Medalha de Prata nos masculinos e Medalha de Bronze nos femininos no Europeu Sub16 de Andebol Praia

PUB

Portugal conquistou, esta tarde, na Nazaré, a Medalha de Prata na competição masculina e a Medalha de Bronze na competição feminina no Campeonato da Europa de Andebol de Praia de Sub16 que hoje terminou, na Praia da Nazaré.

Selecção Sub16 Feminina ganhou à Noruega

Com o recinto da praia da Nazare completamente lotado – 1300 espectadores – a selecção feminina não entrou bem no jogo e perdeu o primeiro set por 23-14; na segunda parte, Portugal entrou com mais confiança e venceu a segunda parte por 16-18.

No desempate por shootout, Portugal foi mais eficaz e venceu por 5-2, conquistando assim a medalha de bronze do Europeu de Sub16.

Portugal perdeu com a Espanha na final masculina

A selecção nacional de Andebol de Praia de Sub16 masculina perdeu a final do Europeu frente à Espanha, por 2-1. A Espanha entrou a toda a velocidade no jogo e ganhou a primeira parte por 18-28; o segundo tempo correu melhor a Portugal, que venceu por 18-16.

Obrigados a desempate por shootout, o guarda-redes espanhol defendeu dois remates lusos e a Espanha não desperdiçou a oportunidade de se sagrar campeã da Europa de Sub16 masculinos.

No final do jogo, Paulo Félix fez uma breve análise do jogo: “O jogo masculino e feminino foram um pouco idênticos: perdemos as primeiras partes, acabámos por corrigir e vencemos as segundas partes. E depois foi shootout. Enquanto com elas conseguimos vencer, nos masculinos não conseguimos. De qualquer maneira, fizemos dois excelentes jogos, a recuperar sempre, o que mostra que realmente tacticamente os jogadores perceberam o que se pretendia. Corrigimos o que estava mal e o shootout acaba por ser uma lotaria. Mesmo sendo uma lotaria que treinámos e muito, eram duas equipas muito fortes neste europeu. Parabéns aos espanhóis, mas nós também estamos de parabéns”.

Num curto balanço da participação portuguesa, Paulo Félix não esconde a satisfação: “A participação neste europeu é extremamente positiva. Nunca conseguimos medalhas e conseguimos agora uma medalha de bronze e uma medalha de prata. Para o andebol português é fantástico e era exactamente isso que estávamos a precisar.”

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

A cerimónia de entrega de prémios decorreu logo após o final do segundo jogo. Primeiro foram entregues os prémios individuais:

Os melhores marcadores Tirill Solumsmoen (Nor) Fynn Hangstein (Alemanha), os melhores Guarda-redes Eli Smorgrav (Nor) e Matteo Capuzzo (Itália), os MVP Beatriz Sousa (Portugal) e Jorge Arias (Espanha).

Os prémios Fair Play foram para as equipas femininas da Espanha e da Suíça e para as equipas masculinas Polónia e Eslováquia.

Seguiu-se, depois, a entrega das Medalhas às equipas femininas: Bronze para Portugal, Prata para Espanha e Ouro para a Holanda.

Por fim entregou-se as Medalhas aos Masculinos: Bronze para a Itália, Prata para Portugal e Ouro para a Espanha.

REENCONTRO NO MUNDIAL DE 2017

Espanha, Portugal, Itália e Rússia, nos masculinos e Holanda, Espanha, Portugal e Noruega já têm o passaporte carimbado para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17.

Deste Mundial, as três melhores selecções europeias qualificam-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina.

the top three European nations at the World Championship will then qualify to play in the Youth Olympic Games in Buenos Aires, Argentina as beach handball makes its debut in the competition programme.

Todos os resultados e o calendário completo podem ser consultados no site oficial da prova, em http://nazarebeachhandball.com/.

Todas as informações sobre o Campeonato da Europa de Sub16 Masculino e Feminino podem ser encontradas em http://nazarebeachhandball.com/ e no Facebook.

Patrocinadores Institucionais