Campeonato Andebol 1: vitória difícil sobre o Sporting CP mantém o FC Porto invencível

PUB

O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o Sporting CP por 26-27 e mantém-se invicto na liderança do Campeonato Andebol 1.

Foi com lotação esgotada nas bancadas que Sporting CP e FC Porto entraram em campo no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso. Depois de vários ataques de lado a lado, o Sporting CP inaugurou o marcador (2-0). Nikola Spelic reduziu, para o FC Porto, mas os comandados de Zupo Equisoain, com uma defesa muito forte e a apostar nas saídas rápidas, seguiram na frente do marcador (4-2). A equipa de Ricardo Costa reduziu para a diferença mínima, resultado que se foi mantendo no marcador, com o Sporting a segurar a liderança. Depois de uma excelente intervenção de Alfredo Quintana, a formação portista chegou ao empate (8-8), com 17 minutos jogados; no ataque seguinte, o FC Porto não desperdiçou a oportunidade de assumir, pela primeira vez, o comando do marcador (8-9), o que levou o técnico sportinguista a pedir o primeiro “time-out”, aos vinte minutos. Rui Silva deu a primeira vantagem de dois golos ao Porto (8-10), diferença que o Sporting voltou a anular e a repor a igualdade, a 10 golos. O equilíbrio dominava a partida, com sucessivos empates e, com pouco mais de dois minutos para o descanso, foi a vez de Ricardo Costa pedir um “time-out” (14-14). Até ao intervalo, houve tempo para mais um golo para cada lado. 15-15 era o resultado no final da primeira parte.

O Sporting CP entrou melhor, no segundo tempo, a marcar três golos sem resposta (18-15); logo nos primeiros minutos, foi o Porto que ficou com menos um, devido à exclusão de Ricardo Moreira. Asanin sobressaía, na baliza sportinguista e, com sete minutos jogados e quatro golos de desvantagem (19-14), pela primeira vez na partida, Ricardo Costa recorreu ao “time-out”. Os “leões” ainda somaram mais um golo, antes do primeiro golo da formação portista, que se deparava com dificuldades em parar o ataque adversário. A meio do segundo tempo, Ricardo Costa fez alterações no sistema defensivo, de forma a tentar recuperar, ao mesmo tempo que o treinador do Sporting pediu novo “time-out”, quando vencia por 23-19; no entanto, o Sporting, com grande eficácia no ataque, ainda chegou aos sete golos de vantagem (26-19). Com uma notável recuperação, o Porto fez um parcial de 0-8 e, já depois de novo “time-out” pedido pelo treinador do Sporting, voltou a assumir o comando do marcador (26-27), com três minutos para jogar. A quarenta segundos do fim, Ricardo Costa parou o tempo, pela última vez. Pedro Portela ainda teve nas mãos a oportunidade de chegar ao empate, mas não conseguiu evitar a derrota, por 26-27. Com 11 golos marcados, Jose Gutierrez (FCP) foi o melhor marcador da partida.

Em Braga, o ABC/UMinho rubricou uma vitória por três golos (32-29) na recepção ao Delta Belenenses. Depois dos primeiros minutos de equilíbrio, os pupilos de Carlos Resende assumiram o comando do jogo e do marcador e foram ampliando a vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 19-12. No segundo tempo, o Delta Belenenses entrou melhor, foi-se aproximando no marcador e conseguiu reduzir a diferença até aos dois golos (26-24), mas o ABC/UMinho conseguiu segurar a vantagem até ao final do jogo. Pedro Spínola (ABC/UMinho) e Gonçalo Ribeiro (Delta Belenenses), com sete golos cada, foram os mais eficazes do encontro.

O SL Benfica confirmou o favoritismo na visita ao Boa Hora FC/ ROFF. O jogo começou equilibrado, mas a meio da primeira parte, os comandados de Mariano Ortega saíram na frente do marcador, para daí não mais sair; a equipa da casa não conseguiu acompanhar o ritmo de jogo imposto pelo Benfica e já foi para intervalo a perder por 14-22. No segundo tempo, o Boa Hora FC/ ROFF não teve mais argumentos para contrariar o adversário, que geriu a vantagem até ao final do jogo, vencendo por 26-39. Com seis golos, Elledy Semedo (SLB) foi o melhor marcador do jogo.

No jogo em atraso da 20ª jornada, o Águas Santas Milaneza recebeu e venceu o ADA Maia-Ismai, por 26-20. A equipa de Paulo Faria adiantou-se no marcador logo nos primeiros minutos e o ADA Maia-Ismai não correspondeu e, ao intervalo, já perdia por 17-10. Na segunda parte, a equipa da casa segurou a vantagem até ao final do encontro. Luis Frade (A. Santas Milaneza) foi o melhor marcador, com 7 golos.

Campeonato Andebol 1 – 22ª jornada – quarta-feira, 08.02.2017

– ABC/UMinho : Delta Belenenses, 32-29 (19-12)
– Sporting CP : FC Porto, 26-27 (15-15)
– Boa Hora FC/ ROFF : SL Benfica, 26-39 (14-22)

Campeonato Andebol 1 – jogo em atraso da 20ª jornada – quarta-feira, 08.02.2017

– Águas Santas Milaneza : ADA Maia-Ismai, 26-20 (17-10)

O calendário completo do Campeonato Andebol 1, bem como todos os resultados e classificação, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Acompanha-nos através do Facebook oficial da Federação de Andebol de Portugal

Patrocinadores Institucionais