ABC/UMinho conquista «Challenge Cup» perante o S. L. Benfica

PUB

O ABC/UMinho acaba de conquistar o seu primeiro troféu europeu pese a derrota caseira consentida (25-29) perante o S.L. Benfica. Os bracarenses tiveram a seu favor os seis golos de vantagem conseguidos na primeira mão (22-28) e um extraordinário apoio do público que lotou completamente o pavilhão Flávio Sá Leite.

Mas não foi uma partida fácil para os pupilos de Carlos Resende. A equipa pareceu entrar um pouco nervosa e permitiu que o S. L. Benfica rapidamente anulasse quatro dos seis golos de desvantagem quando, aos 10 minutos, os benfiquistas venciam por 2-6. Carlos Resende solicitou um «time-out» e o ABC, aos poucos, foi encurtando distâncias empatando a nove golos aos 25 minutos. E foi empatadas (11-11) que as duas formações foram para o descanso.

Entrou melhor o ABC na segunda parte – onde voltou a não utilizar Nuno Grilo e Carlos Martins para lá dos lesionados de longa-duração, Ricardo Pesqueira e Tomás Albuquerque – e manteve sempre uma vantagem, embora que curta. Aos 45 minutos os bracarenses venciam por 19-18 mas, numa reação muito forte, os pupilos de Mariano Ortega voltaram para a frente do marcador (19-20). O jogo entrou empatado nos cinco minutos finais (23-23) e Carlos Resende percebeu que dificilmente a sua equipa deixaria fugir o troféu. A formação da casa, com o aproximar do final do jogo, começou a jogar também com a vantagem que trazia de Lisboa e, já nos minutos finais, Carlos Resende deu oportunidade a vários jogadores saborearem esta finalíssima, fazendo entrar os guarda-redes Emanuel Ribeiro e Cláudio Silva, para além de Nekrushets Oleksander. Com o Benfica a arriscar tudo por tudo, após o 24-24 a quatro minutos do fim, o marcador voltou a pender para o lado encarnado – com o Benfica a fazer um parcial de 1-5 nos três minutos finais – mas sem que os bracarenses tivessem corrido particular risco de deixarem fugir o troféu.

Vitória do S.L. Benfica por 25-29, insuficiente para anular a desvantagem de seis golos trazida de Lisboa. Registe-se que esta foi a única derrota do ABC nesta edição da Challenge Cup.

Seguiu-se a enorme festa da equipa bracarense, em grande comunhão com o seu público, e a entrega das taças às duas formações. Registe-se o ambiente intenso, muitas vezes ao rubro, que o Flávio Sá Leite registou, sem o mínimo incidente entre as duas claques e os jogadores do ABC de Braga a cumprimentarem todo público, a que se juntou a forte claque do S.L. Benfica.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

No final da partida, em declarações à Sporttv, Carlos Resende começou por lembrar por dizer que “sabíamos que seria uma festa porque uma equipa portuguesa iria vencer, o que permite mais uma equipa portuguesa nas provas europeias na próxima época.”

resende lembrou que “Tivemos a felicidade de jogar de modo interessante na Luz, o que nos facilitou a tarefa aqui em Braga, diante deste público espetacular”.

Mariano Ortega, treinador do SL Benfica, disse que o troféu “não foi perdido no primeiro jogo, a eliminatória disputou-se em dois jogos”.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais