, fomos mantendo essas consistência defensiva e, até, melhorando, e conseguimos lançar o contra-ataque. A partir daí o jogo foi-se tornando mais fácil e vencemos bem», começa por referir o selecionador nacional.

O desenrolar do jogo deu hipóteses de Rolando Freitas começar a equacionar o jogo decisivo, a disputar este sábado frente a Israel.

«Pensei que era importante chegar ao final deste jogo sem lesões, sem castigos, sem problemas físicos e sem demasiado desgaste dos jogadores. Mas não posso dizer que pensei claramente no jogo de amanhã. Só a partir de agora vamos começar a pensar. Chegamos ao último jogo com a necessidade de o ganhar, para sermos apurados para o play-off, uma situação que já pensávamos que viria a acontecer. Temos de estar prontos para encarar a partida frente a Israel com otimismo e confiança», finalizou o seleccionador nacional, Rolando Freitas.

Calendário do Grupo 4 da fase de qualificação europeia para o «play-off» do Mundial de 2017:

Dia 5 de Novembro:

17h15 – PORTUGAL-Estónia, 28-28 (14-14)
19h40 – Israel-Geórgia, 27-19 (13-8)

Dia 6 de Novembro:

16h00 – Estónia-Israel, 25-28(13-14)
18h15 – Geórgia-PORTUGAL, 22-37 (10-17)

Dia 7 de Novembro:

17h00 – Estónia-Geórgia
19h15 – PORTUGAL-Israel

CLASSIFICAÇÃO

1.º Israel, 4 pontos
2.º Portugal, 3
3.º Estónia, 1
4.º Geórgia, 1

NOTA – horas locais (menos duas em Portugal Continental)

Patrocinadores Institucionais