Campeonato Andebol 1: ABC/UMinho vence SL Benfica

PUB

O ABC/UMinho triunfou na receção ao SL Benfica, na tarde deste sábado, com casa cheia no Pavilhão Flávio Sá Leite. O jogo teve duas partes distintas – o primeiro tempo foi marcado pelo grande – e esperado – equilíbrio em campo, com sucessivas alternâncias na frente do marcador; aos dez minutos, os comandados de Mariano Ortega conseguiram a primeira vantagem de dois golos no jogo (5-7). Depois de quinze minutos sem conseguir equilibrar o resultado, o ABC/UMinho, a quatro minutos do fim (10-12), com um parcial de 3-0, acabou por dar a volta ao resultado e saiu para o descanso a ganhar por 13-12. A segunda parte acabou por ser diferente: a equipa de Carlos Resende não desperdiçou a vantagem numérica, logo no início do segundo tempo e dilatou a vantagem no marcador; o Benfica não teve melhores soluções para contrariar o adversário e já não conseguiu voltar a equilibrar o resultado. O ABC/UMinho manteve-se na frente do marcador até ao final do jogo e venceu por 29-23, ficando assim a dois pontos do terceiro lugar da classificação geral, sendo que a equipa de Braga tem um jogo em atraso. Pedro Spínola, do ABC/UMinho, foi o melhor marcador do jogo, com 9 golos.

O AA São Mamede recebeu e venceu o Delta Belenenses, por 28-24. A equipa de Lisboa entrou melhor no jogo (1-5) e esteve no comando do marcador até ao minuto 22, mas, com um parcial de 8-0, a formação da casa recuperou, deu a volta ao resultado e saiu para o intervalo já em vantagem: 14-12. Na segunda parte, o AA São Mamede retomou o jogo ao mesmo ritmo e já não cedeu a liderança do marcador ao Delta Belenenses,que não conseguiu voltar a equilibrar a partida. José Silva (AASM), com 11 golos, foi o mais eficaz da partida.

Boa Hora FC/ROFF e Águas Santas Milaneza dividiram os pontos da jornada. No jogo realizado em Lisboa, os primeiros minutos de jogo foram bastante equilibrados, mas, com o decorrer da partida, os comandados de Paulo Faria saíram na frente do marcador e, ao intervalo, ganhavam por 11-15. A equipa da casa voltou a entrar bem, no segundo tempo e, com seis minutos jogados, repôs a igualdade (16-16); o Águas Santas Milaneza voltou a adiantar-se, mas o Boa Hora FC/ROFF nunca se deu por vencido e voltou a anular a diferença, já muito perto do final do jogo. Nos três minutos finais, houve tempo para dois golos para cada lado e o apito final soou com 24-24 no marcador. Com 13 golos para a conta pessoal, Pedro Cruz (ASM) foi o melhor marcador do jogo.

O AA Avanca alcançou a vitória na deslocação a Fafe. A equipa da casa esteve melhor na primeira parte, comandou o marcador durante os primeiros trinta minutos e foi para intervalo a ganhar por 15-13; o Avanca retomou a partida a equilibrar o resultado (15-15), para depois passar para a frente do marcador. O Fafe manteve o resultado em aberto até à entrada dos dez minutos finais, altura em que o Avanca conseguiu dilatar a diferença, que manteve até ao apito final. Belmiro Alves (ACF), Pedro Valdes, Nuno Carvalho e Diogo Oliveira (AAA), todos com 7 golos, foram os melhores marcadores do jogo. Com esta vitória, o AA Avanca ainda pode ter a expectativa de conseguir chegar ao sexto lugar.

O Sporting CP confirmou o favoritismo na recepção ao ADA Maia-Ismai. Apesar da equipa da Maia ter entrado melhor no jogo (1-3), a partir dos oito minutos (5-5), o Sporting assumiu o comando do jogo e disparou na frente do marcador. Sem conseguir acompanhar o ritmo imposto pelo Sporting, o Maia-Ismai foi para intervalo a perder por 21-12. Na segunda parte, o jogo não teve uma história diferente: a equipa maiata já não conseguiu recuperar, perante um adversário muito motivado e que consolidou a vantagem no marcador até ao final da partida e venceu por expressivos 40-23. Com 7 golos, João Pinto (SCP) foi o melhor marcador deste encontro.

A fechar a ronda, também o FC Porto confirmou o favoritismo na deslocação a Braga, frente ao Arsenal/ LXS Group. Num jogo de sentido único, o FC Porto venceu por 45-27; ao intervalo, já ganhava por 22-14. António Areia, com 8 golos, foi o melhor marcador.

MADEIRA SAD – HORTA NA TARDE DE DOMINGO

Devido a dificuldades nas ligações aéreas, o jogo entre Madeira Sad e Sp. Horta teve de ser adiado para domingo. No Funchal, o AM Madeira A. Sad recebe o SC Horta, num jogo que se antevê mais complicado para a equipa dos Açores, não só por jogar fora de portas, mas também porque a equipa de Paulo Fidalgo quer garantir a presença nos seis primeiros lugares.

Campeonato Andebol 1 – 24ª jornada – sábado, 25.02.17

– ABC/UMinho : SL Benfica, 29-23 (13-12)
– AA São Mamede : Delta Belenenses, 28-24 (14-12)
– Boa Hora FC/ROFF : Águas Santas Milaneza, 24-24 (11-15)
– AC Fafe : AA Avanca, 23-29 (15-13)
– Sporting CP : ADA Maia-Ismai, 40-23 (21-12)
– Arsenal/ LXS Group : FC Porto, 27-45 (14-22)

Campeonato Andebol 1 – 24ª jornada – domingo, 26.02.17

– 16h30, Pav. Funchal – AM Madeira A. Sad : SC Horta – André Rodrigues/ Nuno Gomes (AA Porto)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais