SL Benfica junta-se ao Sporting CP na final da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

PUB

O segundo finalista da edição 2015/ 2016 da Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos só foi encontrado após prolongamento, no qual o SL Benfica venceu o FC Porto com um golo de Uelington Silva já praticamente em cima do apito final e num jogo em que os guarda-redes Hugo Laurentino (FC Porto) e Nikola Mistrevski (SL Benfica) fizeram a diferença.

O SL Benfica entrou a jogar em inferioridade numérica logo no primeiro minuto, com a exclusão de Javier Borragan. As duas equipas apresentaram-se em campo com defesas muito apertadas, o que, com as notáveis intervenções dos guardiões das duas equipas, se traduziu nos poucos golos marcados – aos dez minutos, o marcador assinalava 3-3. A primeira parte decorria em grande intensidade e, a meio da primeira parte, 4-4 no marcador. Sem permitir espaços, de parte a parte, as duas formações procuravam a melhor forma para chegar à baliza adversária, o que se revelou bastante complicado para as duas partes. A quatro minutos do intervalo, o Benfica chegou a ter quatro golos de vantagem (10-6) e, até ao intervalo, o Porto não conseguiu recuperar e o conjunto benfiquista levou a vantagem para o descanso: 11-8.

As duas formações regressaram ao campo empenhadas em garantir um lugar na final e o nível do jogo manteve-se, com as duas formações a manter a apostar na defesa – como assim o mostrou o andamento do marcador – a meio da segunda parte, o Benfica seguia na frente a ganhar 16-14. Quintana substituiu Hugo Laurentino e entrou ao melhor nível para a baliza do FC Porto; António Areia repôs a igualdade aos 20 minutos (18-18), deixando tudo em aberto para uns minutos finais de nervos. João Pais voltou a dar vantagem à equipa da Luz e, aos 21 minutos, Ales Silva (Benfica) viu o cartão vermelho direto – tal como Quintana (FC Porto), na jogada seguinte (22m). Gilberto Duarte empatou a 19 e jogo seguiu debaixo de grande equilíbrio – a cinco minutos do fim, 20-20 era o resultado e, até ao fim, mais um golo para cada lado levou o jogo para prolongamento (21-21).

Entrou melhor o Benfica no tempo extra, a marcar por duas vezes seguidas e o Porto só somou mais um golo. Ao fim dos primeiros cinco minutos, 23-22 mostrava o marcador. António Areia repôs a igualdade (23-23), no início da segunda parte do prolongamento e Uelington Silva não desperdiçou o sete metros, para o Benfica; 24-24 marcado por Yoel Morales. Mesmo em cima do apito final, Uelington Silva marcou o golo que deu a vitória – e a presença na final ao Benfica.

António Areia foi o melhor marcador do jogo, com 9 golos. O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições Nacionais e a estatística está disponível no Match Center, também no Portal.

Na conferência de imprensa após o jogo, o treinador do FC Porto começou por dizer que “perante todas as condições e adversidades do jogo, o Porto podia ter ganho. Fomos à luta, mas deixámo-nos lutar pouco. Não conseguimos lutar, perdemos o Alfredo Quintana, perdemos o Alexis, condicionaram-nos o Daymaro. Aquilo que é verdade é que o Porto está fora da Taça de Portugal”, constatou Ricardo Costa.

Hugo Laurentino disse que “podíamos ter ganho o jogo, podíamos ter matado o jogo talvez mais cedo, não fomos capazes, infelizmente. Agora temos de refletir, ver o que falhou e o que podemos melhorar outra vez.”

“Eu sabia que seria um jogo muito difícil”, começou por dizer o jogador do SL Benfica, Uelington Silva. “O Porto tem equipa muito boa, mas entrámos muito concentrados no que queríamos fazer. Sabíamos que o jogo poderia ir a prolongamento e tivemos a felicidade de sair daqui com a vitória”, disse.

Mariano Ortega disse que “este jogo foi uma meia-final, duas equipas que lutaram muito bem. Trabalhamos muito bem e a equipa está com vontade de fazer uma grande Taça.”

Calendário de jogos – Final4 Taça de Portugal Fidelidade Seniores Masculinos

Meias-finais – sábado, 02.04.16

– 15h00 – AM Madeira A. Sad : Sporting CP, 25-32 (13-15)
– 17h00 – SL Benfica : FC Porto, 26-25 (11-8) – após prolongamento

Final – domingo, 03.04.16

17h00 – Sporting CP : SL Benfica – A Bola TV / Andebol|TV

Patrocinadores Institucionais