ABC de Braga mantém Portugal na Liga dos Campeões Europeus de Andebol

PUB

O ABC de Braga /UMinho venceu esta tarde o Bregenz Handball por 33-32, na final do grupo 2 de qualificação para a fase de grupos da Champions League. Com este triunfo, os bracarenses garantem entrada na fase de grupos, mais precisamente no grupo D, onde vão ter como adversários o HBC Nantes (França); TTH Holstebro (Dinamarca); HC Motor Zaporozhye (Ucrânia); Besiktas HT (Turquia) e Dínamo de Bucareste (Roménia), equipas que passarão por Braga entre 28 de Setembro e 12 de Fevereiro do próximo ano.

Não foi um jogo fácil, o que ontem tiveram pela frente os pupilos de Carlos Resende. Não pelo adverso fator ambiente, que não existiu já que as bancadas do pavilhão estavam bem longe de esgotar (bastante menos de metade da oficial lotação de 2.000 lugares), mas porque a marcha do marcador obrigou a que os bracarenses tivessem de andar muito tempo atrás do prejuízo.

Foi assim no primeiro tempo, entre os minutos 5 (2-2) e 19 (9-10) e mesmo depois, na segunda parte, pese o ABC de Braga nunca ter estado em desvantagem, não aproveitou da melhor forma as vantagens alargadas (quatro golos) de que chegou a dispôr.

As duas equipas foram para o descanso empatadas a 16 golos e foi a formação lusa que entrou melhor, passando aos 36 minutos a vencer por três golos (21-18). Os austríacos não baixaram a guarda, empataram a 21 pouco depois mas o ABC voltou a repôr a vantagem de três golos por várias vezes. E, aos 45 minutos, conseguiria mesmo ampliar para quatro (27-23), margem que, como se sabe, não é garantia de absolutamente nada. Como hoje voltou a suceder, uma sucessão de vários erros no ataque deu novos empates a 29 (aos 53 minutos) e a 30, e só depois o ABC de Braga se mostrou mais calmo e mais eficaz. A menos de 30 segundo do final os bracarenses venciam por 32-31, Carlos Resende solicitou um ‘time-out’ e a equipa ‘matou’ o jogo de imediato (33-31), de nada valendo o golo do Bregenz que fechou a partida (33-32), já com o apito final a soar.

Em anexo pode ser consultado o boletim de jogo

CARLOS RESENDE
«Um jogo interessante com várias ‘nuances’»

No final da partida, Carlos Resende fez a seguinte abordagem ao jogo.

«Podemos destacar duas ‘nuances’ nesta partida. Por um lado, foi um jogo extremamente interessante, jogado a um ritmo elevado. Por outro lado, aconteceram muitas decisões tácticas, com ambos os treinadores a aproveitarem bem as alterações da regras. Isso obrigou a adaptações da defesa e a fazer a transição ‘defesa x ataque’ de uma forma distinta do habitual», referiu o ténico do ABC.

Para Carlos Resende o jogo esteve sempre controlado, «apesar de um menor acerto do ataque em determinada altura da segunda parte. Mas, ao contrário do jogo frente ao SL Benfica, desta vez a equipa não perdeu a lucidez».

Sobre a presença de mais uma equipa portuguesa na fase de grupos da Champions League, Carlos Resende não lhe quer chamar ‘momento histórico’.

«Diria que é um momento muito interessante para o ABC de Braga e para o andebol português porque vai ver na Champions League uma equipa constituída exclusivamente por jogadores portugueses. É um peso extraordinário para o próprio andebol português», finalizou.

F.C. PORTO COM LARGA VANTAGEM AO INTERVALO

Entretanto, no Dragão Caixa, as duas equipas acabam de ir para o descanso com o F.C. Porto a vencer folgadamente por 21-7.

Depois do triunfo expressivo de ontem, sábado (49-16), é certa a presença dos Dragões na segunda ronda da EHF Cup.

Patrocinadores Institucionais