Campeonato Andebol 1: Avanca surpreende Benfica

PUB

O AA São Mamede e o SC Horta encontraram-se no Pavilhão Eduardo Soares para disputarem a primeira partida da jornada 20. A primeira parte pendeu para a equipa orientada por Rui Santos, que saiu para o intervalo a vencer por dois golos, em 10-12. No segundo tempo, o domínio permanece do lado dos insulares, que estiveram em vantagem quase até ao final, com o São Mamede a conseguir o empate ao cair do pano, a 22-22. O melhor marcador da partida foi Ricardo Avila, com 9 golos para a equipa de Nuno Silva, enquanto Noelvis Reve e Hugo Freitas, com 6 golos, foram os artilheiros de serviço para a formação do Horta.

O Avanca recebeu em casa o Benfica, numa partida em que o favoritismo se encontrava no lado da formação visitante e que acabou desconstruído pela equipa de Carlos Martingo. O jogo foi pautado pelo equilíbrio, com a turma de Mariano Ortega a tentar descolar no marcador, mas sem sucesso, as desvantagens da equipa da casa foram sempre curtas, com a saída para o intervalo a dar-se a 13-15. No segundo tempo, a história repetiu-se, exceptuando nos instantes finais, em que o Avanca assume a liderança para não mais a largar. O Benfica ainda tenta recuperar mas sem sucesso, ficando o resultado fixado a 27-25. Belone Moreira foi o melhor marcador para a formação das águias, com 9 golos, já Miguel Baptista e Jenilson Monteiro marcaram 7 golos cada para a equipa da casa. O Avanca conquista assim 3 pontos muito importantes para a possível passagem à fase seguinte do Campeonato.

O Sporting recebeu o Arsenal, numa partida que se revelou pacífica para a equipa da casa, que se manteve no controlo do jogo ao longo dos 60 minutos, fechando a 39-28. João Ferreira foi o melhor marcador para o lado do Arsenal, liderado por Gabriel Oliveira, já Frankis Marzo foi o artilheiro de Zupo Equisoain, com 6 golos. O Sporting CP amplia assim a distância para o segundo classificado e fica colado ao líder FC Porto.

O Boa Hora recebeu o Delta Belenenses, numa partida que pendeu sempre para a formação de João Florêncio, que ao intervalo já vencia por 8-13. O segundo tempo contou a mesma estória, com a turma de Luis Santana a não conseguir evitar a derrota por 21-31. O melhor marcador foi Gonçalo Ribeiro, com 9 golos para a turma visitante e Nuno Santos, com 7 golos para a equipa da casa.

O FC Porto deslocou-se a Fafe, para encontrar uma equipa bastante coesa, que soube fazer frente ao líder do Campeonato. No primeiro tempo, a formação de Luís Silva adianta-se no marcador com parciais importantes, deixando os dragões sem argumentos, e acabam por chegar ao intervalo com 12-11 no contador. No segundo tempo, a equipa orientada por Ricardo Costa tenta correr atrás do prejuízo, com relativo sucesso até aos instantes finais, em que, pela mão de Rui Silva consegue dar a volta ao marcador, vencendo por 27-28. Os melhores marcadores foram Paulo Silva, para o Fafe, com 5 golos e José Gutierrez com 5 golos. O FC Porto segue assim isolado na liderança do Campeonato.

ABC/UMINHO – AM MADEIRA A. SAD ANIMA TARDE DE DOMINGO

Por acordo entre os clubes, houve inversão do local dos jogos e, assim, amanhã o ABC/UMinho, apesar de ser a “equipa da casa”, vai medir forças com o AM Madeira Andebol Sad, pelo que se espera um jogo muito disputado, no Funchal, já que as duas equipas estão lado a lado na tabela classificativa (embora a equipa bracarense tenha dois jogos em atraso).

A 20ª jornada só se completa a 8 de Fevereiro, dia para o qual foi adiado o Águas Santas Milaneza – ADA Maia/Ismai.

Campeonato Andebol 1 – 20ª jornada

AA São Mamede : SC Horta 22:22 (10-12)
AA Avanca : SL Benfica 26:25 (13-15)
Sporting CP : Arsenal/ LXS Group 39:28 (18-11)
Boa Hora FC/ ROFF : Delta Belenenses 21:31 (8-13)
AC Fafe : FC Porto 27:28 (12-11)

– 22.01.17, 15h00, Pav. Funchal – ABC/UMinho : AM Madeira And. Sad – Ruben Maia/ André Nunes (AA Aveiro)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais