ABC/UMinho perde na estreia da Velux Champions League

PUB

Sem José Costa (lesionado) e poupando de início Ricardo Pesqueira, o ABC/UMinho tomou conta do jogo e do marcador que comandou até aos 14 minutos, período de tempo em que a eficácia de Pedro Spínola se fez notar particularmente. À entrada do minuto 15 o Besiktas passou pela primeira vez para a frente (9-8), os bracarenses reagiram muito bem e passaram ao minuto 20 de novo na frente do marcador (11-12). Seguiram-se empates consecutivos, entre o 10-10 e o 16-16, numa partida marcada por muita intensidade, com Ozbahar, o possante pivô turco (1,97 m. e 118 kg.), a colocar muitas dificuldades à defesa bracarense. A primeira vantagem de três golos favoreceu o Besiktas, à entrada do minuto final do primeiro tempo, que terminaria com os turcos na frente (21-18).

O segundo tempo não começou da melhor forma para o ABC/UMinho, que viu o seu adversário ampliar a vantagem até aos seis golos. Depois, um parcial de 0-4 voltou a aproximar as equipas (28-26), com o treinador do Besiktas a solicitar um ‘time-out’. Carlos Resende trocou de guarda-redes e Emanuel Silva correspondeu de imediato parando dois livres de sete metros. No entanto, alguma ineficácia do ataque em momentos cruciais nunca mais permitiu que o ABC empatasse o jogo que terminou com a vitória do Besiktas por 33-31.

“Hoje, infelizmente, tenho de afirmar que foi uma oportunidade perdida”, começou por dizer Carlos Resende, “porque entendo que podíamos e deveríamos ter feito muito melhor! Contudo, o jogo teve 2 partes distintas: a primeira, a nossa defesa não funcionou, faltou muita capacidade de entre ajuda defensiva, tal levou a que tivéssemos sofrido 21 golos! Na segunda parte, melhoramos, em parte, os aspectos defensivos, mas não fomos eficientes na transição ofensiva”, constatou o próprio. “Agora teremos mais 11 oportunidades de mostrar o nosso valor, como atletas que defendem uma região e um país”, garantiu o treinador do ABC/UMinho.

Destaque para a eficácia ofensiva de Ramazan Done, com nove golos em 12 tentativas, e do já referido pivô, Ozbahar, com seis em oito. Do lado do ABC/UMinho, três jogadores com seis golos: Diogo Branquinho (seis em sete); Hugo Rocha (seis em oito) e Pedro Spínola (seis em nove).

O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais