João Ferraz – Patrono Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos

PUB

“Que os jogadores se divirtam a fazer o que mais gostam, sejam aplicados, desfrutem de todos os jogos e acima de tudo, respeitem todos aqueles que defrontam”.

É esta a mensagem de fair-play que pauta o discurso do internacional português, que desde muito cedo esteve ligado ao desporto, iniciando a sua carreira como federado no badminton e ténis de mesa mas ser canhoto trocou-lhe as voltas.

Os amigos precisavam de um esquerdino para a equipa do, hoje extinto, Grupo Desportivo do Estreito, e assim, com 13 anos, “nasce” um andebolista de referência no panorama nacional e internacional.

João Ferraz, conta que “servir de exemplo para os mais novos é um grande orgulho, devendo ser um estímulo para se dedicarem ao máximo a cada treino e cada jogo” olhando para o passado relembra que também ele tinha figuras de referência que serviam de inspiração.

O insular, que passou por clubes como AM Madeira Andebol SAD, CS Marítimo e Francisco da Holanda, acabou por rumar a terras alemãs, após duas épocas no FC Porto, onde conquistou dois campeonatos.

Com a camisola das Quinas, foi Vice-Campeão Europeu de Sub-20 em 2010, numa equipa orientada pelo atual Selecionador Nacional Rolando Freitas, onde fez parte do melhor 7 do Campeonato; desde aqui que é presença habitual na formação lusa.

Na corrente época, no HSG Wetzlar, o atleta já conta com 91 golos em 25 partidas, mas “estas conquistas são fruto de um longo percurso de trabalho e aprendizagem, que servem como fonte de motivação para continuar a evoluir enquanto jogador”.

Quanto ao papel que a modalidade teve na sua vida, João Ferraz destaca que “é uma escola para a vida: ganhamos experiência, responsabilidade e aprendemos a trabalhar em equipa, mas acima de tudo, o prazer de ter tornado o andebol a minha profissão!”

Patrocinadores Institucionais