Luís Monteiro, seleccionador nacional, faz o lançamento do Torneio das Quatro Nações

PUB

A seleção nacional de Juniores A concentrou-se esta segunda-feira em Mêda, para um estágio que prepara a sua participação no «Torneio das Quatro Nações», competição que decorre nos próximos dias 8, 9 e 10 de Janeiro e conta com a presença das selecções nacionais juniores masculinas de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Os jogos (ver calendário abaixo) realizam-se em Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel e este torneio representa mais uma etapa na preparação para a qualificação para o Campeonato Europeu Sub20 Masculinos – prova a ter lugar em Portugal, de 8 a 10 de Abril de 2016, com todos os jogos terão transmissão online em directo pela Andebol|TV.

O seleccionador nacional, Luís Monteiro, deu a conhecer os objetivos para a participação da formação lusa, falando também de cada um dos adversários de Portugal.

«Os nossos objetivos para este torneio passam por procurar aumentar o índice competitivo da equipa; fazer uma avaliação do trabalho que tem vindo a ser feito com esta geração; perceber qual é o nosso nível e em que patamar estamos quando jogamos contra adversários que são três das melhores equipas mundiais», começa por esclarecer Luís Monteiro. «Ao mesmo tempo, queremos dar tempo de jogo a todos os jogadores, para podermos aparecer em Abril (nota – data em que se disputa, em Portugal, o apuramento para o Europeu de Sub20) num nível mais elevado do que o que estamos agora».

No Torneio das Quatro Nações, Portugal vai bater-se com três formações de altíssimo gabarito, como França, Alemanha e Espanha. Daí que Luís Monteiro deixe escapar alguma dificuldade em identificar qual dos três será o adversário mais difícil para Portugal.

«A França é campeã do Mundo. Uma seleção fortíssima que tem um conjunto de atletas fortíssimos, de um nível muitíssimo elevado. Talvez seja a seleção mais forte. Depois, temos a Espanha, que foi quarta no Mundial de Sub19, disputado em Agosto na Rússia. A Espanha tem sempre gerações interessantes, um jogo muitíssimo bem construído, que aparece sempre com um ou outro jogador que se destacam bastante e é uma provavelmente a equipa mais rica em termos de conteúdo de jogo», vai esclarecendo o seleccionador nacional. Depois, temos a Alemanha. «É um ‘top’ oito do Mundial mas que nesse mesmo Mundial não esteve na sua máxima força, ao contrário do que acontecerá neste Torneio das Quatro Nações. Tem um jogador de referência, o central, que não disputou o Mundial de Sub19 para poder estar no Mundial de Sub21, e agora vai aparecer em Portugal, o que vai fazer com que o nível competitivo desta seleção suba bastante». Em resumo, Luís Monteiro afiança que «são três selecções que estão num patamar muito semelhante e há poucas as que estão a este nível na Europa e no Mundo».

Uma das selecções que está a este nível é, segundo Luís Monteiro, «a Eslovénia que, curiosamente,faz parte do nosso grupo de apuramento para o Europeu. A Eslovénia foi vice campeã do Mundo desta geração de sub19, em Agosto passado». Recorde-se que para além de Portugal e Eslovénia, fazem parte do grupo 8 de apuramento para o Europeu as seleções da Roménia e da Estónia.

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA ÁRBITROS E PROFESSORES

Aproveitando a organização do estágio da seleção de Juniores A na Mêda e sua participação no Torneio das Quatro Nações, a Associação de Andebol da Guarda e a Delegação do Desporto Escolar da Guarda, realizaram hoje uma Acção de Formação para árbitros e professores de Andebol.

A acção, que decorreu na Escola Secundária da Mêda, passou pela «Observação do treino da seleção portuguesa», no Pavilhão Municipal da Mêda, e destinada aos professores, enquanto os alunos abordaram as «Leis de Jogo, sinalética, preenchimento dos boletins e outros procedimentos». Foi preletor Fernando Humberto, antigo árbitro internacional e atual delegado da Federação de Andebol de Portugal (FAP).

Após o almoço, e com Pedro Vieira, membro da equipa técnica da seleção de Juniores A, para uma plateia de professores, abordou as «Estratégias para o ensino/ treino do Andebol», enquanto Fernando Humberto se dirigiu aos alunos, falando sobre «Leis de Jogo, sinalética», em sessão prática que decorreu no pavilhão.

CALENDÁRIO DO TORNEIO DAS QUATRO NAÇÕES

– Dia 8 de Janeiro – Mêda:

15h30 – Espanha-França
20h30 – Portugal-Alemanha

– Dia 9 de Janeiro – Figueira de Castelo Rodrigo:

18h00 – Alemanha-Espanha
20h00 – Portugal-França

– Dia 10 de Janeiro – Pinhel:

15h00 – França-Alemanha
17h00 – Portugal-Espanha

Patrocinadores Institucionais