ABC de Braga, no apuramento para a Champions, e FC.Porto, na EHF Cup, dão primeiros passos na Europa

PUB

Aí está a Europa para os dois primeiros representantes de Portugal nas competições europeias de clube. ABC de Braga/UMinho e F.C. Porto começam amanhã, sábado, um caminho que todos desejamos longo. Os bracarenses na Champions League, onde começam por disputar a fase de apuramento, e o F.C. Porto na EHF Cup, onde este fim-de-semana, no Dragão Caixa e com transmissão televisiva pelo Porto Canal, decide a passagem à segunda eliminatória da competição frente aos georgianos do B.S.B. Batumi.

No que ao ABC de Braga /UMinho diz respeito, a comitiva parte para a Áustria com a clara noção que o seu potencial e qualidade devem ser suficientes para garantir a fase de grupos da Liga dos Campeões. É com este pensamento que a equipa bracarense parte, hoje, para a Áustria, onde joga, no fim-de-semana, o torneio de qualificação para a principal competição de clubes da Europa.

Na conferência de imprensa realizada no final da tarde de ontem, quinta-feira, técnico Carlos Resende não tem dúvidas de que a sua equipa é superior ao Tel Aviv Maccabi, primeiro adversário, e portanto, vencer é a palavra de ordem.

«Olhando para a observação do primeiro adversário, com a ajuda dos atletas, creio que temos potencial para vencer. Quero não só a vitória no primeiro jogo mas também
no segundo, que nos permitirá representar Portugal na prova mais importante a nível mundial»
, começa por referir Carlos Resende.

O treinador relembrou a importância da eventual participação do ABC na fase de grupos da Champions League. «Ter a nossa equipa representada seria uma mais-valia porque, em primeiro lugar, Portugal teria uma equipa e, em segundo, formada só com jogadores portugueses, o que pode contribuir para o nosso país se qualificar para uma grande prova internacional e tê-los a competir ao mais alto nível», diz Carlos Resende para, em seguida abordar a questão de jogar esta fase de apuramento fora de portas.

«Jogar em casa deles não tem qualquer problema, estamos habituados e sabemos jogar bem. Em termos de qualidade, não tenho qualquer receio. Vamos entrar para ganhar».

O primeiro jogo do ABC de Braga/UMinho, está agendado para as 19.30 h. locais (menos uma em Portugal Continental) de amanhã, sábado, frente aos israelitas do Maccabi Castro Tel Aviv (três sérvios no plantel), partida que será dirigida por uma dupla da Bósnia Herzegovina.

Os bracarenses voltam a jogar domingo, em horário a definir e dependendo do facto de disputarem o jogo dos 1.º e 2.º classificados (16.30 h. locais) ou a partida de 3.º e 4.º (13.45 h. locais).

F.C. PORTO FAZ OS DOIS JOGOS EM CASA

Quanto ao F.C. Porto – que ao final da tarde de hoje (sexta-feira) fez a habitual conferência de imprensa de antevisão das partidas – joga amanhã e domingo no Dragão Caixa, em jogos a contar para a primeira eliminatória da Taça EHF, ambos com transmissão em direto pelo Porto Canal.

O adversário dá pelo nome de B.S.B. Batumi, vem da Geórgia, não tem qualquer jogador estrangeiro no seu plantel e no ranking desta competição está um pouco abaixo do F.C. Porto.

Ricardo Costa fez a antevisão a estes dois jogos que podem dar a pasagem do F.C. Porto à segunda eliminatória da Taça EHF.

“Queremos passar esta eliminatória. Para isso é importante não pensar que o facto de termos os dois jogos aqui é um fator de facilidade, mas sim um fator de responsabilidade. Somos claramente superiores e temos de demonstrar essa superioridade dentro do campo. Se conseguirmos isso fica mais fácil acabar o jogo de domingo e conquistar o nosso objetivo, que é passar à segunda ronda da Taça EHF”, referiu o técnico do F. C. Porto.

Ricardo Costa acredita que vai ter pela frente uma equipa muito possante, por vezes algo dura.

“Estamos preparados para a dureza das situações de um para um, pois é normal que os países de leste tenham um andebol muito mais físico. Têm três jogadores a rondar os dois metros de altura e por isso temos de estar preparados para os duelos de alta intensidade.”.

O técnico porrista está convencido que a equipa está preparada para este primeiro confronto sério.

“Nós achamos que a equipa está no momento ideal para começar a competir. Temos semanas de preparação. Durante esse tempo procuramos não queimar etapas, sabendo que podemos e devemos jogar muito melhor do que aquilo que fizemos. Mas isso também é fruto de muita carga de treino e de jogos, que nós sabíamos desde o início que iria influenciar o nível de jogo. Estamos preparados para competir já amanhã. A equipa está focada e estamos ansiosos para começar. O plantel está a 100 por cento, sem lesionados, e esse foi outro objetivo cumprido ao longo da pré-temporada.”

Os jogos realizam-se amanhã, sábado, e domingo, ambos a partir das 18 horas, com transmissão em direto pelo Porto Canal e ANDEBOL|tv, e vão ser dirigidos por uma dupla italiana.

Patrocinadores Institucionais