Sporting CP vence Torneio Internacional de Andebol Cidade de Viseu 2016

PUB

O Sporting Clube de Portugal venceu esta tarde o Torneio Internacional de Andebol de Viseu – 2016, ao derrotar na final o S. L. Benfica por 25-22. A formação leonina repetiu assim o triunfo que já tinha conseguido na edição do ano anterior.

Sete inicial do Sporting CP com várias alterações ao que, na véspera, defrontou o FC Porto, e que incluía os portugueses Carlos Carneiro, João Pinto e Pedro Solha. Cedo se viu que ambos os treinadores queriam dar tempo de jogo à generalidade dos atletas, fazendo rodar os seus planteis.

Entrou melhor o SL Benfica (4-2), com o Sporting a reagir de pronto (4-4), conseguindo depois vantagens de dois golos. Aos 12 minutos, Sporting na frente (5-7), até que em dois contra-ataques bem sucedidos, o S.L. Benfica empatou a oito para, de seguida, voltar ao comando do marcador (9-8). Tempo do técnico do Sporting solicitar o primeiro ‘time-out’ e ver a sua equipa reagir nos minutos seguintes, entrando nos cinco minutos finais a vencer por 10-13. Vantagem que não segurou até ao final do primeiro tempo (12-14).

Para a segunda parte, o treinador do Sporting procedeu a algumas alterações, com especial destaque para o guarda-redes Matej Asanin, imperial nos primeiros minutos. Mesmo assim, não impediu que o SL Benfica empatasse a 15 , à passagem do minuto 37, e logo depois a 16. A partir daí o Sporting voltou às vantagens de dois e três golos, muito graças ao contributo do seu guarda redes Asanin. À passagem do minutos 43, e a perder por 17-20, Mariano Ortega solicitou um ‘time-out’ mas, em termos de expressão do marcador, a sua equipa não reagiu como seguramente o seu treinador queria e entrou nos cinco minutos finais a perder por 21-23. Com 22-24 e poucos minutos para jogar, o SL Benrica desperdiçou um livre de sete metros que poderia colocar alguma pressão no Sporting e o resto do tempo esgotou-se com o Sporting a fazer mais um golo, que lhe garantiu a vitória por 22-25.

No final do jogo, Javier Esquisoain mostrou-se «satisfeito, porque ganhámos os dois jogos e o torneio, frente a dois rivais diretos». Mesmo assim, Zupo considerou que «hoje não jogámos demasiado bem, talvez um pouco pelo cansaço provocado pelo jogo de ontem que se notou especialmente no final». O treinador do Sporting relevou ainda não só o desempenho do seu guarda-redes como também o do S.L. Benfica. «O importante era que todos os jogadores jogassem, e por isso na primeira parte houve uma equipa e, na segunda, outra.», finalizou.

Por seu lado, Mariano Ortega, técnico do S.L. Benfica, começou por dizer que não gostou, «porque nunca gosto de perder. Mas houve muitos aspetos positivos da equipa, lutámos até ao fim nos dois jogos, nesta segunda partida tivemos mais problemas no remate e a equipa fez um grande esforço depois de uma semana com muito e intenso trabalho». Mariano Ortega considerou que «a equipa está preparada para enfrentar o proximo jogo.»

CHEKHOVSKI VENCE F.C. PORTO

No primeiro jogo da tarde, de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o Chekhovski Medvedi venceu o F. C. Porto por 30-29, numa partida equilibrada mas em que os russos estiveram quase sempre por cima do marcador. A primeira parte foi mais equilibrada, com diversos empates mas os russos foram para o descanso a vencer por tangencial 16-15.

A segunda parte continuou equilibrada, com o F. C. Porto a empatar aos 44 minutos (21-21, passando ligo a seguir, pela primeira e última vez, para a frente (21-22). Nos minutos finais, e após empates a 23 e 26, os russos foram mais felizes e acabara por vencer a partida por tangencial 30-29.

Os boletins dos jogos podem ser consultados em anexo.

No final do torneio procedeu-se à habitual entrega de prémios e lembranças, de que se encarregaram o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques; o presidente da FAP, Miguel Laranjeiro; o presidente do Conselho de Arbitragem, António Marreiros e o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada.

Calendário do Torneio Internacional Cidade de Viseu – 2016:

– Sábado, dia 20:

15.30 h. – SL Benfica : Chechovski Medvedi, 34-27 (20-14)
15.30 h. – Sporting CP : FC Porto, 27-24 (14-12)

– Domingo, dia 21:

17.00 h. – S.L. Benfica : Sporting CP, 22-25 (12-14)
15.00 h. – F.C. Porto :Chechovski Medvedi, 30-29 (16-15)
18.30 h. – Cerimónia de Encerramento

CLASSIFICAÇÃO
1.º – Sporting CP
2º – S.L. Benfica
3.º – Chekhovshi Medvedi
4.º – F. C. Porto

Patrocinadores Institucionais