Portugal volta a impôr-se ao Qatar

PUB

O Pavilhão das Manteigadas, em Setúbal, voltou a ser o palco do segundo jogo particular entre as selecções A masculinas de Portugal e do Qatar, encontros que se enquadram na preparação lusa para o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo França 2017 e na preparação do Qatar para os Jogos Olímpicos. Portugal alcançou nova vitória sobre a selecção vice-campeã do mundo, num jogo que acabou por ser mais equilibrado que o primeiro.

Antes do início da partida, houve uma troca de lembranças institucionais e, esta noite, foi a vez de Tiago Rocha ser homenageado pela 100ª internacionalização e o pivot da selecção nacional recebeu uma medalha e uma camisola alusivas à ocasião.

No início da partida, Portugal alinhou com Alfredo Quintana na baliza, Rui Silva, Gilberto Duarte, Tiago Rocha, João Ferraz, António Areia e Fábio Antunes. O Qatar inaugurou o marcador, mas o empate surgiu logo a seguir pelas mãos de Rui Silva, num início de jogo bastante equilibrado. Aos 10 minutos, Portugal assumiu, pela primeira vez, a liderança do marcador (4-3), mas as duas formações mantinham o ritmo de jogo, com ligeira vantagem lusa, que a meio da primeira parte ganhava por 7-5. O Qatar recuperou e repôs a igualdade (9-9) mas nos cinco minutos finais do primeiro tempo, Portugal ficou pela primeira vez em superioridade numérica e aproveitou da melhor forma – impôs mais rapidez ao jogo e, com maior eficácia no ataque, saiu para o descanso a ganhar por 16-11.

Entrou melhor no segundo tempo o Qatar que conseguiu recuperar de uma desvantagem que chegou a ser de seis golos (17-11) e, a meio do segundo tempo, restabeleceu a igualdade (19-19), já depois de um “time-out” pedido por Rolando Freitas. No entanto, Portugal reagiu da melhor forma e voltou a assumir o comando do jogo e do marcador. A selecção de Valero Rivera ainda conseguiu chegar ao empate, mais uma vez (22-22), mas Portugal já não sofreu nenhum golo nos últimos sete minutos do jogo e marcou cinco, vencendo o jogo por 27-22.

António Areia foi o melhor marcador de Portugal, com cinco golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

“Este jogo foi completamente diferente do primeiro”, confirmou Rolando Freitas. “Embora tenhamos feito uma primeira parte com um resultado igual ao de segunda-feira, hoje podíamos ter dilatado mais. Não estivemos tão bem na finalização, mérito do guarda-redes do Qatar, mas hoje não estivemos tão bem nesse aspecto da primeira parte, senão tínhamos chegado ao intervalo com um resultado mais confortável”, começou por dizer. “Na segunda parte, entramos não tão focados como nas outras três partes e cometemos alguns erros. Mas o mais importante que há a retirar desta segunda parte e deste resultado final é a forma como os jogadores reagiram e deram a volta. Superaram o empate e reagiram bastante bem e acabámos por vencer por cinco golos, uma vantagem confortável, o que nos deixa muito contentes”, afirmou o seleccionador nacional, no final do jogo.

PLAY-OFF A 12 E 16 DE JUNHO

A comitiva nacional viaja para Reykjavik na sexta-feira, onde no domingo Portugal defronta a Islândia, no jogo da primeira mão do play-off de acesso ao Campeonato do Mundo França 2017. Depois, as duas formações voltam a encontrar-se a 16 de Junho, no Dragão Caixa, no segundo e decisivo jogo do play-off. Os dois jogos vão ser transmitidos em directo pelo Porto Canal.

Resultados dos jogos particulares com o Qatar – Pavilhão das Manteigadas

– 06.06.2016, 20h30 – Portugal : Qatar, 34-28 (16-11)

– 08.06.2016, 20h30 – Portugal : Qatar, 27-22 (16-11)

Patrocinadores Institucionais