44.ª Yellow Cup: Portugal já está em Winterthur onde amanhã defronta a Suíça

PUB

Céu totalmente nublado por nuvens baixas e quatro graus de temperatura. Foi assim que Zurique recebeu esta tarde a seleção nacional sénior masculina de Portugal que a partir de amanhã disputa mais uma edição da «Yellow Cp», competição que conta com a presença das seleções nacionais da Áustria, Tunísia, Portugal e do país anfitrião.

A comitiva portuguesa, dividida em dois grupos que partiram de Lisboa e Porto, chegou a meio da tarde a Zurique, seguindo-se uma rápida deslocação até Winterthur, a cidade que, como habitualmente, acolhe o torneio que este ano realiza-se em 2 e 3 de Janeiro.

Recorde-se que tanto Áustria como Suíça ainda se encontram a disputar o apuramento para o «play-off» de acesso ao Mundial de 2017, com os austríacos a liderarem o grupo 2, com duas vitórias em dois jogos, e os suíços à espera de se estrearem no grupo 6, onde têm a companhia de Holanda e Luxemburgo, ao passo que Portugal já garantiu o apuramento para o ‘ply-off’ de acesso a esse mesmo Mundial.

A ESTREIA DE MIGUEL MARTINS NA SELEÇÃO A

Da lista de convocados de Rolando Freitas salta à vista a chamada do jovem Miguel Martins. Presença habitual nas seleções de escalões inferiores, o jogador do Futebol Clube do Porto estreia-se agora na formação sénior de Portugal. Uma situação que o deixou naturalmente satisfeito.

«Sem dúvida. Estou muito feliz por estar agora na seleção A, neste período de trabalho e vou dar o meu melhor para ajudar a equipa». Miguel Martins ainda não deu os primeiros passos com a selecção A, já que conversamos com ele ainda antes do treino que Portugal realizou ao final da tarde, mas não tem dúvidas que vai encontrar diferenças entre a formação dos Sub20 e a seleção sénior.

«É sempre uma experiência diferente, por ser a seleção A…Seguramente que é diferente do que trabalhar com as seleções mais jovens»

Miguel Martins não esconde que esta chamada de Rolando Freitas o deixou um pouco surpreendido.

«Não estava à espera de ser chamado tão cedo, mas fiquei feliz. Mas não quero pensar nisso e, agora, há que andar para a frente», refere com convicção o benjamim da equipa.

Após a participação na «44.ª Yellow Cup», Miguel Martins regressa a Portugal para integrar a seleção de Sub20 que vai disputar, em Mêda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, o «Torneio das Quatro Nações, verificando-se a entrada de Tiago Pereira no lote dos convocados.

TREINO AO FINAL DA TARDE

A seleção nacional realizou ainda ao final da tarde um primeiro treino, exatamente no Eulachhallen, o recinto que vai acolher os quatro jogos do torneio.

Amanhã, sábado, Portugal joga com a Suíça, em jogo que terá transmissão Live Stream em www.handballtv.ch , enquanto a Áustria defronta a Tunísia, vencedora da edição anterior. No dia seguinte, domingo, começam por se defrontar os derrotados de sábado, seguindo-se a final que coloca frente a frente os vencedores dos jogos de sábado.

<b<QUATRO REPETENTES

A lista de convocados de Rolando Freitas para a edição 44 da «Yellow Cup» (ver em anexo) repete quatro jogadores que estiveram em Winterthur em Dezembro de 2007, o último ano em que Portugal marcou presença no evento.

São os casos de Ricardo Candeias; Pedro Solha, Tiago Rocha e Bosko Bjelanovic

DEPOIS DA YELLOW CUP, DOIS PARTICULARES NA ISLÂNDIA

Cumprido o compromisso da «Yellow Cup», a comitiva ruma a Reykjavic onde, nos dias 6 e 7, Portugal defronta a Islândia, formação que se encontra na fase final de preparação para o Campeonato da Europa da Polónia, a disputar a partir de 15 de Janeiro, e onde os islandeses integram o grupo B, juntamente com a Croácia, Bielorrússia e Noruega.

O regresso a Portugal está agendado para o dia 8 de Janeiro.

CALENDÁRIO DA «44.ª YELLOW CUP»:

– Dia 2 de Janeiro, sábado:

16h30 – Tunísia-Áustria
19h00 – Suíça-PORTUGAL

– Dia 3 de Janeiro, domingo:

13h00 – Apuramento de 3.º/4.º classificados
15h30 – FINAL

NOTA – Menos uma hora em Portugal Continental.

Todas as informações sobre o torneio em Yellow Cup.

Patrocinadores Institucionais