Campeonato Fidelidade Andebol 1: ABC/UMinho impôs-se nos instantes finais ao Madeira SAD

PUB

O ABC/UMinho venceu esta tarde o Madeira SAD por 28-27, no jogo que abriu a 17.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1. Ao intervalo, os insulares venciam por 14-17, depois de terem dominado todo o primeiro tempo.

Início cauteloso das duas equipas, com Claudio Pedroso a abrir o marcador, bem em cima do minuto três. As defesas mostravam supremacia sobre os ataques e o ABC só facturou o primeiro golo em cima do minuto sete. E foi com relativa naturalidade que o Madeira SAD chegou aos quatro golos de vantagem (1-5), ainda antes do minuto 10. Mais um golo do Madeira – que actuava com uma defesa muito adiantada – ‘obrigou’ Carlos Resende a solicitar um ‘time-out’. As duas equipas passaram o meio tempo separaras por três golos, com vantagem para o Madeira (8-5). Sarmento e Branquinho substituíram Martins e Vidrago. O jogo passou depois por momentos muito rápidos, com ambos os ataques a cometerem falhas que proporcionaram contra-ataques e golos (7-12 aos 21 m.). Um parcial de 4-1 a favor dos bracarenses aproximou as equipas (11-13, aos 26 minutos) mas o Madeira foi para o intervalo a vencer por 14-17, já depois de Ricardo Pesqueira ter sido desqualificado por terceira exclusão, o que complicou ainda mais a tarefa de Carlos Resende.

Entrou determinada a equipa da casa, com Carlos Martins, aos 36 minutos, a colocar as equipas (18-19). Dois minutos depois Vidrago fez o primeiro empate para o ABC (19-19) e Paulo Fidalgo pediu um ‘time-out’. E de empates sucessivos (20, 21, 22, 23 e 24) se foram escrevendo os minutos seguintes. Até que, aos 49 minutos, Miguel Sarmento colocou pela primeira vez o ABC na frente (25-24). Carlos Resende lança Pedro Seabra, que regressou após prolongada ausência, mas o Madeira voltou a reagir e passar para a frente do marcador (25-26). Dois golos consecutivos de Nuno Rebelo voltaram a colocar os bracarenses na frente, à entrada dos cinco minutos finais (27-26). Os derradeiros instantes foram emocionantes, com o ABC a ser mais feliz e eficaz no que restava para jogar, vencendo por 28-27.

Destaque para a eficácia de Nuno Silva, com 11 golos em 15 remates (73%) e de Tomás Albuquerque, com seis em seis (100%).

Na Maia, o Águas Santas recebeu o SL Benfica, mais um jogo de grande emoção e equilíbrio. Foi o SL Benfia a conseguir as primeira vantagens de dois golos mas ao minuto 12 Pedro Cruz colocou a sua equipa na frente (7-6). Depois foram os maiatos a chegar a vantagens de dois golos e permitiram mesmo que o SL Benfica empatasse antes do descanso (12-12). No recomeço o Águas Santas apareceu forte, nunca perdeu o comando do marcador e aos 39 minutos conseguiu a primeira vantagem de três golos (18-15) por Pedro Cruz, que Hugo Rosário ampliaria de seguida (19-15). O Benfica tentou uma reação mas à entrada dos 10 minutos finais ainda era o Águas Santas que estava na frente (21-19). A quatro minutos do fim o Águas Santas ampliou a vantagem para quatro golos (25-21), o Benfica reagiu muito bem (25-24) mas não conseguiu ir mais longe.

Em Avanca, a formação local recebeu o Delta Belenenses, a quem vencia por 14-10 no final do primeiro tempo. Aquilo que parecia uma tarefa fácil acabou por comploicar-se, o Belenenses ‘colou-se’ já nos minutos finais e a Artística teve sérias dificuldades em acabar por averbar mais mais três importantes pontos, ganhando por 27-25.

Em Lisboa, parecia mais fácil a tarefa do Passos Manuel quando a equipa de João Comédias chegou aos seis golos de vantagem. A turma de Lisboa foi para o descanso a ganhar por 17-13, mas o AC Fafe reagiu muito bem e foi-se aproximando até ao 30-29 com que terminou a partida.

Já esta noite, o Maia ISMAI foi conquistar uma importante vitória aos Açores, onde venceu o Sporting da Horta por nove golos de diferença.

Jogos e árbitros para a 17.ª jornada do Campeonato Fidelidade Andebol 1 a realizar este fim-de-semana:

Sábado, dia 19 de Dezembro:

– ABC/UMinho-Madeira SAD, 28-27 (14-17)
– AA Avanca-Delta Belenenses, 27-25 (14-10)
– Águas Santas Milaneza-SL Benfica, 25-24 (12-12)
– Passos Manuel-AC Fafe,30-29 (17-13)
– Sp. Horta-Maia ISMAI, 24-33 (12-16)

Domingo, dia 20 de Dezembro:

18h00 – Dragão Caixa – FC Porto-Sporting CP – Mário Coutinho/Ramiro Silva (Aveiro) – Porto Canal

O calendário completo do Campeonato Fidelidade Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Acompanha-nos também no instagram Andebol_Portugal e partilha as tuas fotos através dos #FidelidadeAndebol1 e #MulticareAndebolFeminino.

Patrocinadores Institucionais