Juniores A de Portugal entram com a mão direita no Torneio das Quatro Nações

PUB

As Juniores A Femininas venceram esta tarde a Espanha por 21-24, em jogo da primeira jornada do Torneio das Quatro Nações que arrancou hoje em Tenerife, Espanha. A equipa de Carlos Pires saíu para o descanso empatada a 13 golos, depois de uma primeira parte equilibrada, com empates sucessivos e onde a equipa lusa começou por denotar algumas dificuldades frente à defesa espanhola.

Essa situação obrigou muitas vezes o ataque português a jogar no limite do jogo passivo, assinalado por vezes demasiado cedo pela equipa de arbitragem. Mesmo assim, só muito pontualmente Portugal esteve em desvantagem no marcador e quando a margem atingiu os três golos (13-10), a maior durante o jogo, a equipa reagiu muito bem e com um parcial de 0-3 foi para o intervalo empatada a 13 golos.

O início do segundo tempo voltou a ser muito equilibrado e aos 44 minutos, com empate a 17 no marcador, contrariedade para Carlos Pires com a lesão de Bárbara Rodrigues, que não voltaria a ser utilizada no jogo. A reação da equipa foi muito boa, passou a vantagem para dois (17-19), obrigando o técnico espanhol a solicitar um «time-out», mas a partir daí só deu Portugal, que chegou a ter vantagens de três golos (18-21 e 19-22),a mesma margem com que chegaria ao final da partida, de nada valendo novo «time-out» solicitado pela Espanha, a um minuto e sete segundos do final, quando Portugal já vencia por 21-23.

CARLOS PIRES, SELECCIONADOR NACIONAL
«Vitória assenta na prestação defensiva»

No final da partida, solicitámos ao seleccionador nacional que fizesse o habitual comentário ao jogo que Portugal acabara de vencer.

«Foi um bom jogo, daqueles que nos interessa ter mais vezes para podermos evoluir, jogos que ao mesmo tempo nos permitem trabalhar para corrigir os erros e as dificuldades, tendo em vista o apuramento na Sérvia, que é o fundamental nesta nossa participação», começou por referir Carlos Pires.

«O jogo foi equilibrado desde o principio e reagimos bem à diferença de três golos, o que nos permitiu ir para o descanso empatados. Na segunda parte, em termos defensivos, estivemos ainda melhor, só sofremos oito golos, e foi este desempenho defensivo que nos permitiu passar para a frente evitando que a Espanha voltasse a colar-se no marcador», recordou o seleccionador nacional.

«Obrigamos a Espanha a cometer muitas falhas provocadas, o que nos permitiu recuperar a bola e ficar com possibilidades de contra ataque que soubemos aproveitar bem».

Ultrapassado o primeiro obstáculo, Carlos Pires já projeta o jogo deste sábado, frente à Alemanha.

«Amanhã temos a Alemanha. Trata-se de uma equipa muito forte, competente em termos defensivos, com jogadoras possantes e uma excelente guarda-redes. Vamos ter imensas dificuldades que queremos ultrapassar com paciência e inteligência». Eis a receita prescrita pelo seleccionador de Portugal.

No jogo que abriu o torneio, a Alemanha venceu a França por 24-20.

Os jogos do Torneio 4 Nações são ser transmitidos online, através dos links abaixo.

REGRESSO PARA SANGALHOS

No dia 14 de Março, atletas e equipa técnica regressam a Portugal e vão instalar-se em Sangalhos, para o estágio de preparação para a qualificação, agendado até 17 de Março, dia em que a comitiva nacional volta a embarcar, desta feita com destino à Sérvia.

A qualificação do Grupo 4 vai disputar-se em Vrnjacka Banja, nos dias 18, 19 e 20 de Março.

Portugal começa por defrontar a Bósnia Herzegovina (dia 18), segue-se a partida com a Holanda e, por fim, as lusas vão disputar o último jogo da qualificação frente à selecção da casa, a Sérvia.

CALENDÁRIO DE JOGOS – TORNEIO 4 NAÇÕES – TENERIFE (hora portuguesa)

1ª jornada – 11.03.16
– 16h30 – Alemanha : França, 24-20 – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : Portugal, 21-24 (13-13) – livestream aqui

2ª jornada – 12.03.16
– 16h30 – Portugal : Alemanha – livestream aqui
– 18h30 – Espanha : França – livestream aqui

3ª jornada – 13.03.16
– 10h00 – França : Portugal – livestream aqui
– 12h00 – Espanha : Alemanha – livestream aqui

CALENDÁRIO DE JOGOS – QUALIFICAÇÃO MUNDIAL SUB20 – SÉRVIA (hora portuguesa)

1ª jornada – 18.03.16
– 15h00 – Portugal : Bósnia Herzegovina
– 17h00 – Sérvia : Holanda

2ª jornada – 19.03.16
– 15h00 – Bósnia Herzegovina : Sérvia
– 17h00 – Holanda : Portugal

3ª jornada – 20.03.16
– 10h00 – Holanda : Bósnia Herzegovina
– 12h00 – Sérvia : Portugal

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Femininos Rússia 2016 podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais